12048
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Ciências > 9º ano > Vida e Evolução

Plano de aula - Consumismo e degradação ambiental

Plano de Aula de ciências com atividades para 9º ano do EF sobre Consumismo e degradação ambiental

Plano 02 de 10 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Josiane Silva,

ESTE CONTEÚDO PODE SER USADO À DISTÂNCIA Ver Mais >
 

Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: O foco da aula é a produção de lixo na sociedade e a relação com nosso modelo econômico e de consumo. Esta é a segunda aula da sequência didática da habilidade EF09CI13, da Base Nacional Curricular Comum.

Materiais necessários para a aula: um maço de papel A4 (pode ser papel usado de provas ou apostilas antigas), fita adesiva, barbante, recortes de tecido (de tamanhos e formas variados), recortes de revistas, elásticos, tesouras sem ponta, cola, tubos de papelão (daqueles de papel higiênico), palitos de sorvete, sacos plásticos ou de papel, papel para embrulhar, sacolas plásticas.

Título da aula select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 4 minutos

Orientações: Leia o título da aula e pergunte aos estudantes sobre qual relação pode haver entre o ato de consumir e a degradação da natureza. Ouça os comentários sem fazer correções, o objetivo é estimular os estudantes a começarem a pensar no assunto. Após esta conversa inicial, divida a turma em cinco grupos.

Contexto select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos

Orientações: Apresente o gráfico acima por meio de um data show. Na falta deste, você pode imprimi-lo e distribuir às equipes ou simplesmente desenhar um gráfico no quadro com estas informações. Pergunte aos estudantes quanto lixo foi produzido diariamente no Brasil em 2015 e 2016. Pergunte quanto lixo foi produzido por pessoa de acordo com o gráfico.

Não leia o gráfico para eles, espere que eles encontrem as informações sozinhos. Isso é importante para que eles desenvolvam a leitura desta linguagem em gráficos. Se necessário, complemente as respostas.

Continue a contextualização perguntando se eles sabem quanto lixo produzem ou se já pensaram alguma vez neste assunto. Continue perguntando como é a coleta de lixo na casa deles e como é o tratamento de lixo na cidade.

Questão disparadora select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos

Orientações: Faça a pergunta do slide e observe as respostas. Pode ser que os estudantes associem a geração de lixo apenas ao consumidor final. Não acrescente nenhuma informação, apenas diga que a atividade a ser desenvolvida os ajudará a descobrir a resposta.

Mão na massa select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos (15 minutos para esta atividade e 5 minutos para a reflexão no próximo slide)

Orientações: Coloque os materiais citados no primeiro slide dentro dos sacos plásticos ou de papel. Feche bem os sacos para que o estudante seja obrigado a rasgá-lo para retirar o material. Disponha estes sacos sobre a mesa. Explique aos estudantes que esta mesa representa o local de onde serão extraídos os recursos naturais para a produção de um objeto. Se você tiver aplicado o primeiro plano dessa sequência didática, peça que eles relembrem os recursos naturais que compõem os objetos mais comuns no dia a dia. Em seguida, distribua as funções de cada grupo:

GRUPO 1 - A equipe responsável pela extração dos recursos naturais deverá abrir os sacos, retirar os materiais e levar até a fábrica. Diga para eles fazerem a retirada aos poucos para que fiquem em atividade por mais tempo.

GRUPO 2 - Esta equipe deverá receber os materiais e “fabricar” um objeto. Diga-lhes para usar a criatividade para inventar esse produto. Eles devem produzir algumas unidades.

GRUPO 3 - A equipe de fabricação deve enviar o produto até a equipe de comércio, a qual deve ter também materiais (sacolas, barbante, etc.) para identificar, embalar o produto e colocá-lo em uma sacola plástica para o consumidor final.

GRUPO 4 - Esta equipe representa o consumidor final, que comprará o produto e depois terá de descartá-lo.

GRUPO 5 - Esta equipe representa a coleta e o despejo do lixo. Ela deverá circular por todas as outras equipes recolhendo os resíduos produzidos pelas atividades em sacos ou sacolas plásticas. Esse material deverá ser despejado em algum lugar. Não indique nenhum local, apenas observe o que a equipe decidirá.

Mão na massa select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido:

Orientações: Oriente cada equipe a refletir sobre a origem do lixo a partir dos itens expostos no slide (na falta de data show distribua as questões impressas aos estudantes ou escreva-as no quadro).

É importante que eles percebam que a origem do lixo está em todo o processo produtivo, indo além do descarte final do objeto pelo consumidor final.

Também é muito importante que eles percebam que, na sociedade de consumo, é atribuído à natureza o papel de provedora de recursos no início do processo produtivo e de depósito de resíduos ao final desse processo. Estimule a reflexão nesse sentido, bem como sobre os prejuízos sofridos pelos ecossistemas.

Sobre o item 5: sobre a alternativa para a redução da quantidade de lixo produzida, eles não precisam ter uma resposta imediata, isso é apenas uma provocação para as aulas futuras nas quais eles deverão elaborar um projeto de sustentabilidade para a escola.

Sistematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos

Orientações: Faça o esquema da cadeia produtiva no quadro, junto com os estudantes (Gabarito aqui)

Este esquema é importante porque torna evidente a estrutura linear deste modelo econômico. Construa coletivamente, perguntando sobre as etapas da cadeia de produção que eles encenaram a pouco. Comente que neste modelo de produção linear, em todo o processo há gasto de água e energia (setas entrando), assim como produção de resíduos (setas saindo). Quando finalizado, diga para os estudantes copiarem o esquema em seus respectivos cadernos.

Sistematização select-down

Slide Plano Aula

Orientações: Leia o texto no slide ou escreva no quadro. Veja se os estudantes têm questionamentos ou algo a acrescentar. Por fim, peça para que eles também copiem a frase em seus cadernos.

Você pode fechar a aula com este vídeo do Instituto Akatu, de apenas 3:30 minutos, sobre o processo de produção e descarte de sacolas plásticas disponível em <https://www.youtube.com/watch?v=AXrIWrJL0bw>.

O Instituto Akatu (akatu.org.br/ ) é um instituto que faz um trabalho de pesquisa e educação sobre consumo consciente e educação. Sua plataforma de educação Edukatu disponibiliza material gratuito, como vídeos e textos sobre consumo consciente e sustentabilidade.

Resumo da aula

download Baixar plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: O foco da aula é a produção de lixo na sociedade e a relação com nosso modelo econômico e de consumo. Esta é a segunda aula da sequência didática da habilidade EF09CI13, da Base Nacional Curricular Comum.

Materiais necessários para a aula: um maço de papel A4 (pode ser papel usado de provas ou apostilas antigas), fita adesiva, barbante, recortes de tecido (de tamanhos e formas variados), recortes de revistas, elásticos, tesouras sem ponta, cola, tubos de papelão (daqueles de papel higiênico), palitos de sorvete, sacos plásticos ou de papel, papel para embrulhar, sacolas plásticas.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 4 minutos

Orientações: Leia o título da aula e pergunte aos estudantes sobre qual relação pode haver entre o ato de consumir e a degradação da natureza. Ouça os comentários sem fazer correções, o objetivo é estimular os estudantes a começarem a pensar no assunto. Após esta conversa inicial, divida a turma em cinco grupos.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos

Orientações: Apresente o gráfico acima por meio de um data show. Na falta deste, você pode imprimi-lo e distribuir às equipes ou simplesmente desenhar um gráfico no quadro com estas informações. Pergunte aos estudantes quanto lixo foi produzido diariamente no Brasil em 2015 e 2016. Pergunte quanto lixo foi produzido por pessoa de acordo com o gráfico.

Não leia o gráfico para eles, espere que eles encontrem as informações sozinhos. Isso é importante para que eles desenvolvam a leitura desta linguagem em gráficos. Se necessário, complemente as respostas.

Continue a contextualização perguntando se eles sabem quanto lixo produzem ou se já pensaram alguma vez neste assunto. Continue perguntando como é a coleta de lixo na casa deles e como é o tratamento de lixo na cidade.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos

Orientações: Faça a pergunta do slide e observe as respostas. Pode ser que os estudantes associem a geração de lixo apenas ao consumidor final. Não acrescente nenhuma informação, apenas diga que a atividade a ser desenvolvida os ajudará a descobrir a resposta.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos (15 minutos para esta atividade e 5 minutos para a reflexão no próximo slide)

Orientações: Coloque os materiais citados no primeiro slide dentro dos sacos plásticos ou de papel. Feche bem os sacos para que o estudante seja obrigado a rasgá-lo para retirar o material. Disponha estes sacos sobre a mesa. Explique aos estudantes que esta mesa representa o local de onde serão extraídos os recursos naturais para a produção de um objeto. Se você tiver aplicado o primeiro plano dessa sequência didática, peça que eles relembrem os recursos naturais que compõem os objetos mais comuns no dia a dia. Em seguida, distribua as funções de cada grupo:

GRUPO 1 - A equipe responsável pela extração dos recursos naturais deverá abrir os sacos, retirar os materiais e levar até a fábrica. Diga para eles fazerem a retirada aos poucos para que fiquem em atividade por mais tempo.

GRUPO 2 - Esta equipe deverá receber os materiais e “fabricar” um objeto. Diga-lhes para usar a criatividade para inventar esse produto. Eles devem produzir algumas unidades.

GRUPO 3 - A equipe de fabricação deve enviar o produto até a equipe de comércio, a qual deve ter também materiais (sacolas, barbante, etc.) para identificar, embalar o produto e colocá-lo em uma sacola plástica para o consumidor final.

GRUPO 4 - Esta equipe representa o consumidor final, que comprará o produto e depois terá de descartá-lo.

GRUPO 5 - Esta equipe representa a coleta e o despejo do lixo. Ela deverá circular por todas as outras equipes recolhendo os resíduos produzidos pelas atividades em sacos ou sacolas plásticas. Esse material deverá ser despejado em algum lugar. Não indique nenhum local, apenas observe o que a equipe decidirá.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido:

Orientações: Oriente cada equipe a refletir sobre a origem do lixo a partir dos itens expostos no slide (na falta de data show distribua as questões impressas aos estudantes ou escreva-as no quadro).

É importante que eles percebam que a origem do lixo está em todo o processo produtivo, indo além do descarte final do objeto pelo consumidor final.

Também é muito importante que eles percebam que, na sociedade de consumo, é atribuído à natureza o papel de provedora de recursos no início do processo produtivo e de depósito de resíduos ao final desse processo. Estimule a reflexão nesse sentido, bem como sobre os prejuízos sofridos pelos ecossistemas.

Sobre o item 5: sobre a alternativa para a redução da quantidade de lixo produzida, eles não precisam ter uma resposta imediata, isso é apenas uma provocação para as aulas futuras nas quais eles deverão elaborar um projeto de sustentabilidade para a escola.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos

Orientações: Faça o esquema da cadeia produtiva no quadro, junto com os estudantes (Gabarito aqui)

Este esquema é importante porque torna evidente a estrutura linear deste modelo econômico. Construa coletivamente, perguntando sobre as etapas da cadeia de produção que eles encenaram a pouco. Comente que neste modelo de produção linear, em todo o processo há gasto de água e energia (setas entrando), assim como produção de resíduos (setas saindo). Quando finalizado, diga para os estudantes copiarem o esquema em seus respectivos cadernos.

Slide Plano Aula

Orientações: Leia o texto no slide ou escreva no quadro. Veja se os estudantes têm questionamentos ou algo a acrescentar. Por fim, peça para que eles também copiem a frase em seus cadernos.

Você pode fechar a aula com este vídeo do Instituto Akatu, de apenas 3:30 minutos, sobre o processo de produção e descarte de sacolas plásticas disponível em <https://www.youtube.com/watch?v=AXrIWrJL0bw>.

O Instituto Akatu (akatu.org.br/ ) é um instituto que faz um trabalho de pesquisa e educação sobre consumo consciente e educação. Sua plataforma de educação Edukatu disponibiliza material gratuito, como vídeos e textos sobre consumo consciente e sustentabilidade.

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Vida e Evolução do 9º ano :

MAIS AULAS DE Ciências do 9º ano:

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF09CI13 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Ciências

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano