12047
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Ciências > 9º ano > Vida e Evolução

Plano de aula - Relação natureza e sociedade

Plano de Aula de ciências com atividades para 9º Ano do EF sobre Relação natureza e sociedade

Plano 01 de 10 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Josiane Silva,

ESTE CONTEÚDO PODE SER USADO À DISTÂNCIA Ver Mais >
 

Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor(a), possa se planejar.

Sobre esta aula: esta aula inicia uma sequência didática que tem por objetivo principal a construção do conhecimento acerca da sustentabilidade, do tratamento dado à natureza pela nossa sociedade, suas consequências e a busca de soluções para problemas ambientais locais. Nesta aula introdutória será abordada a forma que a natureza é vista dentro da sociedade de consumo. Você observará que a habilidade não será contemplada em sua totalidade em uma única aula, tendo portanto continuidade em aulas subsequentes.

Materiais necessários para a aula: copo de vidro, copo de plástico ou garrafa PET, copo ou lata de alumínio, bandeja ou folha de papel, bolinha de borracha ou borracha de apagar. O professor também pode utilizar objetos de uso diário dos alunos, desde que sejam compostos por estes materiais: vidro, metal, plástico e papel. Esta página você pode imprimir como material de apoio para os estudantes. Nela há informações sobre os recursos naturais por trás dos materiais mais comuns no cotidiano:

<https://docs.google.com/document/d/1hPB-0yyAOf7PvKIvjNMk3lr8Zgb0lu72pZifT9sB5bU/edit?usp=sharing>

Título da aula select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos

Orientações: Dependendo do tamanho da turma, divida os alunos em quatro, cinco ou seis grupos. O ideal são grupos de, no máximo, cinco alunos. Após a organização da turma, leia o título da aula e comente que iremos discutir sobre nós e nossa sociedade, sobre o modo como vemos a natureza e como nos relacionamos com ela.

CONTEXTO select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 7 minutos

Orientações: Mostre este slide e peça que a turma leia o texto. Na ausência de data show, você pode imprimir esse texto e distribuir cópias para as equipes. Após a leitura, converse sobre o modo como as sociedades indígenas lidam com a natureza. Enriqueça a discussão citando também as sociedades alternativas ao modelo consumista (veja os links abaixo). Pergunte como essas sociedades enxergam a natureza, o que ela representa para essas comunidades e como elas se relacionam com ela.

Material complementar:SIQUEIRA, Gabriel Dread. Mapeamento de Ecovilas e Comunidades Alternativas do Brasil. Disponível em: <https://irradiandoluz.com.br/2015/10/ecovilas-e-comunidades-no-brasil.html>. Acesso em 26 de Abril de 2018.

CYMBALUK, Fernando. Grupo cria sociedade alternativa para viver de forma sustentável e justa. Disponível em:

<https://noticias.uol.com.br/meio-ambiente/ultimas-noticias/redacao/2014/11/30/ativistas-criam-sociedade-alternativa-de-defesa-ambiental-e-relacoes-justas.htm>. Acesso em 26 de Abril de 2018.

QUESTÃO DISPARADORA select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 7 minutos

Orientações: Agora direcione as mesmas perguntas feitas no slide anterior para a nossa sociedade de consumo:

  • Como enxergamos a natureza?
  • O que ela representa para nós?
  • Como nos relacionamos com ela?

Se necessário, acrescente mais perguntas. Estimule a fala de todos os grupos, a ideia aqui é perceber o que eles pensam a respeito e promover a reflexão. Anote no quadro as palavras chave ditas por eles (não apague até a retomada desta pergunta mais tarde).

MÃO NA MASSA select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos

Orientações: Distribua os objetos indicados no slide inicial entre os grupos. Apresente as orientações da atividade no data show ou escreva no quadro. Circule pela sala estimulando as discussões. É provável que os alunos não saibam a origem dos materiais em questão. Neste caso, espere que eles discutam entre si por um tempo e depois distribua o texto indicado no link abaixo. O importante é eles perceberem que a origem da matéria prima é sempre a natureza, bem como esta é seu destino final.

Aqui a página que você pode imprimir como material de apoio para os estudantes. Nela há informações sobre os recursos naturais por trás dos materiais mais comuns no cotidiano:

<https://docs.google.com/document/d/1hPB-0yyAOf7PvKIvjNMk3lr8Zgb0lu72pZifT9sB5bU/edit?usp=sharing> (a mesma indicada no primeiro slide).

MÃO NA MASSA select-down

Slide Plano Aula

Orientações: Cada grupo deve expor o que descobriram sobre a origem dos recursos naturais dos objetos, bem como seu destino final. Lembre-se que o foco da aula é o modo como a nossa sociedade vê a natureza e o tratamento que damos a ela, portanto, faça a mediação da conversa para que os estudantes não fujam do assunto ou mudem o foco. Para incentivá-los a falar, você pode fazer as seguintes perguntas:

  • Quais os recursos naturais necessários para a produção desse objeto?
  • De onde vêm esses recursos? Você sabe ou imagina como eles são extraídos da natureza?
  • E após o uso desse objeto, onde ele vai ser descartado?
  • Quais as possíveis consequências desse descarte?

SISTEMATIZAÇÃO select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 13 minutos (8 para este slide e 5 para o slide seguinte)

Orientações: Ao retomar a pergunta inicial, após a atividade proposta no slide anterior, espera-se que os estudantes tenham clareza que nossa sociedade trata a natureza como fonte de recursos para a produção de mercadorias (muitas vezes desnecessárias) e como depósito de descarte de lixo.

Acrescente perguntas sobre as consequências desse tratamento dado a natureza, para estimular uma reflexão que se aprofundará nas aulas seguintes. Comente que esses dois processos causam enormes problemas ambientais e geram pressão sobre os ambientes ainda preservados. Anote no quadro as palavras chave ditas por eles e compare com as palavras ditas no início da aula, com isso os estudantes perceberão o progresso que fizeram.

SISTEMATIZAÇÃO select-down

Slide Plano Aula

Orientações: Para concluir, leia o texto junto com os alunos ou escreva-o no quadro na ausência de data show. Veja se todos estão de acordo e se têm algo a acrescentar. Para aproximar ainda mais o tema dos estudantes, pergunte se eles já ouviram falar sobre algum destes problemas em seu estado ou cidade, como:

  • o acúmulo de lixo em terrenos baldios;
  • algum lugar alterado devido a retirada de recursos naturais;
  • algum rio contaminado devido o despejo de dejetos;

Espera-se que eles associem os problemas ambientais locais ao modo como nossa sociedade vê a natureza.

Resumo da aula

download Baixar plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor(a), possa se planejar.

Sobre esta aula: esta aula inicia uma sequência didática que tem por objetivo principal a construção do conhecimento acerca da sustentabilidade, do tratamento dado à natureza pela nossa sociedade, suas consequências e a busca de soluções para problemas ambientais locais. Nesta aula introdutória será abordada a forma que a natureza é vista dentro da sociedade de consumo. Você observará que a habilidade não será contemplada em sua totalidade em uma única aula, tendo portanto continuidade em aulas subsequentes.

Materiais necessários para a aula: copo de vidro, copo de plástico ou garrafa PET, copo ou lata de alumínio, bandeja ou folha de papel, bolinha de borracha ou borracha de apagar. O professor também pode utilizar objetos de uso diário dos alunos, desde que sejam compostos por estes materiais: vidro, metal, plástico e papel. Esta página você pode imprimir como material de apoio para os estudantes. Nela há informações sobre os recursos naturais por trás dos materiais mais comuns no cotidiano:

<https://docs.google.com/document/d/1hPB-0yyAOf7PvKIvjNMk3lr8Zgb0lu72pZifT9sB5bU/edit?usp=sharing>

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos

Orientações: Dependendo do tamanho da turma, divida os alunos em quatro, cinco ou seis grupos. O ideal são grupos de, no máximo, cinco alunos. Após a organização da turma, leia o título da aula e comente que iremos discutir sobre nós e nossa sociedade, sobre o modo como vemos a natureza e como nos relacionamos com ela.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 7 minutos

Orientações: Mostre este slide e peça que a turma leia o texto. Na ausência de data show, você pode imprimir esse texto e distribuir cópias para as equipes. Após a leitura, converse sobre o modo como as sociedades indígenas lidam com a natureza. Enriqueça a discussão citando também as sociedades alternativas ao modelo consumista (veja os links abaixo). Pergunte como essas sociedades enxergam a natureza, o que ela representa para essas comunidades e como elas se relacionam com ela.

Material complementar:SIQUEIRA, Gabriel Dread. Mapeamento de Ecovilas e Comunidades Alternativas do Brasil. Disponível em: <https://irradiandoluz.com.br/2015/10/ecovilas-e-comunidades-no-brasil.html>. Acesso em 26 de Abril de 2018.

CYMBALUK, Fernando. Grupo cria sociedade alternativa para viver de forma sustentável e justa. Disponível em:

<https://noticias.uol.com.br/meio-ambiente/ultimas-noticias/redacao/2014/11/30/ativistas-criam-sociedade-alternativa-de-defesa-ambiental-e-relacoes-justas.htm>. Acesso em 26 de Abril de 2018.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 7 minutos

Orientações: Agora direcione as mesmas perguntas feitas no slide anterior para a nossa sociedade de consumo:

  • Como enxergamos a natureza?
  • O que ela representa para nós?
  • Como nos relacionamos com ela?

Se necessário, acrescente mais perguntas. Estimule a fala de todos os grupos, a ideia aqui é perceber o que eles pensam a respeito e promover a reflexão. Anote no quadro as palavras chave ditas por eles (não apague até a retomada desta pergunta mais tarde).

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos

Orientações: Distribua os objetos indicados no slide inicial entre os grupos. Apresente as orientações da atividade no data show ou escreva no quadro. Circule pela sala estimulando as discussões. É provável que os alunos não saibam a origem dos materiais em questão. Neste caso, espere que eles discutam entre si por um tempo e depois distribua o texto indicado no link abaixo. O importante é eles perceberem que a origem da matéria prima é sempre a natureza, bem como esta é seu destino final.

Aqui a página que você pode imprimir como material de apoio para os estudantes. Nela há informações sobre os recursos naturais por trás dos materiais mais comuns no cotidiano:

<https://docs.google.com/document/d/1hPB-0yyAOf7PvKIvjNMk3lr8Zgb0lu72pZifT9sB5bU/edit?usp=sharing> (a mesma indicada no primeiro slide).

Slide Plano Aula

Orientações: Cada grupo deve expor o que descobriram sobre a origem dos recursos naturais dos objetos, bem como seu destino final. Lembre-se que o foco da aula é o modo como a nossa sociedade vê a natureza e o tratamento que damos a ela, portanto, faça a mediação da conversa para que os estudantes não fujam do assunto ou mudem o foco. Para incentivá-los a falar, você pode fazer as seguintes perguntas:

  • Quais os recursos naturais necessários para a produção desse objeto?
  • De onde vêm esses recursos? Você sabe ou imagina como eles são extraídos da natureza?
  • E após o uso desse objeto, onde ele vai ser descartado?
  • Quais as possíveis consequências desse descarte?
Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 13 minutos (8 para este slide e 5 para o slide seguinte)

Orientações: Ao retomar a pergunta inicial, após a atividade proposta no slide anterior, espera-se que os estudantes tenham clareza que nossa sociedade trata a natureza como fonte de recursos para a produção de mercadorias (muitas vezes desnecessárias) e como depósito de descarte de lixo.

Acrescente perguntas sobre as consequências desse tratamento dado a natureza, para estimular uma reflexão que se aprofundará nas aulas seguintes. Comente que esses dois processos causam enormes problemas ambientais e geram pressão sobre os ambientes ainda preservados. Anote no quadro as palavras chave ditas por eles e compare com as palavras ditas no início da aula, com isso os estudantes perceberão o progresso que fizeram.

Slide Plano Aula

Orientações: Para concluir, leia o texto junto com os alunos ou escreva-o no quadro na ausência de data show. Veja se todos estão de acordo e se têm algo a acrescentar. Para aproximar ainda mais o tema dos estudantes, pergunte se eles já ouviram falar sobre algum destes problemas em seu estado ou cidade, como:

  • o acúmulo de lixo em terrenos baldios;
  • algum lugar alterado devido a retirada de recursos naturais;
  • algum rio contaminado devido o despejo de dejetos;

Espera-se que eles associem os problemas ambientais locais ao modo como nossa sociedade vê a natureza.

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Vida e Evolução do 9º ano :

MAIS AULAS DE Ciências do 9º ano:

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF09CI13 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Ciências

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano