12042
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Ciências > 9º ano > Matéria e Energia

Plano de aula - As Cores dos Corpos

Plano de Aula de ciências com atividades para 9º ano do EF sobre As Cores dos Corpos

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Claudio Reinke

Sugestão de adaptação para ensino remoto

Ferramentas sugeridas
Essenciais:
- Videochamadas: Zoom ou Hangouts.
- Envio de mensagens e documentos: e-mail, Whatsapp ou Google Classroom.
- Livro didático.

Optativas: Caso a turma disponha de tempo e de conexão síncrona de qualidade, os alunos podem construir a cadeia virtualmente, com o professor compartilhando as imagens em arquivos do Google Drive.

Contexto e questão disparadora
Peça para os estudantes lerem o texto presente nos slides "Contexto". Proponha que anotem quais são as percepções que têm das cores dos objetos. Peça para eles refletirem sobre a questão disparadora:
- De que modo a cor da luz pode alterar a percepção visual que temos da cor de um corpo?

Mão na massa
Divida a turma em cinco grupos. Marque uma videochamada pelo Google Meet e explique que a parte experimental da atividade deverá ser realizada individualmente.

Depois, ele podem se reunirem com o grupo pelo Zoom ou pelo próprio Whatsapp, para compartilharem as observações.

Tutorial Google Meet (disponível aqui).

Envie a lista via Whatsapp.

Materiais Necessários:
- Suporte com bocal para lâmpadas.
- Lâmpadas de Led nas cores vermelha, verde e azul.
- Réguas de plástico de 30 cm.
- Folhas de papel branco A4.
- Tintas foscas nas cores vermelha, verde e azul.

Siga a orientação do slide Mão na massa.

Marque a data com os representantes dos grupos e peça para eles enviarem a atividade.

Material de apoio:
Link 1 (disponível aqui).
Link 2 (disponível aqui).

Sistematização
Marque uma videochamada com toda a turma pelo Google Meet. Compartilhe a imagem e converse com os alunos sonre a diferença entre os padrões RYB e RGB para as cores primárias.

 

Convite às famílias
Os membros da família podem colaborar preparando um suporte com bocal para lâmpadas, para segurança de todos, e estimulá-los na execução das atividades.

Sugestão Enviada Por: Roseday Santos Nascimento


Código: CIE9_04M&E02

(EF09CI04) Planejar e executar experimentos que evidenciem que todas as cores de luz podem ser formadas pela composição das três cores primárias da luz e que a cor de um objeto está relacionada também à cor da luz que o ilumina.


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Matéria e Energia do 9º ano:

MAIS AULAS DE Ciências do 9º ano:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Ciências

Encontre planos de aula para outras disciplinas