Sugestão de adaptação para ensino remoto
Ferramentas sugeridas
Essenciais:
- Videochamadas: Zoom ou Hangouts.
- Envio de mensagens e documentos: e-mail, Whatsapp ou Google Classroom.
- Livro didático.
Optativas: caso a turma disponha de tempo e de conexão síncrona de qualidade, os alunos podem construir a cadeia virtualmente, com o professor compartilhando as imagens em arquivos do Google Drive.
Contexto e questão disparadora
Peça para os estudantes lerem o texto presente nos slides "Contexto". Proponha que anotem o que sabem sobre o arco-íris. Peça para eles refletirem sobre a questão disparadora:
- Como é possível perceber visualmente luzes de diferentes cores a partir da luz branca?
Mão na massa
Divida a turma em cinco grupos. Marque uma videochamada pelo Google Meet e explique que a parte experimental da atividade deverá ser realizada individualmente.
Depois, ele podem se reunirem com o grupo pelo Zoom ou pelo próprio Whatsapp, para compartilharem as observações.
Tutorial Google Meet (disponível aqui).
Envie a lista via Whatsapp.
Materiais Necessários:
- Discos de CD ou DVD inutilizados;
- Fonte de luz (vela, lamparina, lâmpada ou led de luz branca);
- Base para fixação das velas (Pedaços de madeira ou similares);
- Fita isolante;
- Tesoura;
- Prendedores de roupas de madeira.
Siga a orientação do slide Mão na massa.
Marque a data com os representantes dos grupos e peça para eles enviarem a atividade.
Material de apoio:
Link 1 (disponível aqui).
Link 2 (disponível aqui).
Link 3 (disponível aqui).
Link 4 (disponível aqui).
Sistematização
Marque uma videochamada com toda a turma pelo Google Meet. Proponha uma conversa para que todos entendam como é possível perceber visualmente luzes de diferentes cores a partir da luz branca.
Tutorial Google Meet (disponível aqui).
Convite às famílias
Os membros da família podem colaborar supervisionando o uso da vela para segurança de todos e estimulá-los na execução das atividades.
Sugestão Enviada Por: Roseday Santos Nascimento
Código: CIE9_04M&E01
(EF09CI04) Planejar e executar experimentos que evidenciem que todas as cores de luz podem ser formadas pela composição das três cores primárias da luz e que a cor de um objeto está relacionada também à cor da luz que o ilumina.
AULA 02
AULA 03
AULA 04
AULA 05
O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.
Ver mais detalhes