Sobre este plano
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor(a), possa se planejar.
Sobre esta aula: É previsto na BNCC que o professor trabalhe anteriormente em ciências algumas habilidades relacionadas à este plano de aula, portanto espera-se que a este ponto os alunos já saibam coletar dados de temperatura. Esta habilidade é trabalhada no plano de código CIE8_13TU01 (Identificar as principais variáveis envolvidas na previsão do tempo e simular situações nas quais elas possam ser medidas).
Neste plano, os alunos coletarão dados de temperatura em diferentes ambientes, farão a montagem de uma tabela e levantarão hipóteses para justificar a diferença dos dados obtidos. Posteriormente, irão pensar em fatores ou elementos que podem colaborar para a regulação do clima local.
Você observará que a habilidade trabalhada neste plano (EF08CI16) não será contemplada em sua totalidade, e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes. Este plano será melhor aproveitado se depois dele for realizado o plano CIE8_14TU02.
Materiais necessários para a aula: arranje alguns termômetros ambientais caso você divida a turma em grupos para realizar a atividade. Caso não seja possível adquirir este material, há na internet vídeos com modelos de termômetros caseiros, como este: https://www.youtube.com/watch?v=hAQhmsUz2P8
Leituras recomendadas:
Título da aula
Tempo sugerido: 2 minutos
Orientações: Projete os slides aos alunos, leia o tema da aula e comente que eles irão discutir sobre as mudanças do clima local e influências para que isso ocorra.
Contexto
Tempo sugerido: 3 minutos
Orientações: Projete o slide e deixe os alunos fazerem a leitura da ilustração. Faça os seguintes questionamentos: Vocês já sentiram mudanças no clima local? Quais tipos de mudanças seriam estas? Vocês já ouviram falar no aumento da temperatura global?
Em seguida, comente sobre a atividade que eles irão realizar: Hoje vocês serão pesquisadores, farão coletas de dados de temperatura em ambientes diversos.
Questão disparadora
Tempo sugerido: 2 minutos
Orientações: Leia a questão disparadora. Deixe que os alunos compartilhem suas opiniões sobre o tema e levantem hipóteses sobre quais elementos eles imaginam que podem colaborar na regulação do clima local. Aproveite também para perguntar como podemos fazer medições do clima e quais ferramentas podemos utilizar para esta finalidade. Não se preocupe em responder os questionamentos deles, mas em estimulá-los a pensar sobre o tema.
Mão na massa
Tempo sugerido: 33 minutos
Orientações: Organize os alunos em grupos. Eles deverão coletar medidas de temperaturas em diferentes pontos da escola: sala de aula, ambiente externo com sombra de telhado, sombra de árvore, próximo a arbustos e gramado por exemplo. Peça para que façam o registro de todos os dados coletados. No slide a seguir há um exemplo de tabela para registro destes dados.
Na divisão de tempos do Mão na Massa, sugiro reservar 10 minutos para esta parte.
Mão na massa
Orientações: Retornando à sala de aula, eles irão montar uma grande tabela com as medidas de todos os grupos (assim como no exemplo do slide) para que possam compartilhar seus dados. Há esta tabela disponível para impressão aqui.
Na divisão de tempos do Mão na Massa, sugiro reservar 10 minutos para esta parte.
Mão na massa
Orientações: Os alunos continuarão em equipes levantando hipóteses para justificar as diferenças das temperaturas obtidas na coleta. Peça para que eles escolham um dos integrantes do grupo para ser o relator, o qual deverá registrar e compartilhar todas as hipóteses.
Na divisão de tempos do Mão na Massa, sugiro reservar 13 minutos para esta parte.
Sistematização
Tempo sugerido: 10 minutos
Orientações: Agora as equipes irão compartilhar suas hipóteses com o restante da turma. Neste momento, poderão surgir diversas hipóteses como: a vegetação pode ajudar na amenização da temperatura local; as árvores com copa maior colaboram mais do que plantas com menos folhas; paredes de cores claras são mais frescas que escuras; entre outras. Mas os alunos, neste momento, geralmente relacionam essa diminuição da temperatura apenas a presença de sombra.
Faça eles raciocinarem que a sombra das árvores geralmente são mais frescas do que as sombras dos telhados. Peça para que tentem pensar em uma explicação.
Sistematização
Orientações: Consolide o que foi aprendido frente às conclusões alcançadas. Faça um levantamento com os próprios alunos, comparando o que eles dizem com suas hipóteses iniciais. Explique aos alunos que, além da temperatura, há outros elementos que podem regular o clima local, como: umidade, pressão atmosférica e radiação solar. Há também os fatores climáticos que são as condições que determinam ou interferem nos elementos climáticos, assim como: latitude, altitude, maritimidade, massas de ar, vegetação, relevo e correntes marítimas. Introduza, neste momento, alguns conceitos como microclima e ilhas de calor, por exemplo. Faça uma rápida explicação sobre como a liberação de vapor de água pelas folhas podem colaborar na diminuição desta temperatura, e que a própria presença da camada foliar das plantas diminuem a incidência de radiação sob elas.
Também é possível realizar esta atividade em dias diferentes e fazer mais esta comparação.
Para aprofundar sua discussão, recomendo a leitura dos textos: