12036
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Ciências > 1º ano > Vida e Evolução

Plano de aula - Relação entre órgãos e sentidos

Plano de aula de Ciências com atividades para 1o ano do EF sobre relação entre órgãos e sentidos

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Ana Cristina Souza da Cruz

Sugestão de adaptação para ensino remoto

Ferramentas sugeridas

USAR APENAS FERRAMENTAS EM PORTUGUÊS E GRATUITAS

Essenciais:
- Google Classroom (disponível aqui)
- Grupo de Whatsapp

Contexto e questão disparadora
Compartilhe o link do vídeo “Livro negro das cores” (disponível aqui). Informe que os alunos devem assistir ao vídeo com um adulto próximo, que possa ler a legenda para ele. Em seguida, questione-os:
- O que e como o nosso corpo pode sentir do ambiente ao nosso redor?

Esse momento da aula pode ser disponibilizado por meio do Google Classroom.

Mão na massa
Divida a turma em cinco grupos. Explique que eles brincarão de “Caixa das sensações”. Nessa brincadeira, o professor indicará um alimento, cheiro, sabor, textura, som etc. a cada grupo, e eles devem listar o que sentem ao ter contato com o que o material indicado.

Sugere-se: pó de café, açúcar, limão, sal, hortelã, cebola, alho, frutas, balas, acervo de sons diversos (músicas conhecidas, sons da natureza, barulhos do trânsito e outros), alguns objetos e alimentos com diferentes texturas e temperaturas, para a percepção tátil (lixa, tecido de algodão, terra, areia) e gustativa (gelatina gelada, brigadeiro morno).

Priorize recursos naturais locais (ritmos e músicas regionais, instrumentos musicais, frutas típicas, cheiros de alimentos locais, objetos regionais, cascas, sementes, castanhas e outros) para a brincadeira. Indique um elemento desses citados para cada grupo. Após os alunos listarem o que sentem ao terem contato com o elemento, eles devem compartilhar a lista com os demais grupos. Então, os outros grupos tentarão descobrir qual o elemento de cada um dos grupos.

Sistematização
Após a brincadeira, pergunte aos alunos sobre como temos as sensações do que ocorre ao nosso redor e quais as partes do corpo que nos ajudam a perceber o mundo. Cada aluno deve responder, por áudio em grupo de Whatsapp, a essa pergunta.

Convite às famílias
Os familiares podem se reunir para brincar de “Caixa das sensações”. Dga para que, em uma caixa de papelão, coloquem alguns dos elementos citados na atividade Mão na massa desta aula. Em seguida peça para que os membros coloquem a mão, tentando adivinhar do que se trata.

Sugestão Enviada Por: Cíntia Diógenes


Código: CIE1_02V&E03

(EF01CI02) Localizar, nomear e representar graficamente (por meio de desenhos) partes do corpo humano e explicar suas funções.


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Vida e Evolução do 1º ano:

MAIS AULAS DE Ciências do 1º ano:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Ciências

Encontre planos de aula para outras disciplinas