12033
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias
Associação Nova Escola
Fale conosco

Assine

  • Nova Escola Box
  • Planos de Aula
  • Cursos
  • Notícias
  • BNCC na Prática
  • Bem-estar
  • Revista Digital
  • Gestão Escolar

Fale Conosco

Faltam para  

Plano de aula > Ciências > 8º ano > Vida e Evolução

Plano de aula - Dimensões da sexualidade humana

Plano de Aula de ciências com atividades para 8º Ano do EF sobre Dimensões da sexualidade humana

Plano 02 de 10 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Gracieli Dall Ostro Persich

  • Atividade
  • Materiais e Atividades
  • Sobre o plano
 
1. Sobre este plano 2. Título da aula 3. Contexto 4. Questão disparadora 5. Mão na massa 6. Sistematização Materiais e Atividades
download Baixar plano

Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Este plano é o segundo de uma sequência de aulas sobre as múltiplas dimensões da sexualidade humana. Para melhor compreensão do assunto, acompanhe os planos de aula que fazem parte dessa sequência de conteúdos (especialmente os planos CIE8_09VE01 e CIE8_09VE03). O acompanhamento dos planos contribuirá para ampliar a elaboração de argumentos e para a construção de valores de respeito às diversidades relacionadas à sexualidade.

Materiais necessários para a aula: Computador ou notebook, projetor (Data Show), tela para projeção, fotografias impressas, recortadas de jornais/revistas ou projetadas, cópias impressas do texto de estudo de caso, caderno, lápis ou caneta, quadro, giz ou caneta para quadro.

Título da aula select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações: Fale o título da aula para a turma. Explique que nesta aula aprenderemos o que significa sexualidade e suas diferentes dimensões, para entendermos por que cada pessoa é diferente em relação aos gostos, desejos, formas de se vestir, de se expressar, falar e sentir.

Para maior aprofundamento sobre o tema, leia previamente o texto disponível no link https://docs.google.com/document/d/1_lv0LLvgK6Vfwoyg1RgSGW6-_tlw4cKn-hMn07YNqSo/edit?usp=sharing .

Contexto select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 6 minutos

Orientações: Projete este slide para a turma ou imprima cópias da atividade e distribua para os alunos (acesse neste link https://docs.google.com/document/d/1h19OpbkOKsPCAllVhHE6CU8zMc5yEmxT-55_gVI_ApM/edit?usp=sharing).

Caso não possa projetar ou imprimir, recorte imagens semelhantes de jornais ou revistas e escreva as perguntas no quadro. Questione a turma: “Podemos saber a idade dessas pessoas, as preferências, onde e com quem moram, o que elas gostam de fazer, que músicas ouvem, de quem elas gostam, a quais filmes assistem, quais matérias gostam de estudar?”. Ouça as respostas e tenha em mente que não podemos julgar as pessoas conforme as aparências ou de acordo com a nossa visão de mundo, pois cada uma é diferente conforme sua realidade, educação, contexto de vida, história, situação econômica. Da mesma forma, a sexualidade é determinada por todos esses fatores e a forma como as pessoas a manifestam é influenciada ao longo de toda a vida.

Questão disparadora select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações: Projete este slide ou pergunte à turma: Por que o corpo, as vontades, preferências, desejos e emoções são diferentes de pessoa para pessoa? Ouça as respostas. Escreva no quadro as hipóteses dos alunos que contribuem para construir o conceito de sexualidade de acordo com suas múltiplas dimensões. Você pode registrá-las (peça a escrita de um estudante em seu caderno ou tire uma foto do quadro, por exemplo) e retomá-las oralmente ou projetar estas hipóteses para a turma durante a etapa de Sistematização.

Mão na massa select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos

Orientações: Essa etapa tem a duração total de 20 minutos. Para esta parte, sugerimos utilizar 10 minutos. Projete o slide para a turma ou explique as orientações. Organize a turma em grupos com quatro integrantes. Entregue para os alunos cópias impressas do estudo de caso (disponível em https://docs.google.com/document/d/1C52fLnX_kjeF1Zb96A9DngXB1L8dMgJyx-zHFqVlYto/edit). Os grupos devem fazer a leitura do caso fictício, criando respostas criativas e argumentativas para solucioná-lo. Cada aluno registra as soluções criadas pelo grupo em seu caderno. Neste momento, é importante circular pelos grupos, problematizando e questionando, sem dar respostas, mas estimulando o protagonismo dos estudantes.

Mão na massa select-down

Slide Plano Aula

Orientações: Essa etapa tem a duração total de 20 minutos. Para esta parte, sugerimos utilizar 10 minutos. Projete este slide para a turma ou explique as orientações da atividade. Quando todos os grupos finalizarem a elaboração das soluções para o estudo de caso, organize a turma em círculo. Peça para que cada grupo fale sobre as soluções que criaram. Mantenha um ambiente aberto e acolhedor para debater os valores de respeito às diferenças. Escreva no quadro um resumo das soluções apresentadas pelos grupos. As orientações/sugestões para resolução e andamento da atividade podem ser encontradas neste link: https://docs.google.com/document/d/1dyMgliuAar-ktCuDpmOwb-ORQ11Y4bIcL8eLGEKee0I/edit.

Sistematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos

Orientações: Com a turma ainda em círculo, projete este slide ou escreva no quadro. Finalize esse momento estimulando a compreensão das dimensões da sexualidade. Retome as hipóteses elaboradas para a Questão Disparadora oralmente ou projete uma foto dos registros naquela etapa. Coletivamente, reconstrua as hipóteses partindo das soluções elaboradas no estudo do caso. Sistematize as novas hipóteses no quadro em forma de um parágrafo. A partir dessas reflexões, elabore com a turma uma lista das dimensões da sexualidade. Peça para cada estudante copiar no caderno, incentivando que esse seja um acordo coletivo de respeito às diferentes características e particularidades de cada um, no ambiente escolar e fora dele, inclusive nas redes sociais que participam.

Resumo da aula

download Baixar plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Este plano é o segundo de uma sequência de aulas sobre as múltiplas dimensões da sexualidade humana. Para melhor compreensão do assunto, acompanhe os planos de aula que fazem parte dessa sequência de conteúdos (especialmente os planos CIE8_09VE01 e CIE8_09VE03). O acompanhamento dos planos contribuirá para ampliar a elaboração de argumentos e para a construção de valores de respeito às diversidades relacionadas à sexualidade.

Materiais necessários para a aula: Computador ou notebook, projetor (Data Show), tela para projeção, fotografias impressas, recortadas de jornais/revistas ou projetadas, cópias impressas do texto de estudo de caso, caderno, lápis ou caneta, quadro, giz ou caneta para quadro.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações: Fale o título da aula para a turma. Explique que nesta aula aprenderemos o que significa sexualidade e suas diferentes dimensões, para entendermos por que cada pessoa é diferente em relação aos gostos, desejos, formas de se vestir, de se expressar, falar e sentir.

Para maior aprofundamento sobre o tema, leia previamente o texto disponível no link https://docs.google.com/document/d/1_lv0LLvgK6Vfwoyg1RgSGW6-_tlw4cKn-hMn07YNqSo/edit?usp=sharing .

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 6 minutos

Orientações: Projete este slide para a turma ou imprima cópias da atividade e distribua para os alunos (acesse neste link https://docs.google.com/document/d/1h19OpbkOKsPCAllVhHE6CU8zMc5yEmxT-55_gVI_ApM/edit?usp=sharing).

Caso não possa projetar ou imprimir, recorte imagens semelhantes de jornais ou revistas e escreva as perguntas no quadro. Questione a turma: “Podemos saber a idade dessas pessoas, as preferências, onde e com quem moram, o que elas gostam de fazer, que músicas ouvem, de quem elas gostam, a quais filmes assistem, quais matérias gostam de estudar?”. Ouça as respostas e tenha em mente que não podemos julgar as pessoas conforme as aparências ou de acordo com a nossa visão de mundo, pois cada uma é diferente conforme sua realidade, educação, contexto de vida, história, situação econômica. Da mesma forma, a sexualidade é determinada por todos esses fatores e a forma como as pessoas a manifestam é influenciada ao longo de toda a vida.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações: Projete este slide ou pergunte à turma: Por que o corpo, as vontades, preferências, desejos e emoções são diferentes de pessoa para pessoa? Ouça as respostas. Escreva no quadro as hipóteses dos alunos que contribuem para construir o conceito de sexualidade de acordo com suas múltiplas dimensões. Você pode registrá-las (peça a escrita de um estudante em seu caderno ou tire uma foto do quadro, por exemplo) e retomá-las oralmente ou projetar estas hipóteses para a turma durante a etapa de Sistematização.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos

Orientações: Essa etapa tem a duração total de 20 minutos. Para esta parte, sugerimos utilizar 10 minutos. Projete o slide para a turma ou explique as orientações. Organize a turma em grupos com quatro integrantes. Entregue para os alunos cópias impressas do estudo de caso (disponível em https://docs.google.com/document/d/1C52fLnX_kjeF1Zb96A9DngXB1L8dMgJyx-zHFqVlYto/edit). Os grupos devem fazer a leitura do caso fictício, criando respostas criativas e argumentativas para solucioná-lo. Cada aluno registra as soluções criadas pelo grupo em seu caderno. Neste momento, é importante circular pelos grupos, problematizando e questionando, sem dar respostas, mas estimulando o protagonismo dos estudantes.

Slide Plano Aula

Orientações: Essa etapa tem a duração total de 20 minutos. Para esta parte, sugerimos utilizar 10 minutos. Projete este slide para a turma ou explique as orientações da atividade. Quando todos os grupos finalizarem a elaboração das soluções para o estudo de caso, organize a turma em círculo. Peça para que cada grupo fale sobre as soluções que criaram. Mantenha um ambiente aberto e acolhedor para debater os valores de respeito às diferenças. Escreva no quadro um resumo das soluções apresentadas pelos grupos. As orientações/sugestões para resolução e andamento da atividade podem ser encontradas neste link: https://docs.google.com/document/d/1dyMgliuAar-ktCuDpmOwb-ORQ11Y4bIcL8eLGEKee0I/edit.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos

Orientações: Com a turma ainda em círculo, projete este slide ou escreva no quadro. Finalize esse momento estimulando a compreensão das dimensões da sexualidade. Retome as hipóteses elaboradas para a Questão Disparadora oralmente ou projete uma foto dos registros naquela etapa. Coletivamente, reconstrua as hipóteses partindo das soluções elaboradas no estudo do caso. Sistematize as novas hipóteses no quadro em forma de um parágrafo. A partir dessas reflexões, elabore com a turma uma lista das dimensões da sexualidade. Peça para cada estudante copiar no caderno, incentivando que esse seja um acordo coletivo de respeito às diferentes características e particularidades de cada um, no ambiente escolar e fora dele, inclusive nas redes sociais que participam.

Slide Plano Aula
  • Materiais complementares
  • Documento

    Atividade para impressão - Contexto - Dimensões da sexualidade humana

  • Documento

    Atividade para impressão - Mão na massa - Dimensões da sexualidade humana

  • Documento

    Leitura Complementar - Dimensões da sexualidade humana

  • Documento

    Resolução da atividade - Mão na massa - Dimensões da sexualidade humana


Sobre o plano select-down

Compartilhe este conteúdo:

facebook-color pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULA 01

Sexualidade e respeito

AULA 03

Diversidades da sexualidade humana

AULA 04

Ser adolescente: sexualidade, puberdade e adolescência

AULA 05

Sexualidade e bullying

AULA 06

Igualdade entre os gêneros

AULA 07

Igualdade de oportunidades entre os gêneros e as raças

AULA 08

Sexualidade e gravidez na adolescência

AULA 09

Desconstruindo preconceitos sobre HIV e AIDS

AULA 10

Transmissão do vírus HIV e prevenção da Aids

AULAS DE Vida e Evolução do 8º ano :

8º ano / Ciências / Vida e Evolução

Plano Aula Relacionado por Eixo Adolescência: o que está acontecendo comigo?

8º ano / Ciências / Vida e Evolução

Plano Aula Relacionado por Eixo Sistema reprodutor feminino

8º ano / Ciências / Vida e Evolução

Plano Aula Relacionado por Eixo Gravidez na adolescência e suas consequências

8º ano / Ciências / Vida e Evolução

Plano Aula Relacionado por Eixo Gravidez na adolescência: responsabilidade compartilhada

8º ano / Ciências / Vida e Evolução

Plano Aula Relacionado por Eixo Sexualidade e respeito

8º ano / Ciências / Vida e Evolução

Plano Aula Relacionado por Eixo Dimensões da sexualidade humana

8º ano / Ciências / Vida e Evolução

Plano Aula Relacionado por Eixo Ciclo menstrual

8º ano / Ciências / Vida e Evolução

Plano Aula Relacionado por Eixo Efeitos psicológicos e sociais acarretados por uma gravidez na adolescência

8º ano / Ciências / Vida e Evolução

Plano Aula Relacionado por Eixo Diversidades da sexualidade humana

8º ano / Ciências / Vida e Evolução

Plano Aula Relacionado por Eixo Como o sistema endócrino se relaciona com o sistema reprodutor

8º ano / Ciências / Vida e Evolução

Plano Aula Relacionado por Eixo Conhecendo as doenças sexualmente transmissíveis (DST)

8º ano / Ciências / Vida e Evolução

Plano Aula Relacionado por Eixo Ser adolescente: sexualidade, puberdade e adolescência

8º ano / Ciências / Vida e Evolução

Plano Aula Relacionado por Eixo Sexualidade e bullying

8º ano / Ciências / Vida e Evolução

Plano Aula Relacionado por Eixo Sistema endócrino

8º ano / Ciências / Vida e Evolução

Plano Aula Relacionado por Eixo Igualdade entre os gêneros

8º ano / Ciências / Vida e Evolução

Plano Aula Relacionado por Eixo Muito mais que hormônios e espinhas: a relação do sistema nervoso com a puberdade

8º ano / Ciências / Vida e Evolução

Plano Aula Relacionado por Eixo Tédio? Isso é coisa da sua cabeça! A visão da neurociência sobre a adolescência

8º ano / Ciências / Vida e Evolução

Plano Aula Relacionado por Eixo O que acontece após o encontro dos gametas: fecundação, gravidez e parto

8º ano / Ciências / Vida e Evolução

Plano Aula Relacionado por Eixo Sexualidade e gravidez na adolescência

8º ano / Ciências / Vida e Evolução

Plano Aula Relacionado por Eixo Desconstruindo preconceitos sobre HIV e AIDS

8º ano / Ciências / Vida e Evolução

Plano Aula Relacionado por Eixo Reprodução sexuada e vantagens adaptativas

8º ano / Ciências / Vida e Evolução

Plano Aula Relacionado por Eixo Sistema reprodutor: fertilidade feminina, masculina e fertilização in vitro

8º ano / Ciências / Vida e Evolução

Plano Aula Relacionado por Eixo O combate ao HPV é desde cedo

8º ano / Ciências / Vida e Evolução

Plano Aula Relacionado por Eixo Como o vírus HIV age no organismo

8º ano / Ciências / Vida e Evolução

Plano Aula Relacionado por Eixo Diferença entre HIV e AIDS

MAIS AULAS DE Ciências do 8º ano:

8º ano / Ciências / Matéria e Energia

Fontes e Tipos de Energia

8º ano / Ciências / Matéria e Energia

Fontes de geração de energia elétrica

8º ano / Ciências / Matéria e Energia

O caminho da energia elétrica

8º ano / Ciências / Vida e Evolução

Adolescência: o que está acontecendo comigo?

8º ano / Ciências / Vida e Evolução

Sistema reprodutor feminino

8º ano / Ciências / Vida e Evolução

Gravidez na adolescência e suas consequências

8º ano / Ciências / Vida e Evolução

Gravidez na adolescência: responsabilidade compartilhada

8º ano / Ciências / Vida e Evolução

Sexualidade e respeito

8º ano / Ciências / Vida e Evolução

Dimensões da sexualidade humana

8º ano / Ciências / Terra e Universo

O brilho da Lua e suas fases

8º ano / Ciências / Terra e Universo

Propagação de calor por convecção térmica

8º ano / Ciências / Terra e Universo

O Calor Específico das Substâncias

8º ano / Ciências / Terra e Universo

Mudanças do clima local

8º ano / Ciências / Vida e Evolução

Ciclo menstrual

8º ano / Ciências / Vida e Evolução

Efeitos psicológicos e sociais acarretados por uma gravidez na adolescência

8º ano / Ciências / Vida e Evolução

Diversidades da sexualidade humana

8º ano / Ciências / Terra e Universo

Aquecimento global: vamos falar de permafrost?

8º ano / Ciências / Matéria e Energia

Grandezas e unidades de medidas elétricas básicas

8º ano / Ciências / Matéria e Energia

Energia que vem do Sol

8º ano / Ciências / Matéria e Energia

Energia Alternativa

8º ano / Ciências / Matéria e Energia

Usando o selo Procel como instrumento de eficiência energética

8º ano / Ciências / Matéria e Energia

Campanha de uso consciente de energia

8º ano / Ciências / Vida e Evolução

Como o sistema endócrino se relaciona com o sistema reprodutor

8º ano / Ciências / Vida e Evolução

Conhecendo as doenças sexualmente transmissíveis (DST)

8º ano / Ciências / Vida e Evolução

Ser adolescente: sexualidade, puberdade e adolescência

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF08CI11 da BNCC

8º ano / Ciências / Vida e Evolução

Gravidez na adolescência e suas consequências

8º ano / Ciências / Vida e Evolução

Sexualidade e respeito

8º ano / Ciências / Vida e Evolução

Dimensões da sexualidade humana

8º ano / Ciências / Vida e Evolução

Diversidades da sexualidade humana

8º ano / Ciências / Vida e Evolução

Conhecendo as doenças sexualmente transmissíveis (DST)

8º ano / Ciências / Vida e Evolução

Ser adolescente: sexualidade, puberdade e adolescência

8º ano / Ciências / Vida e Evolução

Sexualidade e bullying

8º ano / Ciências / Vida e Evolução

Igualdade entre os gêneros

8º ano / Ciências / Vida e Evolução

Sexualidade e gravidez na adolescência

8º ano / Ciências / Vida e Evolução

Desconstruindo preconceitos sobre HIV e AIDS

8º ano / Ciências / Vida e Evolução

Como o vírus HIV age no organismo

8º ano / Ciências / Vida e Evolução

Diferença entre HIV e AIDS

8º ano / Ciências / Vida e Evolução

Métodos contraceptivos: conhecer para se proteger

8º ano / Ciências / Vida e Evolução

Métodos contraceptivos: sexo seguro é com camisinha

8º ano / Ciências / Vida e Evolução

Transmissão do vírus HIV e prevenção da Aids

8º ano / Ciências / Vida e Evolução

Igualdade de oportunidades entre os gêneros e as raças

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Ciências

Ciências 1º ANO Ciências 2º ANO Ciências 3º ANO Ciências 4º ANO Ciências 5º ANO Ciências 6º ANO Ciências 7º ANO Ciências 8º ANO Ciências 9º ANO

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Educação Infantil Matemática Língua Portuguesa Ciências História Geografia Inglês
Baixar plano
Associação Nova Escola
Fale Conosco

    Produtos

  • Nova Escola Box
  • Planos de Aula
  • Cursos Online
  • Bem-estar
  • Notícias
  • Revista Digital
  • Gestão Escolar
  • BNCC na prática
  • Vagas e Oportunidades
  • Formação

    Institucional

  • Fale Conosco
  • Quem Somos
  • Seja Parceiro
  • Trabalhe Conosco
  • Termos de uso

Newsletter

Quero receber novidades!

Redes Sociais

  • Facebook Nova Escola Twitter Nova Escola Instagram Nova Escola Linkedin Nova Escola Youtube Nova Escola

Associação Nova Escola © 2019 - Todos os direitos reservados.

Mantenedora

Fundação Lemann