Sobre este plano
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: Este plano é o segundo de uma sequência de aulas sobre as múltiplas dimensões da sexualidade humana. Para melhor compreensão do assunto, acompanhe os planos de aula que fazem parte dessa sequência de conteúdos (especialmente os planos CIE8_09VE01 e CIE8_09VE03). O acompanhamento dos planos contribuirá para ampliar a elaboração de argumentos e para a construção de valores de respeito às diversidades relacionadas à sexualidade.
Materiais necessários para a aula: Computador ou notebook, projetor (Data Show), tela para projeção, fotografias impressas, recortadas de jornais/revistas ou projetadas, cópias impressas do texto de estudo de caso, caderno, lápis ou caneta, quadro, giz ou caneta para quadro.
Título da aula
Tempo sugerido: 2 minutos
Orientações: Fale o título da aula para a turma. Explique que nesta aula aprenderemos o que significa sexualidade e suas diferentes dimensões, para entendermos por que cada pessoa é diferente em relação aos gostos, desejos, formas de se vestir, de se expressar, falar e sentir.
Para maior aprofundamento sobre o tema, leia previamente o texto disponível no link https://docs.google.com/document/d/1_lv0LLvgK6Vfwoyg1RgSGW6-_tlw4cKn-hMn07YNqSo/edit?usp=sharing .
Contexto
Tempo sugerido: 6 minutos
Orientações: Projete este slide para a turma ou imprima cópias da atividade e distribua para os alunos (acesse neste link https://docs.google.com/document/d/1h19OpbkOKsPCAllVhHE6CU8zMc5yEmxT-55_gVI_ApM/edit?usp=sharing).
Caso não possa projetar ou imprimir, recorte imagens semelhantes de jornais ou revistas e escreva as perguntas no quadro. Questione a turma: “Podemos saber a idade dessas pessoas, as preferências, onde e com quem moram, o que elas gostam de fazer, que músicas ouvem, de quem elas gostam, a quais filmes assistem, quais matérias gostam de estudar?”. Ouça as respostas e tenha em mente que não podemos julgar as pessoas conforme as aparências ou de acordo com a nossa visão de mundo, pois cada uma é diferente conforme sua realidade, educação, contexto de vida, história, situação econômica. Da mesma forma, a sexualidade é determinada por todos esses fatores e a forma como as pessoas a manifestam é influenciada ao longo de toda a vida.
Questão disparadora
Tempo sugerido: 2 minutos
Orientações: Projete este slide ou pergunte à turma: Por que o corpo, as vontades, preferências, desejos e emoções são diferentes de pessoa para pessoa? Ouça as respostas. Escreva no quadro as hipóteses dos alunos que contribuem para construir o conceito de sexualidade de acordo com suas múltiplas dimensões. Você pode registrá-las (peça a escrita de um estudante em seu caderno ou tire uma foto do quadro, por exemplo) e retomá-las oralmente ou projetar estas hipóteses para a turma durante a etapa de Sistematização.
Mão na massa
Tempo sugerido: 20 minutos
Orientações: Essa etapa tem a duração total de 20 minutos. Para esta parte, sugerimos utilizar 10 minutos. Projete o slide para a turma ou explique as orientações. Organize a turma em grupos com quatro integrantes. Entregue para os alunos cópias impressas do estudo de caso (disponível em https://docs.google.com/document/d/1C52fLnX_kjeF1Zb96A9DngXB1L8dMgJyx-zHFqVlYto/edit). Os grupos devem fazer a leitura do caso fictício, criando respostas criativas e argumentativas para solucioná-lo. Cada aluno registra as soluções criadas pelo grupo em seu caderno. Neste momento, é importante circular pelos grupos, problematizando e questionando, sem dar respostas, mas estimulando o protagonismo dos estudantes.
Mão na massa
Orientações: Essa etapa tem a duração total de 20 minutos. Para esta parte, sugerimos utilizar 10 minutos. Projete este slide para a turma ou explique as orientações da atividade. Quando todos os grupos finalizarem a elaboração das soluções para o estudo de caso, organize a turma em círculo. Peça para que cada grupo fale sobre as soluções que criaram. Mantenha um ambiente aberto e acolhedor para debater os valores de respeito às diferenças. Escreva no quadro um resumo das soluções apresentadas pelos grupos. As orientações/sugestões para resolução e andamento da atividade podem ser encontradas neste link: https://docs.google.com/document/d/1dyMgliuAar-ktCuDpmOwb-ORQ11Y4bIcL8eLGEKee0I/edit.
Sistematização
Tempo sugerido: 20 minutos
Orientações: Com a turma ainda em círculo, projete este slide ou escreva no quadro. Finalize esse momento estimulando a compreensão das dimensões da sexualidade. Retome as hipóteses elaboradas para a Questão Disparadora oralmente ou projete uma foto dos registros naquela etapa. Coletivamente, reconstrua as hipóteses partindo das soluções elaboradas no estudo do caso. Sistematize as novas hipóteses no quadro em forma de um parágrafo. A partir dessas reflexões, elabore com a turma uma lista das dimensões da sexualidade. Peça para cada estudante copiar no caderno, incentivando que esse seja um acordo coletivo de respeito às diferentes características e particularidades de cada um, no ambiente escolar e fora dele, inclusive nas redes sociais que participam.