Sugestão de adaptação para ensino remoto
Ferramentas sugeridas
Essenciais:
- Videochamadas: Zoom ou Hangouts.
- Envio de mensagens e documentos: e-mail, Whatsapp.
- Compartilhamento das atividades: Facebook da Unidade Escolar ou da turma.
Optativas: caso a turma disponha de tempo e de conexão síncrona de qualidade, os alunos podem construir a cadeia virtualmente, com o professor compartilhando as imagens em arquivos do Google Drive.
Contexto e questão disparadora
Peça para os estudantes lerem o texto presente nos slides "Contexto". Peça para refletirem sobre a questão disparadora:
- Quais responsabilidades um(a) adolescente que descobre uma gravidez deve ou não assumir?
Mão na massa
Divida a turma em grupos com cinco integrantes.
Envie o link ou o texto em word via whatsapp (disponível aqui).
A partir da leitura e análise dos textos, peça para responderem:
- De quem é a responsabilidade nessa história?
- Vocês acham que essa história é algo comum em nosso país?
- Vocês já viram algo parecido acontecer?
- Quais efeitos essa notícia teve na vida de cada um?
- E se fosse você no lugar de um dos personagens, agiria da mesma forma? O que mudaria?
- Se você pudesse dar um conselho a cada um dos personagens, o que diria?
Em grupo, os estudantes deverão elaborar um texto colaborativo sobre prevenção e refletindo sobre como a responsabilidade diante de uma gravidez na adolescência deve ser compartilhada.
Explique que eles podem trabalhar individualmente e, depois, se reunir com o grupo pelo Zoom ou pelo próprio Whatsapp.
Marque uma data para que o representante do grupo possa enviar a atividade.
Sistematização
Faça uma conferência, retorne a questão disparadora e converse com eles sobre como a responsabilidade diante de uma gravidez na adolescência deve ser compartilhada e que não deve-se atribuir culpa a apenas uma pessoa.
Utilize o facebook da unidade escolar e publique as atividades dos estudantes.
Convite às famílias
Os membros da família podem colaborar conversando sobre a responsabilidade de uma gravidez na adolescência.
Sugestão Enviada Por: Roseday Santos Nascimento
Código: CIE8_08V&E02
(EF08CI09) Comparar o modo de ação e a eficácia dos diversos métodos contraceptivos e justificar a necessidade de compartilhar a responsabilidade na escolha e na utilização do método mais adequado à prevenção da gravidez precoce e indesejada e de Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST).
(EF08CI10) Identificar os principais sintomas, modos de transmissão e tratamento de algumas DST (com ênfase na AIDS), e discutir estratégias e métodos de prevenção.
AULA 06
AULA 08
O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.
Ver mais detalhes