12028
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Ciências > 8º ano > Vida e Evolução

Plano de aula - Gravidez na adolescência e suas consequências

Plano de Aula de ciências com atividades para 8º Ano do EF sobre Gravidez na adolescência e suas consequências

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Alanna Sandrelly Ferreira da Silva

Sugestão de adaptação para ensino remoto

Ferramentas sugeridas
Essenciais:
- Videochamadas: Zoom ou Hangouts.
- Envio de mensagens e documentos: e-mail, Whatsapp.
- Compartilhamento das atividades: Facebook da Unidade Escolar ou da turma.

Optativas: caso a turma disponha de tempo e de conexão síncrona de qualidade, os alunos podem construir a cadeia virtualmente, com o professor compartilhando as imagens em arquivos do Google Drive.

Contexto e questão disparadora
Peça para os estudantes lerem o texto presente nos slides "Contexto". Converse com eles sobre a situação abordada no texto. Peça para refletirem sobre a questão disparadora:
- Quais os impactos uma gravidez pode causar no futuro de um adolescente?

Envie a sugestão de vídeo (disponível aqui).

Mão na massa
Divida a turma em grupos com cinco integrantes.

Peça para responderem individualmente, em uma folha de caderno:
- O que você quer ser no futuro?
- Qual profissão você imagina para seu futuro?
- Você quer morar em uma casa ou um apartamento? Como ele seria?
- Você gostaria de ter um carro? Como ele seria?
- Como você deseja que seja a sua vida financeira no futuro?

Em grupos, os estudantes deverão conversar sobre o que responderam.

Envie o link (disponível aqui) para que eles possam ampliar as informações.

Peça para os estudantes criarem uma personagem que ficou grávida na adolescência. A partir da história, solicite que façam uma reflexão sobre as questões:
- O futuro de seus personagens será prejudicado?
- Quais obstáculos poderão surgir para a realização dos sonhos de seus personagens?
- Eles terão que abrir mão de algum sonho e trocar por outra meta?
- Quais possíveis caminhos alternativos seus personagens poderão seguir?

Os estudantes devem preencher o quadro, a partir das reflexões. Envie o modelo de quadro, via Whatsapp:

Explique que eles podem trabalhar individualmente e, depois, se reunir com o grupo pelo Zoom ou pelo próprio Whatsapp.

Marque uma data para que o representante do grupo possa enviar a atividade.

Sistematização
Faça uma conferência, retorne a questão disparadora e converse com eles sobre os cuidados que os adolescentes devem ter (prevenção), os riscos de uma gravidez precoce, noção de responsabilidade etc.

Utilize o facebook da unidade escola e publique as atividades dos estudantes.

Convite às famílias
Os membros da família podem colaborar conversando sobre os impactos de uma gravidez na adolescência.

 

Sugestão Enviada Por: Leandro Holanda e Renata Capovilla


Código: CIE8_08V&E01

(EF08CI09) Comparar o modo de ação e a eficácia dos diversos métodos contraceptivos e justificar a necessidade de compartilhar a responsabilidade na escolha e na utilização do método mais adequado à prevenção da gravidez precoce e indesejada e de Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST).

(EF08CI11) Selecionar argumentos que evidenciem as múltiplas dimensões da sexualidade humana (biológica, sociocultural, afetiva e ética).


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Vida e Evolução do 8º ano:

MAIS AULAS DE Ciências do 8º ano:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Ciências

Encontre planos de aula para outras disciplinas