12023
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para:   

Plano de aula - Fontes e Tipos de Energia

Plano de Aula de ciências com atividades para 8º ano do EF sobre Fontes e Tipos de Energia

Plano 01 de 5 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Fernanda da Rocha Carvalho

 

Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Esta é a primeira aula de uma sequência de cinco (5) que contemplam a Habilidade EF08CI01. Assim, este plano será melhor aproveitado se depois dele for realizado o plano CIE8_ME02.

Nesta aula, os alunos vão trabalhar em grupo para analisar e investigar imagens que abordam os diferentes tipos de energia usados no seu cotidiano, em particular as energias térmica, mecânica e elétrica. Seja um mediador, sistematizando a construção de uma tabela com os conceitos físicos.

Materiais necessários para a aula: Providencie ou peça antecipadamente para os alunos trazerem de casa revistas e jornais que possam ser recortados, cola, tesoura, régua e folha de papel A3 ou cartolina (uma para cada grupo).

O professor pode optar por levar as imagens para a sala de aula, evitando a atividade de corte e recorte. Elas estão disponíveis neste link: https://bit.ly/2K7xCew.

Título da aula select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações: Leia o tema da aula e comente com os alunos que eles irão debater sobre os diferentes tipos de energias usados no dia a dia.

Para saber mais sobre diferentes tipos de energia você pode acessar o seguinte link: http://bit.ly/2G8l16m

Contexto select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientações: Construa um cenário que favoreça um diálogo na sala de aula para que os alunos possam reconhecer o termo "energia" como um verbete usado no cotidiano. Essa conversa inicial pode ser conduzida a partir das questões: Qual termo as frases possuem em comum? Precisamos de energia no nosso dia a dia? A energia é importante?

Essas questões têm como objetivo instigar os alunos a identificar que a energia pode ser encontrada em diferentes formas. Por exemplo, na 1º e na 2º frases, observamos a energia química. Já na 2º e na 3ª frases, tratamos das energias solar e térmica. E a 4º frase se refere à energia do movimento (mecânica). Após o levantamento prévio dos conhecimentos dos alunos, proponha a questão disparadora.

Questão disparadora select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações: Ouça atentamente as respostas dos alunos. Não há necessidade de nomeá-las, pois tais discussões serão sistematizadas no final da proposta desta aula.

Mão na massa select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 30 minutos

Orientações: Separe a turma em quatro grupos, que vão selecionar e analisar imagens que apresentam diferentes tipos de energia presentes no cotidiano.

Coloque algumas questões investigativas para os grupos, por exemplo: (i) o que são essas imagens? (ii) Como é utilizada a energia nesta imagem? (iii) Descreva as principais características observadas na imagem; (iv) Qual é o nome dessa energia? É possível categorizá-la?

Os grupos devem recortar as imagens selecionadas e classificá-las de acordo com a tabela esquematizada pelo professor (slide 2 - mão na massa) em uma folha A3.

Mão na massa select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 30 minutos

Orientações: Separe a turma em grupos que vão selecionar e analisar as imagens que apresentam diferentes tipos de energia presentes no cotidiano.

Coloque algumas questões investigativas para os grupos, por exemplo: (i) O que são essas imagens? (ii) Como é utilizada a energia nesta imagem? (iii) Descreva as principais características observadas na imagem; (iv) Qual é o nome desta energia? É possível categorizá-la?

? Na Folha A3, os grupos devem organizar uma tabela que contemple espaço para colar as imagens, discutir suas características principais e classificá-las com um nome.

? Na primeira coluna os grupos devem recortar as imagens selecionadas e colá-las, de acordo com suas semelhanças.

? A segunda coluna deve abordar as principais caracteristicas entre elas.

? Na terceira coluna, o grupo deve nomear a energia observada nas imagens. Os grupos podem dar o nome adequado (energia térmica, mecânica e elétrica) ou se aproximar deles. A sistematização é o momento que o professor vai fazer as interferências e definir os conceitos.

Alguns exemplos de como a tabela pode ser montada pelos alunos:

Imagens Selecionadas: água fervendo, pessoa se bronzeando, fósforo queimando, fogueira etc.

Características principais: imagens que abordam o calor, fogo, queima de material etc.

Energia: Energia do calor, Energia quente, Energia do aquecimento etc.

Imagens Selecionadas: cachoeira, pessoa correndo, bola caindo etc.

Características principais: imagens que abordam movimento, agilidade, mudança, deslocamento etc.

Energia: Energia do movimento, energia dinâmica etc.

Imagens Selecionadas: TV Ligada, poste de luz da rua, relâmpago etc.

Características principais: imagens que abordam eletricidade, luz etc.

Energia: Energia da luz etc.

Sistematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações: Esquematize no quadro as informações levantadas pelos alunos para cada grupo de imagens coladas no cartaz. Seja mediador nessa construção, facilitando a interação de informações e de elementos relevantes abordados pelos alunos.

Na coluna “características principais das imagens”, preencha com as anotações feitas pelos alunos. Inicie o preenchimento para incentivar o diálogo na sala de aula.

Na coluna “energia”, defina conceitualmente o que é energia térmica, o que é energia mecânica e o que é energia elétrica.

? Energia térmica: a energia térmica está relacionada ao movimento aleatório dos átomos ou moléculas de um material. Mais especificamente, a temperatura é proporcional à energia cinética média do movimento.

? Energia mecânica: a energia mecânica pode estar na forma de energia associada ao movimento (cinética) ou armazenada por causa de sua posição (potencial).

? Energia elétrica: a energia elétrica é uma forma de energia baseada na geração de diferenças de potencial elétrico entre dois pontos, que permitem estabelecer uma corrente elétrica.

Resumo da aula

download Baixar plano

Esta é a primeira aula de uma sequência de cinco (5) que contemplam a Habilidade EF08CI01. Assim, este plano será melhor aproveitado se depois dele for realizado o plano CIE8_ME02.

Nesta aula, os alunos vão trabalhar em grupo para analisar e investigar imagens que abordam os diferentes tipos de energia usados no seu cotidiano, em particular as energias térmica, mecânica e elétrica. Seja um mediador, sistematizando a construção de uma tabela com os conceitos físicos.

Materiais necessários para a aula: Providencie ou peça antecipadamente para os alunos trazerem de casa revistas e jornais que possam ser recortados, cola, tesoura, régua e folha de papel A3 ou cartolina (uma para cada grupo).

O professor pode optar por levar as imagens para a sala de aula, evitando a atividade de corte e recorte. Elas estão disponíveis neste link: https://bit.ly/2K7xCew.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações: Leia o tema da aula e comente com os alunos que eles irão debater sobre os diferentes tipos de energias usados no dia a dia.

Para saber mais sobre diferentes tipos de energia você pode acessar o seguinte link: http://bit.ly/2G8l16m

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientações: Construa um cenário que favoreça um diálogo na sala de aula para que os alunos possam reconhecer o termo "energia" como um verbete usado no cotidiano. Essa conversa inicial pode ser conduzida a partir das questões: Qual termo as frases possuem em comum? Precisamos de energia no nosso dia a dia? A energia é importante?

Essas questões têm como objetivo instigar os alunos a identificar que a energia pode ser encontrada em diferentes formas. Por exemplo, na 1º e na 2º frases, observamos a energia química. Já na 2º e na 3ª frases, tratamos das energias solar e térmica. E a 4º frase se refere à energia do movimento (mecânica). Após o levantamento prévio dos conhecimentos dos alunos, proponha a questão disparadora.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações: Ouça atentamente as respostas dos alunos. Não há necessidade de nomeá-las, pois tais discussões serão sistematizadas no final da proposta desta aula.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 30 minutos

Orientações: Separe a turma em quatro grupos, que vão selecionar e analisar imagens que apresentam diferentes tipos de energia presentes no cotidiano.

Coloque algumas questões investigativas para os grupos, por exemplo: (i) o que são essas imagens? (ii) Como é utilizada a energia nesta imagem? (iii) Descreva as principais características observadas na imagem; (iv) Qual é o nome dessa energia? É possível categorizá-la?

Os grupos devem recortar as imagens selecionadas e classificá-las de acordo com a tabela esquematizada pelo professor (slide 2 - mão na massa) em uma folha A3.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 30 minutos

Orientações: Separe a turma em grupos que vão selecionar e analisar as imagens que apresentam diferentes tipos de energia presentes no cotidiano.

Coloque algumas questões investigativas para os grupos, por exemplo: (i) O que são essas imagens? (ii) Como é utilizada a energia nesta imagem? (iii) Descreva as principais características observadas na imagem; (iv) Qual é o nome desta energia? É possível categorizá-la?

? Na Folha A3, os grupos devem organizar uma tabela que contemple espaço para colar as imagens, discutir suas características principais e classificá-las com um nome.

? Na primeira coluna os grupos devem recortar as imagens selecionadas e colá-las, de acordo com suas semelhanças.

? A segunda coluna deve abordar as principais caracteristicas entre elas.

? Na terceira coluna, o grupo deve nomear a energia observada nas imagens. Os grupos podem dar o nome adequado (energia térmica, mecânica e elétrica) ou se aproximar deles. A sistematização é o momento que o professor vai fazer as interferências e definir os conceitos.

Alguns exemplos de como a tabela pode ser montada pelos alunos:

Imagens Selecionadas: água fervendo, pessoa se bronzeando, fósforo queimando, fogueira etc.

Características principais: imagens que abordam o calor, fogo, queima de material etc.

Energia: Energia do calor, Energia quente, Energia do aquecimento etc.

Imagens Selecionadas: cachoeira, pessoa correndo, bola caindo etc.

Características principais: imagens que abordam movimento, agilidade, mudança, deslocamento etc.

Energia: Energia do movimento, energia dinâmica etc.

Imagens Selecionadas: TV Ligada, poste de luz da rua, relâmpago etc.

Características principais: imagens que abordam eletricidade, luz etc.

Energia: Energia da luz etc.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações: Esquematize no quadro as informações levantadas pelos alunos para cada grupo de imagens coladas no cartaz. Seja mediador nessa construção, facilitando a interação de informações e de elementos relevantes abordados pelos alunos.

Na coluna “características principais das imagens”, preencha com as anotações feitas pelos alunos. Inicie o preenchimento para incentivar o diálogo na sala de aula.

Na coluna “energia”, defina conceitualmente o que é energia térmica, o que é energia mecânica e o que é energia elétrica.

? Energia térmica: a energia térmica está relacionada ao movimento aleatório dos átomos ou moléculas de um material. Mais especificamente, a temperatura é proporcional à energia cinética média do movimento.

? Energia mecânica: a energia mecânica pode estar na forma de energia associada ao movimento (cinética) ou armazenada por causa de sua posição (potencial).

? Energia elétrica: a energia elétrica é uma forma de energia baseada na geração de diferenças de potencial elétrico entre dois pontos, que permitem estabelecer uma corrente elétrica.

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Matéria e Energia do 8º ano :

MAIS AULAS DE Ciências do 8º ano:

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF08CI01 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Ciências

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano