12022
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Ciências > 7º ano > Terra e Universo

Plano de aula - Principais características do ozônio

Plano de Aula de ciências com atividades para 7º ano do EF sobre Principais características do ozônio

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Otávio José Sirio

Sugestão de adaptação para ensino remoto

Código do plano
CIE7_13TU02

Ferramentas sugeridas
     - Videochamadas: Zoom ou Hangout.
     - Envio de mensagens e documentos: e-mail, WhatsApp ou Google Classroom.

Contexto e questão disparadora
Marque uma videochamada com a turma, apresente os slides “contexto” e motive-os a refletir a partir das questões propostas.

Apresente a questão disparadora:
     - Como o ozônio e sua camada são formados na atmosfera?
e peça a eles que reflitam sobre.

Mão na massa
Explique aos estudantes que para entender com o ozônio de forma eles farão um flipbook. Para saber o que é um flipbook, peça aos estudantes que assistam o vídeo “Revista Sorria, Aprenda a fazer um flipbook”, disponível em https://www.youtube.com/watch?v=lUGVrMruOws.

Para este flipbook será necessário um bloquinho de papel com 26 folhas. Para saber como confeccionar um bloquinho assista ao vídeo “How To Make A Quick and Simple Flip Book”, disponível em https://www.youtube.com/watch?v=29SCiHN9zCI&t=131s.

Mostre os slides “mão na massa” aos estudantes e peça a eles que reproduzam os desenhos indicados em seu bloquinho.

Peça aos estudantes que, com a ajuda da família, filmem a animação do flipbook criado e registrem o que entenderam com ele.

Sistematização
Marque outra videochamada com toda a turma e dê espaço para que os estudantes compartilhem o que entenderam com a atividade. Siga as orientações propostas no slide “sistematização”.

Convite às famílias
As famílias poderão auxiliar os estudantes a confeccionar e filmar o flipbook.

Sugestão Enviada Por: Fransueli Bahr


Código: CIE7_13T&U02

(EF07CI14) Justificar a importância da camada de ozônio para a vida na Terra, identificando os fatores que aumentam ou diminuem sua presença na atmosfera, e discutir propostas individuais e coletivas para sua preservação.


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Terra e Universo do 7º ano:

MAIS AULAS DE Ciências do 7º ano:

7º ano / Ciências / Matéria e Energia

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Ciências

Encontre planos de aula para outras disciplinas