Sobre este plano
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor(a), possa se planejar.
Materiais necessários para a aula: Papel pardo (ou cartolina, ou sulfite) cola, imagens e textos impressos (disponíveis em: <https://bit.ly/2stcdBq>), projetor de imagens.
Título da aula
Tempo sugerido: 1 minuto.
Orientações: Leia o título da aula e comente com os alunos que eles irão analisar diferentes paisagens de dois biomas brasileiros.
Contexto
Tempo sugerido: 5 minutos.
Orientações: Mostre este slide aos alunos (caso não haja datashow para a exibição do slide, uma sugestão é imprimir e distribuir para a turma). Logo depois, pergunte aos estudantes o que eles observam na imagem. Após a socialização dos pontos de vista deles, lance outras perguntas: O mapa apresenta apenas uma ou mais paisagens?; Qual paisagem você achou mais bonita? Por quê?; Você já ouviu falar em bioma? Após a abordagem, comente com eles que os mesmos serão detetives e irão analisar e discutir sobre alguns biomas brasileiros.
Questão disparadora
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientações: Leia a pergunta para os alunos e instigue-os a pensar. Depois, peça que eles compartilhem suas idéias com a turma. Não se preocupe em obter respostas corretas, apenas instigue-os a pensar sobre a temática.
Mão na massa
Tempo sugerido: 20 minutos.
Orientações: Oriente os alunos para que se dividam em grupos (grupos de quatro ou cinco alunos). Distribua as imagens e os textos (dois textos contendo informações sobre cada bioma), disponíveis em: <https://bit.ly/2stcdBq> (este arquivo traz um gabarito para verificação do professor sobre as imagens). É necessário também: cola branca e duas folhas de cartolina (uma na qual os alunos colocarão o título Amazônia e outra para colocar o título Caatinga ou, se preferir, você pode utilizar papel pardo ou sulfite para esta parte da atividade) para cada equipe.
Leia as perguntas para a turma. Diga aos alunos que eles deverão ler os textos, analisar as imagens e agrupá-las em dois blocos e que deverão colá-las no papel de acordo com o bioma que eles acharem que cada figura se enquadra. Informe-os sobre o número de imagens, ou seja, que são dez da Caatinga e dez da Amazônia.
Sistematização
Tempo sugerido: 10 minutos.
Orientações: Solicite que cada equipe apresente para a turma as cartolinas com suas respectivas imagens. Oriente os alunos para que fiquem atentos às conclusões das outras equipes e que eles poderão opinar e sugerir ajustes ou mudanças após o término de cada uma. Será um grupo por vez. Valorize cada opinião e motive-os à socialização. Comente com os alunos que algumas espécies podem aparecer em mais de um bioma, entretanto são mais comuns em um determinado bioma.
Sistematização
Tempo sugerido: 7 minutos.
Orientações: Peça aos alunos que desfaçam as equipes e se organizem num círculo. Eles deverão responder, oralmente, às perguntas. Para isso, leia uma de cada vez e levante a discussão na sala. Nas suas falas, você deverá conduzi-los a observar que existem características que diferenciam os biomas e, também, que há elementos determinantes, os quais não aparecem claramente nas imagens, como água, solo, ar, temperatura etc.
Sistematização
Tempo sugerido: 5 minutos.
Orientações: Ainda em grupos, peça aos alunos que citem algumas características que eles puderam compreender sobre os biomas estudados na aula. Em seguida, leia as perguntas do slide para eles e oriente-os a refletir e lançar suas ideias. Por fim, peça que algum dos alunos leia o texto final do slide (este que vem depois da pergunta) e, após a leitura dele, reforce com a turma o fato de que os animais e as plantas caracterizam os biomas onde habitam porque são adaptados para viver naquele lugar de acordo com as condições que lá encontram.