12011
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Inglês > 8º ano > Oralidade

Plano de aula - Planos e previsões para o “eu” do futuro (future self)

Plano de aula de Inglês com atividades para 8o ano do EF sobre Planos e previsões para o “eu” do futuro (future self)

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Rafaela Xavier de Araújo

Sugestão de adaptação para ensino remoto

Ferramentas sugeridas
Essenciais:

- Videochamadas: Zoom ou Hangouts.
- Envio de mensagens e documentos: e-mail, Whatsapp ou Google Docs.

Optativas
- FlipGrid.

Context
Inicie o encontro síncrono exibindo a imagem e conduzindo a discussão conforme as orientações. Deixe que os alunos comentem livremente.

Input
Ainda no encontro síncrono, compartilhe ou exiba a imagem e conduza o debate, conforme as orientações, até a pergunta “What is this letter about?’.

Compartilhe o texto e as perguntas (disponíveis nos materiais complementares), e encerre o encontro pedindo aos alunos que vejam o vídeo, comparando-o com as hipóteses sobre o tema da carta. Divida o grupo em pares e solicite que debatam as respostas antes do próximo encontro síncrono (pelo Google Meet ou o Whatsapp, por exemplo). Você pode compartilhar a transcrição do vídeo para realização da tarefa.

No próximo encontro síncrono, solicite que os alunos compartilhem as respostas. Depois de ouvi-los, pergunte e deixe-os refletirem por um momento:
- And what about you? What do you expect from your future self?

Output
Ainda no encontro síncrono, mostre ou compartilhe o slide. Peça para que escrevam algumas frases pensando em seus future selves nas áreas relacionadas à família, profissões, sonhos, viagens, etc. (family, professions, dreams, trips, etc…) daqui a dez anos. Explique a atividade de produção das cartas e crie um arquivo no Google Docs para que realizem-na. Assim, você pode acompanhar o trabalho, comentar e fazer sugestões, bem como marcar horário de orientação síncrona da produção dos alunos, se necessário. Estabeleça um prazo para a finalização (por exemplo, 3 dias).

Solicite que os alunos gravem vídeos curtos (de até 2 minutos) com a leitura das cartas. Peça que postem os vídeos de forma que alunos e familiares possam assistir (FlipGrid, Padlet, ou mesmo Whatsapp). Estabeleça um novo prazo (antes do próximo encontro síncrono). Se você optar por utilizar FlipGrid, incentive que os alunos comentem nos vídeos dos colegas!

Feedback
No próximo encontro síncrono, solicite que os alunos comentem sobre os vídeos dos colegas e proceda à sistematização das aprendizagens, conforme as orientações.

Convite às famílias
Os alunos e familiares podem fazer download dos vídeos para verem, comentarem e assistirem novamente daqui a alguns anos!

Sugestão Enviada Por: Nathália Gasparini


Código: ING8_01UND03

(EF08LI04) Utilizar recursos e repertório linguísticos apropriados para informar/comunicar/falar do futuro: planos, previsões, possibilidades e probabilidades.


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Oralidade do 8º ano:

MAIS AULAS DE Inglês do 8º ano:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Inglês

Encontre planos de aula para outras disciplinas