12011
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Plano de aula - Planos e previsões para o “eu” do futuro (future self)

POR: Rafaela Xavier de Araújo 10/08/2018
Código: ING8_01UND03

8º ano / Inglês

Plano de aula alinhado à BNCC:

(EF08LI04) Utilizar recursos e repertório linguísticos apropriados para informar/comunicar/falar do futuro: planos, previsões, possibilidades e probabilidades.

Plano de aula de Inglês com atividades para 8o ano do EF sobre Planos e previsões para o “eu” do futuro (future self)

 

Sobre este plano select-down

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Objective select-down

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientações: Mostre ou leia para a turma o objetivo desta aula.

Context select-down

Tempo sugerido: 3 minutos.

Orientações: Mostre o slide ou escreva as informações no quadro. Pergunte aos alunos: Do you like your city? Why? e espere por respostas como I like my city because it is very welcoming/ I don’t like my city because it is dangerous, por exemplo. Deixe-os se expressarem livremente, principalmente em suas justificativas. Pergunte What will your city look like in ten years time? e espere por respostas como It will be safer/ it will be bigger, etc. Peça para que, em duplas, eles discutam alguns dos tópicos do slide (ou do quadro). Você pode acrescentar outros tópicos, caso julgue necessário. Escolha algumas duplas para compartilhar suas reflexões.

Input select-down

Tempo sugerido: 20 minutos.

Propósito: Mostrar aos alunos alguém fazendo planos e previsões para um tempo determinado (dez anos). Não é necessária a compreensão total do diálogo; a contextualização da situação é o mais esperado.

Expectativa: Que os alunos sejam familiarizados com a situação de fazer planos e previsões para si mesmos.

Orientações: Mostre o slide ou imprima a foto para mostrar à turma.

  • Pergunte: Who is this woman? e espere pela resposta: Kim Kardashian.
  • Se eles não souberem quem ela é, explique She is Kim Kardashian, an American businesswoman and digital influencer, very famous in the U.S.. Pergunte: What is she probably doing? e espere por respostas como: She’s using the computer/ She’s working on the computer.
  • Diga que ela está escrevendo uma carta (She is writing a letter) e então pergunte Who is she writing to? e espere por palpites como To her family/friends/boss.
  • Pergunte What is this letter about?. Você pode dizer aos alunos: Watch the video and try to check if she mentions any of the aspects we discussed in the previous slide, ok?

Mostre o vídeo https://www.youtube.com/watch?v=U1dCguj_IlU. Disponível no YouTube, o vídeo é sobre uma carta que a influenciadora Kim Kardashian faz para si mesma com a intenção de ler em dez anos. Sugestão: faça download do vídeo para evitar imprevistos.

  • Após a exibição do vídeo, pergunte Who is she writing to? E deixe-os responder To herself.

When will she read the letter? ( In 2025/ in ten years time.)

Does she mention any of the topics we discussed previously? If so, which one? (Yes, she mentions her family and social media (Instagram/followers).)

What else does she mention in her letter? (Appearance, slang, por exemplo. Explique as gírias mencionadas no vídeo: Bae significa o namorado ou namorada de alguém (A person's boyfriend or girlfriend) e On fleek significa extremamente bom, atrativo e estiloso (Extremely good, attractive, or stylish). Fonte: Oxford Dictionary - https://en.oxforddictionaries.com/)

  • Pergunte: Do you think she will achieve her plans in 2025? e espere por respostas como Yes, I think she will/No, I think she won’t e peça para que justifiquem suas respostas livremente. Pergunte: How will she react when she reads this letter from her old self? e espere por respostas como She will be happy/surprised, etc.

  • Pergunte aos alunos: And what about you? What do you expect from your future self? e deixe-os refletir por um momento.

MATERIAL COMPLEMENTAR: Você pode ter acesso à transcrição do vídeo no documento Transcript do Input - ING8_01UN03.

Output select-down

Tempo sugerido: 20 minutos.

Propósito: Fazer com que os alunos falem sobre planos e previsões para si mesmos usando as estruturas de futuro simple future, going to e future perfect.

Expectativa: Que os alunos pratiquem oralmente as formas de futuro o máximo que puderem.

Orientações:

  • Mostre o slide ou escreva no quadro os modelos de linguagem que eles devem usar. Peça para que escrevam algumas frases pensando em seus future selves nas áreas relacionadas à família, profissões, sonhos, viagens, etc. (family, professions, dreams, trips, etc…) daqui a dez anos. Tenha em mente que trabalhar as expectativas que eles têm sobre si mesmos pode contribuir para a autoestima, então incentive-os a pensar coisas positivas, como nos exemplos do slide.

  • Quando terminarem, peça para que se separem em quartetos (ou sextetos, se a turma for muito grande) e para que apresentem aos colegas suas ideias em forma de carta, por exemplo: Dear future (nome do aluno), I hope that you… . Sugestões: você pode separá-los previamente em caso de turmas mais resistentes a formação de grupos. Durante a prática dos alunos, ande ao redor das duplas (ou grupos) e faça anotações de pontos que possam ser pertinentes para a sua realidade, como pronúncia, erros e acertos de estrutura, vocabulário etc.

  • Peça para os grupos pontuarem os tópicos que mais lhe chamaram atenção nas “cartas” dos colegas sobre estudos (courses at college), sonhos (dreams), empregos (jobs), família (married, single), trips (countries, cities), etc.

  • Sugestões: você pode estender esta atividade pedindo para que gravem um vídeo curto (máximo 2 minutos), apresentando suas cartas, tendo como base o vídeo apresentado, mas usando a criatividade deles, e/ou pedindo para que façam uma versão escrita da carta (em uma aula sobre escrita) para ser lida 10 anos depois.

Feedback select-down

Tempo sugerido: 5 minutos.

Propósito: Organizar os saberes ativados durante esta aula.

Expectativa: Que os alunos saiam da aula com a sensação de terem aprendido e falado algo. Mesmo aqueles que falaram pouco devem perceber que sabem usar estruturas de futuro para falarem sobre planos e previsões para si mesmos.

Orientações: Encerre a aula com uma sistematização do conteúdo trabalhado. Em uma conversa coletiva, deixe os alunos darem suas opiniões sobre os tópicos, registre as que você achar pertinentes para a sua realidade, como possíveis dúvidas remanescentes, e compartilhe algumas das anotações que você fez durante a prática para correção de erros, para elogios etc.

Material complementar: Há vários textos e pesquisas que abordam as expectativas dos alunos sobre si mesmos. Eles podem ajudar na preparação para esta aula que usa o futuro “eu” deles (future self) como base para prática oral. Exemplos desses textos são os artigos “O estudante e sua perspectiva de tempo futuro” de Michelle Brambilla de Oliveira Kozu e José Aloyseo Bzuneck, Fundação Educacional do Município de Assis - FEMA (http://www.fema.edu.br/images/fema/valesite/O_ESTUDANTE_E_SUA_PERSPECTIVA_DE_TEMPO_FUTURO.pdf) e “Jovens e metas para o futuro: Uma revisão crítica da literatura” de Dandara de Oliveira Ramos e Maria Lucia Seidl-de-Moura, Universidade do Estado do Rio de Janeiro (http://www.scielo.br/pdf/epsic/v18n3/07.pdf). Há também uma reportagem do G1 - Paraná que trata sobre a importância de os alunos escreverem sobre si mesmos, disponível em: http://g1.globo.com/pr/parana/videos/v/escrever-sobre-si-mesmo-ajuda-alunos-a-lidarem-com-as-emocoes/5759483/

Resumo da aula

download Baixar plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientações: Mostre ou leia para a turma o objetivo desta aula.

Tempo sugerido: 3 minutos.

Orientações: Mostre o slide ou escreva as informações no quadro. Pergunte aos alunos: Do you like your city? Why? e espere por respostas como I like my city because it is very welcoming/ I don’t like my city because it is dangerous, por exemplo. Deixe-os se expressarem livremente, principalmente em suas justificativas. Pergunte What will your city look like in ten years time? e espere por respostas como It will be safer/ it will be bigger, etc. Peça para que, em duplas, eles discutam alguns dos tópicos do slide (ou do quadro). Você pode acrescentar outros tópicos, caso julgue necessário. Escolha algumas duplas para compartilhar suas reflexões.

Tempo sugerido: 20 minutos.

Propósito: Mostrar aos alunos alguém fazendo planos e previsões para um tempo determinado (dez anos). Não é necessária a compreensão total do diálogo; a contextualização da situação é o mais esperado.

Expectativa: Que os alunos sejam familiarizados com a situação de fazer planos e previsões para si mesmos.

Orientações: Mostre o slide ou imprima a foto para mostrar à turma.

  • Pergunte: Who is this woman? e espere pela resposta: Kim Kardashian.
  • Se eles não souberem quem ela é, explique She is Kim Kardashian, an American businesswoman and digital influencer, very famous in the U.S.. Pergunte: What is she probably doing? e espere por respostas como: She’s using the computer/ She’s working on the computer.
  • Diga que ela está escrevendo uma carta (She is writing a letter) e então pergunte Who is she writing to? e espere por palpites como To her family/friends/boss.
  • Pergunte What is this letter about?. Você pode dizer aos alunos: Watch the video and try to check if she mentions any of the aspects we discussed in the previous slide, ok?

Mostre o vídeo https://www.youtube.com/watch?v=U1dCguj_IlU. Disponível no YouTube, o vídeo é sobre uma carta que a influenciadora Kim Kardashian faz para si mesma com a intenção de ler em dez anos. Sugestão: faça download do vídeo para evitar imprevistos.

  • Após a exibição do vídeo, pergunte Who is she writing to? E deixe-os responder To herself.

When will she read the letter? ( In 2025/ in ten years time.)

Does she mention any of the topics we discussed previously? If so, which one? (Yes, she mentions her family and social media (Instagram/followers).)

What else does she mention in her letter? (Appearance, slang, por exemplo. Explique as gírias mencionadas no vídeo: Bae significa o namorado ou namorada de alguém (A person's boyfriend or girlfriend) e On fleek significa extremamente bom, atrativo e estiloso (Extremely good, attractive, or stylish). Fonte: Oxford Dictionary - https://en.oxforddictionaries.com/)

  • Pergunte: Do you think she will achieve her plans in 2025? e espere por respostas como Yes, I think she will/No, I think she won’t e peça para que justifiquem suas respostas livremente. Pergunte: How will she react when she reads this letter from her old self? e espere por respostas como She will be happy/surprised, etc.

  • Pergunte aos alunos: And what about you? What do you expect from your future self? e deixe-os refletir por um momento.

MATERIAL COMPLEMENTAR: Você pode ter acesso à transcrição do vídeo no documento Transcript do Input - ING8_01UN03.

Tempo sugerido: 20 minutos.

Propósito: Fazer com que os alunos falem sobre planos e previsões para si mesmos usando as estruturas de futuro simple future, going to e future perfect.

Expectativa: Que os alunos pratiquem oralmente as formas de futuro o máximo que puderem.

Orientações:

  • Mostre o slide ou escreva no quadro os modelos de linguagem que eles devem usar. Peça para que escrevam algumas frases pensando em seus future selves nas áreas relacionadas à família, profissões, sonhos, viagens, etc. (family, professions, dreams, trips, etc…) daqui a dez anos. Tenha em mente que trabalhar as expectativas que eles têm sobre si mesmos pode contribuir para a autoestima, então incentive-os a pensar coisas positivas, como nos exemplos do slide.

  • Quando terminarem, peça para que se separem em quartetos (ou sextetos, se a turma for muito grande) e para que apresentem aos colegas suas ideias em forma de carta, por exemplo: Dear future (nome do aluno), I hope that you… . Sugestões: você pode separá-los previamente em caso de turmas mais resistentes a formação de grupos. Durante a prática dos alunos, ande ao redor das duplas (ou grupos) e faça anotações de pontos que possam ser pertinentes para a sua realidade, como pronúncia, erros e acertos de estrutura, vocabulário etc.

  • Peça para os grupos pontuarem os tópicos que mais lhe chamaram atenção nas “cartas” dos colegas sobre estudos (courses at college), sonhos (dreams), empregos (jobs), família (married, single), trips (countries, cities), etc.

  • Sugestões: você pode estender esta atividade pedindo para que gravem um vídeo curto (máximo 2 minutos), apresentando suas cartas, tendo como base o vídeo apresentado, mas usando a criatividade deles, e/ou pedindo para que façam uma versão escrita da carta (em uma aula sobre escrita) para ser lida 10 anos depois.

Tempo sugerido: 5 minutos.

Propósito: Organizar os saberes ativados durante esta aula.

Expectativa: Que os alunos saiam da aula com a sensação de terem aprendido e falado algo. Mesmo aqueles que falaram pouco devem perceber que sabem usar estruturas de futuro para falarem sobre planos e previsões para si mesmos.

Orientações: Encerre a aula com uma sistematização do conteúdo trabalhado. Em uma conversa coletiva, deixe os alunos darem suas opiniões sobre os tópicos, registre as que você achar pertinentes para a sua realidade, como possíveis dúvidas remanescentes, e compartilhe algumas das anotações que você fez durante a prática para correção de erros, para elogios etc.

Material complementar: Há vários textos e pesquisas que abordam as expectativas dos alunos sobre si mesmos. Eles podem ajudar na preparação para esta aula que usa o futuro “eu” deles (future self) como base para prática oral. Exemplos desses textos são os artigos “O estudante e sua perspectiva de tempo futuro” de Michelle Brambilla de Oliveira Kozu e José Aloyseo Bzuneck, Fundação Educacional do Município de Assis - FEMA (http://www.fema.edu.br/images/fema/valesite/O_ESTUDANTE_E_SUA_PERSPECTIVA_DE_TEMPO_FUTURO.pdf) e “Jovens e metas para o futuro: Uma revisão crítica da literatura” de Dandara de Oliveira Ramos e Maria Lucia Seidl-de-Moura, Universidade do Estado do Rio de Janeiro (http://www.scielo.br/pdf/epsic/v18n3/07.pdf). Há também uma reportagem do G1 - Paraná que trata sobre a importância de os alunos escreverem sobre si mesmos, disponível em: http://g1.globo.com/pr/parana/videos/v/escrever-sobre-si-mesmo-ajuda-alunos-a-lidarem-com-as-emocoes/5759483/

Contents

  1. INPUT: Kim Kardashian’s Letter to Her Future Self
  2. OUTPUT: talk about your future self in ten years time.

Habilidade da Base Nacional Comum Curricular

(EF08LI04) Utilizar recursos e repertório linguísticos apropriados para informar/comunicar/falar do futuro: planos, previsões, possibilidades e probabilidades.

Professora-autora: Rafaela Araújo

Mentor: Newton Murce

Especialista: Celina Fernandes


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

OUTRAS AULAS DESSA UNIDADE:

AULAS DESSA DISCIPLINA:

AULAS RELACIONADAS:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes