12007
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Inglês > 6º ano > Oralidade

Plano de aula - Descrição de personalidades

Plano de aula de Inglês com atividades para 6o ano do EF sobre Descrição de personalidades

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Valdelena Maria Nojosa Nobre Rodriguez

Sugestão de adaptação para ensino remoto

Ferramentas sugeridas
Ferramentas essenciais: Facebook, Whatsapp ou blog da escola (alguma plataforma que possibilite o envio aos alunos de posts e perguntas a serem realizadas nas aulas nas fases de: context, input e output).

Ferramentas optativas: Hangouts, Zoom, Facebook (para momentos síncronos). Se você quiser e puder, faça as mesmas atividades deste plano de forma síncrona, pedindo para que os alunos preparem com antecedência o output da aula, para que seja discutido no encontro síncrono).

Context
Em um encontro assíncrono, explique aos alunos o objetivo da aula da semana:
- To Describe People’s Personalities.

Considerando este tema, comece a semana escrevendo um post no grupo de Facebook ou Whatsapp e compartilhe esta música da Lady Gaga versão clean para crianças (disponível aqui). Peça para eles escutarem e logo responderem a estas perguntas:
- What is the song about? Is it a sad or happy song?

Opcional: Compartilhe o link (disponível aqui) do transcript para ajudar na compreensão.

Input
Grave um vídeo apresentando vocabulário relacionado a personalidade, por exemplo, “happy, nice, outgoing, shy etc., ou apresente o vídeo de uma criança apresentando-se. Peça para os alunos assistirem só o primeiro minuto em casa e identificarem algumas das palavras. Por exemplo: cute and caring.

Em seguida, envie estes documentos do input (disponível aqui) para eles realizarem em casa de forma individual. Depois, compartilhe as respostas com os estudantes. Os alunos que tiverem dúvidas podem mandar mensagem privada.
Em uma aula síncrona, deixe-os em duplas ou trios e dê de 5 a 8 minutos para completar a atividade.

O link das atividades do input (disponível aqui).

Explique que eles podem utilizar a internet para encontrar o vocabulário e as imagens. Os alunos podem achar o que buscam fazendo uma pesquisa no google com a seguinte frase: “vocabulary for physical descriptions”.
Por fim, compartilhe as respostas ou grave um vídeo resolvendo as atividades e envie uma mensagem no grupo.

Output
Crie um post com as instruções:
“Draw a picture that represents you. It can be a picture of you, things you like, a drawing, anything you wish. Be creative. Then write 5 words to describe yourself.”

Coloque um exemplo pessoal como modelo.
For example: “I am creative, outgoing, passionate, I love food and I am kind.”

Depois disso, os alunos precisam enviar o próprio output nos comentários do post ou no grupo do Whatsapp. É necessário que eles comentem os posts de, pelo menos, dois colegas. Qualquer comentário relacionado ao assunto é válido. Exemplo: “Good job!” ou “I love pizza too”.

Alternativamente, eles podem escolher descrever alguma pessoa que gostem, por exemplo, a celebridade favorita, o pet, o melhor amigo etc.
Em uma aula síncrona, se achar bom para o nível da turma, você pode realizar a atividade proposta no plano original: “Two Truths and a Lie”.

Feedback
Se possível, corrija os posts individualmente (enviando uma mensagem privada para cada aluno). Logo em seguida, faça um resumo dos posts da semana. Por exemplo:
“Great job everyone! This week, you talked about people’s personalities”. New vocabulary from this week’s class was: X, Y and Z. Did you like this week’s topic? What did you learn, any new words?”

Os alunos podem responder nos chats compartilhando opiniões sobre a aula e o que aprenderam na semana. Por exemplo: “I learned the words: kind and outgoing”.

DICA: você pode escolher um aluno que participou muito bem da aula semanal e usá-lo como exemplo. Ex: “esta semana quero parabenizar especialmente o João pois gostei muito de suas fotos e de como ele participou na discussão”. Caso prefira, você pode mandar uma mensagem privada para o aluno escolhido. É importante lembrar que a cada semana um aluno diferente deve ser reconhecido por seus esforços.

Convite às famílias
Pode haver um grupo de Whatsapp com pais e/ou responsáveis dos alunos que estejam interessados em apoiar o ensino e também acompanhar o desenvolvimento e trabalho dos alunos durante cada semana. Nesta semana, se eles quiserem, os alunos podem gravar as apresentações e compartilhar com o grupo da família.

Sugestão Enviada Por: Isabel Callejas


Código: ING6_06UND02

(EF06LI05) Aplicar os conhecimentos da língua inglesa para falar de si e de outras pessoas, explicitando informações pessoais e características relacionadas a gostos, preferências e rotinas.


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Oralidade do 6º ano:

MAIS AULAS DE Inglês do 6º ano:

6º ano / Inglês / Conhecimentos linguísticos

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Inglês

Encontre planos de aula para outras disciplinas