Sobre este plano
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: Esse plano é o segundo de uma sequência de 3 planos que trabalha a competência oral, com foco na interação em sala de aula, através de brincadeiras e jogos. A escolha é sua: Você pode usá-los articulados ou individualmente, pois cada um apresenta alternativas para uso sem os outros.
Preparação para a aula: Para a realização da atividade proposta no Output, você precisará de uma bola (de qualquer tamanho ou material).
Objective
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientações: Mostre ou leia para os alunos o objetivo desta aula. Explique que eles irão interagir em inglês durante uma dinâmica bastante divertida (You’re going to interact with one another during a fun activity).
Context
Tempo sugerido: 4 minutos.
Orientações: Para começar a tratar do tema da aula (likes and dislikes), mostre o printscreen do site Smithsonian.com aos alunos (no datashow ou impresso em tamanho grande, no mínimo A3) e pergunte:
- Is this a journalistic article or a scientific article? Justify your answer with a word taken from the text. (Espera-se que os alunos digam que o texto é um scientific article e citem palavras como researchers e experiments para justificar a resposta). Em seguida, pergunte:
- What are researchers trying to find out through experiments? Pay attention to the title before answering (a intenção é fazer com que os alunos notem, especialmente, as palavras why, like e what. Com elas, a turma já conseguirá descobrir o tópico do artigo: por que gostamos do que gostamos).
Após a descoberta do tópico, faça perguntas que explorem o significado das palavras like e dislike:
- What kinds of food do you like? Are you able to explain why you like them? (resposta pessoal)
- What about the ones you dislike? Why don’t you like them? (resposta pessoal)
Fonte da imagem: https://www.smithsonianmag.com/science-nature/why-you-like-what-you-like-73470150/
Input
Tempo sugerido: 6 minutos.
Propósito: Prepará-los para a dinâmica ‘The like circle’.
Expectativa: Que eles falem sobre os gostos pessoais de Bryden.
Observação: O vídeo mostrado neste slide pode ser encontrado em https://www.youtube.com/watch?v=U97NupcWsRY (transcrição do vídeo aqui).
Orientações: Primeiro, mostre este slide e pergunte:
- Look at the title of the video and tell me: what do you think she is going to talk about? (Espera-se que, ao lerem o título do vídeo, os alunos respondam likes and dislikes).
Depois, incentive-os a fazerem mais previsões (respostas pessoais):
- What does she like? Can you guess?
- Is she going to talk about favorite foods or other things?
- Can you guess her dislikes?
Apresente o vídeo. Logo após, comente sobre as previsões feitas (respostas pessoais):
- Were you able to guess at least one of her likes? If so, which one?
- What about her dislikes? Could you guess?
- All her dislikes are related to a certain topic. What is it?
- Do you like technology as much as Bryden?
- Alternativa: Caso não possa apresentar o vídeo durante a aula por falta de computador e/ou projetor, a atividade pode ser feita com uma lista dos seus likes e dislikes. Siga os mesmos passos descritos anteriormente (antes de dizer seus gostos pessoais, peça que os alunos façam previsões. Depois, apresente seu top 10 de likes e de dislikes e, então, comente sobre as previsões).
Output
Tempo sugerido: 35 minutos.
Propósito: Que os alunos utilizem a língua em uma situação real.
Expectativa: Que os alunos se engajem na brincadeira e que consigam compartilhar seus gostos pessoais na língua alvo.
Orientações: Diga aos alunos que chegou a hora de descobrir os gostos pessoais dos colegas (It’s time to find out your classmates’ likes and dislikes!). Em seguida, apresente as instruções para a dinâmica (I will give you the instructions. Pay attention!) contidas no slide acima.
Após dar as instruções, comece a dinâmica. É importante que você assuma o papel de mediador (a), ou seja, não interfira diretamente na brincadeira. Isso inclui não realizar correções on the spot (logo depois do aluno se equivocar em algum aspecto linguístico). Deixe para fazer comentários técnicos posteriormente.
Ao final da dinâmica, pergunte (respostas pessoais):
- How did you like the activity? Was it fun?
- Was it difficult to decide to whom you should throw the ball?
- Were you surprised by your classmates’ likes and dislikes?
- Alternativa: caso não tenha acesso a um computador e/ou a um projetor, escreva as instruções para a dinâmica no quadro.
Feedback
Tempo sugerido: 3 minutos.
Propósito: Organizar os saberes ativados durante a aula.
Expectativa: Que os alunos saiam da aula conscientes do que aprenderam e com a sensação de dever cumprido. Eles precisam notar que, ao conseguirem participar das tarefas propostas, foram bem-sucedidos.
Orientações: Neste último momento da aula, retome o que a turma aprendeu. Projete (ou escreva no quadro) os principais aprendizados da aula para sistematizar o processo realizado até aqui. Se puder, comente sobre cada tópico. Entretanto, se o tempo estiver curto, apenas apresente este slide. Eles certamente irão notar o quanto aprenderam!