Objetivo
Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Autor: Janaina Pinheiro Vece
Mentor: Mara Elizabeth Mansani
Especialista de área: Rita Batista
Habilidade da BNCC
Elaborar estratégias pessoais de resolução de problemas e representá-las graficamente
Objetivos específicos
Ampliar o repertório de estratégias de resolução de problema e compreender que uma mesma situação pode ter respostas diferentes.
Conceito-chave
Estratégias de resolução e problemas abertos.
Recursos necessários
- Folha de papel A4 branca;
- Atividades impressas em folhas, coladas no caderno ou não.
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientação: Projete ou leia o objetivo para a turma.
Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.
Retomada
Tempo sugerido: 5 minutos.
Orientação: Apresente a personagem Carol às crianças e diga que ela tem algumas perguntas para fazer à turma. Leia, em voz alta, cada pergunta do balão de fala e dê oportunidades para que as crianças respondam e conversem a respeito. Como a proposta da retomada é resgatar os conhecimentos da turma sobre as estratégias de resolução de problemas com mais de uma resposta correta, conduza a discussão mantendo esse foco. Você pode fazer uma lista no quadro com as estratégias e representações mencionadas pelas crianças (desenhos, esquemas, escrita de palavras e escrita numérica).
Propósito: Retomar os conhecimentos sobre as diferentes estratégias de resolução de problemas que possuem mais de uma resposta possível.
Discuta com a turma:
- Qual estratégia você costuma usar para resolver o problema? Por que você tem essa preferência?
- Você já resolveu um problema por meio de uma estratégia diferente?
- Como saber se dois resultados diferentes para um mesmo problema estão corretos?
Atividade principal
Tempo sugerido: 15 minutos.
Orientação: Para o desenvolvimento da aula, organize as crianças em duplas produtivas. Proponha a leitura compartilhada do problema, você pode ler em voz alta para a turma ou solicitar às crianças que leem fluentemente. Essa abordagem é possível, pois os enunciados deste plano são curtos, permitindo a autonomia na leitura de problemas às crianças que estão em processo de alfabetização. No coletivo, explore o enunciado do problema pedindo para que as crianças falem sobre os seus dados (números e cores) e sobre a pergunta do problema. Verifique, também, o repertório da turma acerca das frutas, e suas respectivas cores. Leia o balão de fala da personagem Carol e ressalte às duplas que elas deverão pensar em mais de uma estratégia de resolução e resposta possível para solucionar problema. Reserve um tempo para que as duplas possam resolver o problema (no caderno ou numa folha à parte). Nesse momento, é importante andar pela sala para acompanhar as discussões das crianças e identificar as dificuldades e os erros que surgirem. Para saber como conduzir esse momento leia o guia de Intervenção do plano. Para dar sequência à aula, escolha algumas duplas para socializarem suas respostas e registros, estabelecendo como critério a diversidade de estratégias e resultados.
Propósito: Interpretar e resolver problemas por meio de diferentes estratégias, apresentando mais de uma resposta possível para sua solução.
Discuta com a turma:
- Quais são os dados do problema?
- Qual é a pergunta do problema?
- Qual é a diferença entre “quantas” e “quais”?
- Quais frutas são vermelhas? Quais são verdes? E amarelas?
Materiais complementares:
Discussão das soluções
Tempo sugerido: 7 minutos.
Orientação: Inicie o momento de discussão das soluções lendo o balão de fala da personagem Carol. Convide as duplas selecionadas para socializarem no quadro como fizeram para resolver o problema, e as respostas que encontraram. Durante a condução desta etapa da aula, é de suma importância que você valorize as estratégias de resolução das duplas e destaque, ao comparar os resultados, que é possível que um mesmo problema tenha respostas diferentes.
Para saber mais sobre resolução de problemas, clique aqui e leia o texto 2, do arquivo do programa Salto Para o Futuro, da TV Escola.
Propósito: Comunicar as estratégias pessoais de resolução por meio da linguagem oral e apresentar resultados diferentes para o mesmo problema.
Discuta com a turma:
- Quantas estratégias diferentes nossa turma usou para resolver o problema?
- Como podemos saber que a resposta do problema está correta?
- Você conseguiu encontrar mais de uma resposta possível para o mesmo problema?
Discussão das soluções
Tempo sugerido: 3 minutos.
Orientação: Após a socialização dos registros da turma, proponha a discussão e análise das estratégias de resolução dos personagens Lucas, Vitor e Carol. Peça para que as crianças descrevam os procedimentos de resolução apresentados no slides. É uma maneira de verificar como elas interpretam o registro matemático elaborado por outra pessoa.
Propósito: Analisar e validar as diferentes estratégias e respostas possíveis para o mesmo problema.
Discuta com a turma:
- Como Lucas fez para resolver o problema? Qual estratégia ele usou?
- E Vitor? Como ele resolveu o problema? O que tem de igual e diferente da estratégia de Lucas?
- E a Carol? Ela usou desenhos para resolver o problema?
- O que você achou das estratégias utilizadas por Lucas, Vitor e Carol?
- Qual dessas estratégias você usaria para resolver o problema?
Encerramento
Tempo sugerido: 5 minutos.
Orientação: Leia em voz alta o balão de fala da personagem e converse com as crianças a respeito dos diferentes jeitos e maneiras para resolver um problema, bem como, sobre as respostas possíveis para uma mesma situação.
Propósito: Conversar sobre o que foi aprendido durante a aula.
Discuta com a turma:
- Quem gostou da aula de hoje? O que você aprendeu?
- Quais estratégias sua dupla usou para resolver o problema?
- Qual estratégia diferente da sua dupla você usaria para resolver o problema?
- O problema sempre tem apenas uma resposta correta?
Raio X
Tempo sugerido: 13 minutos.
Orientação: Para o desenvolvimento da atividade de Raio-X, a orientação é que as crianças sejam organizadas individualmente. Leia o enunciado da situação problema em voz alta e peça para que resolvam o problema de acordo com as suas estratégias e representações. Procure observar e registrar os avanços e as dificuldades apresentadas pelas crianças. Deixe para intervir depois que as crianças concluírem a atividade, a partir da socialização de alguns registros.
Propósito: Avaliar se o objetivo da aula foi alcançado.
Discuta com a turma:
- Qual é a pergunta do problema?
- O problema tem apenas um caminho para ser resolvido?
- Quais estratégias posso utilizar para sua resolução?
Materiais complementares