12000
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Inglês > 8º ano > Oralidade

Plano de aula - Paráfrase

Plano de aula de Inglês com atividades para 8o ano do EF sobre paráfrase

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Isabela Silveira Sued

Sugestão de adaptação para ensino remoto

Ferramentas sugeridas
Essenciais:

- Videochamadas: Zoom ou Hangouts.
- Envio de mensagens e documentos: e-mail, Whatsapp ou Google Classroom.

Optativas:
- FlipGrid.
- Google Classroom, Padlet ou Moodle.
- TikTok.

Context
Compartilhe as perguntas do slide antecipadamente com seus alunos. Solicite que, em duplas, os alunos conversem sobre essas perguntas (por meio do Whatsapp, por exemplo). Explique que o resultado dessa conversa será retomado no encontro síncrono. Para introduzir o vídeo que será discutido no encontro, você pode adicionar as perguntas do Input, que introduzem o vídeo:
- Do you know the Breaking Bad series? When we meet, we’re going to watch an interview where Aaron Paul, from Breaking Bad, talks about his favorite series. Which series do you think it is?
Envie também o link do vídeo do Input, explicando o propósito dele conforme as orientações e solicite que o assistam antes do encontro síncrono, para conferirem se o palpite em dupla corresponde à resposta do ator.

Input
No encontro síncrono, retome as perguntas discutidas em dupla sobre os gostos pessoais e deixe que os alunos respondam livremente. Pergunte sobre as expectativas relacionadas ao vídeo: eles conhecem a série Breaking Bad, o ator, o programa de entrevistas ou a série preferida de Aaron?

Projete as perguntas de compreensão do Input e explique que o vídeo será assistido de novo, agora, para buscar essas informações. Caso não consiga projetar as perguntas, você pode compartilhá-las por meio do Google Drive ou do Whatsapp com os estudantes. Nesse caso, dê tempo para que leiam e façam perguntas relacionadas ao vocabulário, caso haja. Da mesma fora, exiba o vídeo no encontro ou peça para que eles o assistam novamente, buscando responder as perguntas. Peça para os estudantes compartilharem as respostas. Se necessário, compartilhe a ficha de transcrição e dê tempo para que leiam o texto buscando pelas respostas. Em seguida, volte para o compartilhamento com o grupo.

Output
Exiba a tabela do output e siga as orientações de apresentação. Chame atenção para o conteúdo da linha In other words, focando na função da paráfrase:
- Does the content of this line bring any new information? When people use “in other words”, what usually comes next?

Disponibilize a ficha de atividades no Google Docs, por e-mail ou pelo Whatsapp. Ela será realizada de modo assíncrono. Explique, conforme as orientações, que a tarefa envolve textos em que adolescentes falam sobre as séries favoritas. Diga que as palavras que faltam nos textos dizem respeito ao fato de que, quando falamos, utilizamos vários jeitos de dizer a mesma coisa, e que marcamos isso frequentemente com expressões que sinalizam as paráfrases.

Se você utiliza algum tipo de ambiente digital de uso pedagógico, como Google Classroom, Padlet ou Moodle, organize um espaço para a criação colaborativa de um “glossário” de expressões que utilizamos para parafrasear o que já foi dito. Peça que os estudantes compartilhem as expressões que aparecem na ficha de atividades e adicionem outras que eles já conhecem ou pesquisaram. Explique que elas serão úteis na atividade seguinte.

Solicite que os alunos preparem a apresentação sobre a série favorita utilizando a tabela da ficha de atividades e as expressões de paráfrase dos textos da ficha. Explique que a apresentação será feita por meio de vídeos. Você pode incentivá-los a serem criativos e usarem aplicativos de edição “divertida” de vídeos, como o TikTok, caso eles já utilizem essa rede. Caso você use o FlipGrid, solicite que os vídeos sejam postados lá. Senão, os estudantes devem compartilhar os vídeos pelo Whatsapp ou pelo Google Drive.

Feedback
No próximo encontro síncrono, retome a primeira atividade da ficha e cheque se ficaram dúvidas. Caso você tenha promovido a criação do glossário colaborativo, exiba o resultado e convide os estudantes a compartilharem o que aprenderam com ele.

Você pode exibir alguns dos vídeos produzidos ou dar tempo para que os estudantes escolham um ou dois vídeos para assistirem e comentarem em seguida. Estimule o feedback colaborativo: peça que comentem os vídeos dos colegas, seja nesse momento ou posteriormente, postando comentários na rede utilizada para o compartilhamento.

Retome o que aprenderam na sequência, seguindo as instruções do slide final. 

Convite às famílias
Os membros da família podem ser convidados a assistirem aos vídeos dos demais estudantes da turma. Os estudantes também podem ser estimulados a completarem o modelo da tabela da ficha com a opinião de membros da família.

Sugestão Enviada Por: Nathália Gasparini


Código: ING8_04UND02

(EF08LI01) Fazer uso da língua inglesa para resolver mal-entendidos, emitir opiniões e esclarecer informações por meio de paráfrases ou justificativas.


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Oralidade do 8º ano:

MAIS AULAS DE Inglês do 8º ano:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Inglês

Encontre planos de aula para outras disciplinas