12000
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Plano de aula - Paráfrase

POR: Isabela Sued 10/08/2018
Código: ING8_04UND02

8º ano / Inglês

Plano de aula alinhado à BNCC:

(EF08LI01) Fazer uso da língua inglesa para resolver mal-entendidos, emitir opiniões e esclarecer informações por meio de paráfrases ou justificativas.

Plano de aula de Inglês com atividades para 8o ano do EF sobre paráfrase

 

Sobre este plano select-down

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Preparação para a aula:

Objective select-down

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações: Mostre para a turma ou leia e escreva no quadro o objetivo desta aula. Explique que a aula será focada no uso de habilidades orais para esclarecer informações através de paráfrases.

Context select-down

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações:

  • Como um warm-up, mostre o slide (ou escreva as perguntas no quadro), peça que os alunos se levantem e diga: Discuss these questions in pairs. Whenever I clap my hands, you have to walk around and change pairs, OK?
  • Deixe que os alunos interajam com a mesma dupla por no máximo 30 segundos para manter a dinamicidade da atividade. Garanta que os alunos tenham falado com no mínimo três colegas diferentes antes de terminar.
  • Ao fim, peça que os alunos sentem-se novamente e convide dois ou três para compartilharem com a turma toda algo que aprenderam sobre seus colegas.

Input select-down

Tempo sugerido: 10 minutos

Propósito: Apresentar o conteúdo da aula de forma contextualizada.

Expectativa: Que os alunos vejam um diálogo parecido com o qual vão produzir na aula.

Orientações:

  • Diga aos alunos que eles verão uma entrevista na qual o ator Aaron Paul, da série Breaking Bad, fala sobre uma série de que gosta bastante.
  • Antes de exibir, pergunte: What do you think his favorite TV series is? Depois de ouvir as ideias dos alunos, diga: Let’s check if you’re right.
  • Depois de exibir pela primeira vez, pergunte: Have you ever heard of Stranger Things? What’s it about? What characters do you know? Depois de ouvir as contribuições dos alunos, passe o vídeo mais uma vez para garantir uma compreensão melhor e mais significativa da parte dos alunos.
  • Talvez o vídeo seja desafiador demais, pois tanto o entrevistado quanto o entrevistador falam muito rapidamente. Se este for o caso para os seus alunos, distribua a ficha de transcrição da entrevista.
  • Depois de exibir a entrevista, faça algumas perguntas para verificar a compreensão dos alunos, como:
  • What is Aaron Paul obsessed with? (The TV series ‘Stranger Things’.)
  • What was he surprised about? (The fact that some networks rejected the TV series.)
  • Who did he interview? (Millie Bobby Brown, the actress who plays Eleven.)
  • Why was he chosen to interview her? (Because he confessed his love for Stranger Things on Twitter.)
  • What did he tell her on the interview? (That he and his wife wanted to adopt her.)
  • Ao fim, diga: Like Aaron Paul, today you’re going to talk about your favorite TV show and explain why it’s your favorite, OK?

Material Complementar:

Output select-down

Tempo sugerido: 23 minutos

Propósito: Usar paráfrases para esclarecer informações e garantir a compreensão.

Expectativa: Que os alunos vejam um modelo e sejam capazes de preparar uma apresentação de um minuto.

Orientações:

  • Mostre a tabela aos alunos ou imprima em tamanho grande de modo que toda a turma consiga enxergar.
  • Diga: Like Aaron Paul, ‘Stranger Things’ is my favorite TV show. That’s because there aren’t any boring characters and the series is full of mysteries. In other words, it’s a mystery series in which there are only interesting characters. Esse é exatamente o modelo de diálogo que os alunos vão produzir nesta aula.
  • Caso você não goste de ou não conheça Stranger Things, adapte a tabela com informações sobre seu programa de TV favorito.
  • Diga: Now let’s read about some teenagers’ favorite TV shows. Distribua a ficha de atividades e indique o #1, pedindo que os alunos completem as expressões com as palavras do retângulo. Deixe que completem o exercício em no máximo dois minutos.
  • Ao fim, peça que comparem as respostas com um outro colega de classe para depois corrigir as questões com a turma toda. A correção pode ser feita no quadro ou oralmente.
  • Diga: When we paraphrase, we say things in a different way. There are four paraphrasing expressions in #1. Which expressions are these? Aceite as ideias dos alunos e, caso não estejam corretas, não diga as respostas e, sim, ajude-os a encontrá-las indicando o número da linha de cada expressão. Ao fim, escreva as quatro expressões no quadro:
  • To put it another way…
  • In other words…
  • What I’m trying to say…
  • To sum up...
  • Indique o #2 da ficha complementar e diga: Now it’s your turn! Prepare a one-minute presentation about your favorite TV show. Say which one it is, mention two reasons why you love it and think of another way to say it.
  • Dê aos alunos no máximo cinco minutos para a preparação. Enquanto preparam, ande pela sala ajudando com vocabulário ou dúvidas se necessário.
  • Depois que eles terminarem, divida os alunos em trios e diga: Now tell your group about your favorite TV show. Don’t forget to use the paraphrasing expressions to sum up your ideas. Enquanto os alunos apresentam suas ideias, passe pela sala monitorando e ajudando se necessário. Se ainda houver tempo, peça que troquem os grupos e apresentem suas ideias para um grupo diferente.
  • Para finalizar, pergunte aos alunos quais expressões eles usaram para parafrasear as suas ideias e convide dois ou três alunos para compartilharem a experiência.

Material Complementar:

Feedback select-down

Tempo sugerido: 5 minutos

Propósito: Organizar os saberes ativados durante a aula.

Expectativa: Que os alunos tomem consciência do que aprenderam, percebendo que possuem agora técnicas para esclarecer informações através de paráfrases.

Orientações: Encerre a aula com uma sistematização do conteúdo. Essa sistematização pode ser realizada através de uma conversa coletiva em que você lê os tópicos-chave do slide no datashow e os alunos explicam suas funções ou através do registro das contribuições dos alunos no quadro. Se possível, ilustre os aspectos listados pedindo exemplos dos alunos. Sugestões de perguntas:

  • When is paraphrasing useful? (To summarize or clarify ideas.)
  • What expressions can we use to paraphrase ideas? (To put it another way; In other words; What I’m trying to say; To sum up.)
  • How can you talk about something you like? (By presenting the reasons why you love it.)

Resumo da aula

download Baixar plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Preparação para a aula:

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações: Mostre para a turma ou leia e escreva no quadro o objetivo desta aula. Explique que a aula será focada no uso de habilidades orais para esclarecer informações através de paráfrases.

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações:

  • Como um warm-up, mostre o slide (ou escreva as perguntas no quadro), peça que os alunos se levantem e diga: Discuss these questions in pairs. Whenever I clap my hands, you have to walk around and change pairs, OK?
  • Deixe que os alunos interajam com a mesma dupla por no máximo 30 segundos para manter a dinamicidade da atividade. Garanta que os alunos tenham falado com no mínimo três colegas diferentes antes de terminar.
  • Ao fim, peça que os alunos sentem-se novamente e convide dois ou três para compartilharem com a turma toda algo que aprenderam sobre seus colegas.

Tempo sugerido: 10 minutos

Propósito: Apresentar o conteúdo da aula de forma contextualizada.

Expectativa: Que os alunos vejam um diálogo parecido com o qual vão produzir na aula.

Orientações:

  • Diga aos alunos que eles verão uma entrevista na qual o ator Aaron Paul, da série Breaking Bad, fala sobre uma série de que gosta bastante.
  • Antes de exibir, pergunte: What do you think his favorite TV series is? Depois de ouvir as ideias dos alunos, diga: Let’s check if you’re right.
  • Depois de exibir pela primeira vez, pergunte: Have you ever heard of Stranger Things? What’s it about? What characters do you know? Depois de ouvir as contribuições dos alunos, passe o vídeo mais uma vez para garantir uma compreensão melhor e mais significativa da parte dos alunos.
  • Talvez o vídeo seja desafiador demais, pois tanto o entrevistado quanto o entrevistador falam muito rapidamente. Se este for o caso para os seus alunos, distribua a ficha de transcrição da entrevista.
  • Depois de exibir a entrevista, faça algumas perguntas para verificar a compreensão dos alunos, como:
  • What is Aaron Paul obsessed with? (The TV series ‘Stranger Things’.)
  • What was he surprised about? (The fact that some networks rejected the TV series.)
  • Who did he interview? (Millie Bobby Brown, the actress who plays Eleven.)
  • Why was he chosen to interview her? (Because he confessed his love for Stranger Things on Twitter.)
  • What did he tell her on the interview? (That he and his wife wanted to adopt her.)
  • Ao fim, diga: Like Aaron Paul, today you’re going to talk about your favorite TV show and explain why it’s your favorite, OK?

Material Complementar:

Tempo sugerido: 23 minutos

Propósito: Usar paráfrases para esclarecer informações e garantir a compreensão.

Expectativa: Que os alunos vejam um modelo e sejam capazes de preparar uma apresentação de um minuto.

Orientações:

  • Mostre a tabela aos alunos ou imprima em tamanho grande de modo que toda a turma consiga enxergar.
  • Diga: Like Aaron Paul, ‘Stranger Things’ is my favorite TV show. That’s because there aren’t any boring characters and the series is full of mysteries. In other words, it’s a mystery series in which there are only interesting characters. Esse é exatamente o modelo de diálogo que os alunos vão produzir nesta aula.
  • Caso você não goste de ou não conheça Stranger Things, adapte a tabela com informações sobre seu programa de TV favorito.
  • Diga: Now let’s read about some teenagers’ favorite TV shows. Distribua a ficha de atividades e indique o #1, pedindo que os alunos completem as expressões com as palavras do retângulo. Deixe que completem o exercício em no máximo dois minutos.
  • Ao fim, peça que comparem as respostas com um outro colega de classe para depois corrigir as questões com a turma toda. A correção pode ser feita no quadro ou oralmente.
  • Diga: When we paraphrase, we say things in a different way. There are four paraphrasing expressions in #1. Which expressions are these? Aceite as ideias dos alunos e, caso não estejam corretas, não diga as respostas e, sim, ajude-os a encontrá-las indicando o número da linha de cada expressão. Ao fim, escreva as quatro expressões no quadro:
  • To put it another way…
  • In other words…
  • What I’m trying to say…
  • To sum up...
  • Indique o #2 da ficha complementar e diga: Now it’s your turn! Prepare a one-minute presentation about your favorite TV show. Say which one it is, mention two reasons why you love it and think of another way to say it.
  • Dê aos alunos no máximo cinco minutos para a preparação. Enquanto preparam, ande pela sala ajudando com vocabulário ou dúvidas se necessário.
  • Depois que eles terminarem, divida os alunos em trios e diga: Now tell your group about your favorite TV show. Don’t forget to use the paraphrasing expressions to sum up your ideas. Enquanto os alunos apresentam suas ideias, passe pela sala monitorando e ajudando se necessário. Se ainda houver tempo, peça que troquem os grupos e apresentem suas ideias para um grupo diferente.
  • Para finalizar, pergunte aos alunos quais expressões eles usaram para parafrasear as suas ideias e convide dois ou três alunos para compartilharem a experiência.

Material Complementar:

Tempo sugerido: 5 minutos

Propósito: Organizar os saberes ativados durante a aula.

Expectativa: Que os alunos tomem consciência do que aprenderam, percebendo que possuem agora técnicas para esclarecer informações através de paráfrases.

Orientações: Encerre a aula com uma sistematização do conteúdo. Essa sistematização pode ser realizada através de uma conversa coletiva em que você lê os tópicos-chave do slide no datashow e os alunos explicam suas funções ou através do registro das contribuições dos alunos no quadro. Se possível, ilustre os aspectos listados pedindo exemplos dos alunos. Sugestões de perguntas:

  • When is paraphrasing useful? (To summarize or clarify ideas.)
  • What expressions can we use to paraphrase ideas? (To put it another way; In other words; What I’m trying to say; To sum up.)
  • How can you talk about something you like? (By presenting the reasons why you love it.)

Contents

  1. INPUT: Jimmy Fallon interview
  2. OUTPUT: One-minute presentation about students’ favorite TV shows

Habilidade da Base Nacional Comum Curricular

(EF08LI01) Fazer uso da língua inglesa para resolver mal entendidos, emitir opiniões e esclarecer informações por meio de paráfrases ou justificativas.

Professor-autor: Isabela Sued

Mentor: Newton Murce

Especialista: Celina Fernandes


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

OUTRAS AULAS DESSA UNIDADE:

AULAS DESSA DISCIPLINA:

AULAS RELACIONADAS:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes