11999
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Plano de aula - "Will+infinitive" e "there will be"

POR: Fernanda Carla Correia Franco da Encarnação 17/07/2018
Código: ING8_08UND02

8º ano / Inglês

Plano de aula alinhado à BNCC:

(EF08LI11) Produzir textos (comentários em fóruns, relatos pessoais, mensagens instantâneas, tweets, reportagens, histórias de ficção, blogues, entre outros), com o uso de estratégias de escrita (planejamento, produção de rascunho, revisão e edição final), apontando sonhos e projetos para o futuro (pessoal, da família, da comunidade ou do planeta).

Plano de aula de Inglês com atividades para 8o ano do EF sobre Will+infinitive e there will be

 

Sobre este plano select-down

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Preparação para a aula: Caso não tenha como exibir os slides, imprima antecipadamente as fotos, pois a aula será baseada nestas fotos.

Objective select-down

Tempo sugerido: 1 minuto.

Orientações: Mostre ou leia para a turma o objetivo desta aula. Explique que a aula será focada no uso de will para escrever sobre previsões para o futuro.

Context select-down

Tempo sugerido: 3 minutos.

Orientações: Mostre o slide ou faça uma cópia da foto em tamanho A4 e escreva a pergunta no quadro. A foto foi tirada através de um print screen de um TED Talk (link: https://www.ted.com/talks/john_hardy_my_green_school_dream#t-105214), não é preciso exibir o video, o foco aqui é apenas a imagem da escola para aguçar a curiosidade dos alunos e servir como ponto de partida para a discussão.

Pergunte aos alunos:

  • What do you think this is? (prováveis respostas: cabin, house, hotel, hostel, spa.)

Explique:

  • This is the Green School in Bali, Indonesia.

Pregunte:

c. What do you think is different about this school? (aceite todas as respostas, mas não diga ainda se estão certas ou erradas e siga para o próximo slide)

Input select-down

Tempo sugerido: 6 minutos.

Propósito: Dar subsídio para os alunos escreverem seus textos no output, ou seja, fazer com que os alunos reflitam sobre a possibilidade de uma escola diferente, e a partir daí possam pensar em como será a escola que eles vão criar A foto e as frases foram tiradas de um TED Talk (link: https://www.ted.com/talks/john_hardy_my_green_school_dream#t-105214), não é preciso exibir o video, o foco aqui é apenas a imagem da escola e as frases sobre a escola, para aguçar a curiosidade dos alunos e servir como base para a discussão.

Orientações: Mostre o slide ou imprima a foto em tamanho A4 e escreva as frases no quadro. Dê um tempo para que leiam e vejam o que entendem. Deixe que comentem livremente. Então, siga com os alunos frase a frase esclarecendo qualquer dúvida. A primeira frase é fácil, mas os alunos tenham dificuldade em entender as outras frases. Faça perguntas sobre o que eles provavelmente já sabem, e explique o que talvez eles não saibam.

  • What’s alternative energy? (Ss: energy generated in a way that doesn’t harm the environment). Can you give me examples? (Ss: solar power, wind energy, wave energy.)
  • Explain compost toilets (toilets which don’t use water.)
  • What are organic vegetables? (Ss: vegetables with no pesticides.)
  • Explain bamboo blackboard (a blackboard made of bamboo.)
  • Explain bamboo building (to construct buildings with bamboo e.g. houses, schools, restaurants, etc.)
  • Do you like this school? Would you like to study there? Why or why not?

Output select-down

Tempo sugerido: 35 min

Propósito: pensar e discutir idéias a serem utilizadas na construção de um texto sobre a escola dos sonhos.

Expectativa: que os alunos primeiro consigam idealizar uma escola diferente e escrevam um texto sobre ela utilizando will+infinitive e there will be

Orientações: Proponha aos alunos que, em duplas, façam uma lista de coisas que eles gostariam de ter na escola dos sonhos deles. Os alunos podem se guiar pelas perguntas escritas no quadro, mas não devem se limitar a elas. Permita que a imaginação deles vá além. Pontue que eles devem utilizar as estruturas: will+infinitive, there will/won’t be, já que estamos tratando de uma idéia/previsão para o futuro. Você pode dar alguns exemplos para que fique mais claro, como My dream school will be in my community. There will be cooking lessons and a swimming pool, but there won’t be walls. Lembre-os que não devemos utilizar will have para falar de algo que existirá em um determinado lugar, mas sim, there will be. E.g Wrong - Will have a lot of food in my dream school. Correct - There will be a lot of food in my dream school. Dê um tempo para que eles possam efetuar esta tarefa (5 min). Enquanto os alunos discutem e escrevem, caminhe pela sala verificando se estão conseguindo fazer o exercício e oferecendo ajuda quando necessário para cada dupla individualmente.

Terminado o tempo, verifique coletivamente e oralmente algumas idéias dos alunos. Aceite apenas respostas em frases completas, e.g. There will be a swimming pool, e não apenas swimming pool. Anote algumas das idéias no quadro.

Explique aos alunos que agora eles vão escrever um pequeno texto descrevendo a Escola dos Sonhos deles. Proponha que eles publiquem esse texto no mural deles do facebook para que os amigos possam comentar ou curtir. Caso não tenham acesso a facebook, os alunos podem apresentar seus textos na própria sala, ou marcar uma visita a uma sala de nível próximo (um nível acima, por exemplo) para apresentar e receber os comentários e opiniões destas pessoas. Diga: Now, you will write a short text describing your Dream School, this text will be posted on your facebook wall to see if your friends would like to study in your dream school.

Sugira que os alunos comecem o texto com; I’m going to build my Dream School. It will be in…

Sugira também que terminem o texto com: So what do you think of my Dream School? Would you like to study there?

Material complementar:

Os alunos deste nível já devem ter estudado o uso de will nas aulas de gramática, porém, se desejar material para revisar este assunto, o site do British Council https://learnenglishkids.britishcouncil.org/en/grammar-practice/will-future-predictions possui um resumo do assunto, além de jogos, atividades para impressão e testes curtos. O site da ABA https://blog.abaenglish.com/advanced-grammar-there-is-there-are-in-the-future/ possui um resumo sobre o uso de There will be.

Caso os seus alunos tenham acesso à internet, você também pode recomendar que eles façam uma pesquisa sobre escola não convencionais. Este link (https://theirworld.org/news/15-of-most-unusual-schools-in-the-world) fornece 15 exemplos. Eles podem utilizar esse link ou fazer uma pesquisa livre no google e depois comentar sobre as escolas mais interessantes que eles encontraram.

Feedback select-down

Tempo sugerido: 5 minutos.

Propósito: Organizar os saberes ativados durante essa aula.

Expectativa: Que os alunos saiam da aula com a sensação de terem praticado e relembrado algo que já viram anteriormente, principalmente o uso the There will be. Os alunos brasileiros tendem a usar have inadequadamente, ao invés de there is/are, devido à associação com o português. Para dizer, por exemplo, “Tem uma cadeira na sala”, eles tendem a dizer “Have a chair in the room” ao invés de “There is a chair in the room”. Essa aula propõe o uso desta mesma estrutura, porém no futuro, objetivando auxiliar o aluno a usar corretamente estes termos.

Orientações: Encerre a aula com uma sistematização do conteúdo trabalhado. Você pode fazer essa sistematização em uma conversa coletiva (os alunos vão falando e você registra) ou, então, apresentar esse slide final já com as respostas.

Mostre, nas frases que anotou na etapa anterior, o uso de there will be e will+infinitive. O importante é que os alunos saiam da aula conscientes do que aprenderam e de que foram capazes de escrever um texto referente ao futuro.

Resumo da aula

download Baixar plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Preparação para a aula: Caso não tenha como exibir os slides, imprima antecipadamente as fotos, pois a aula será baseada nestas fotos.

Tempo sugerido: 1 minuto.

Orientações: Mostre ou leia para a turma o objetivo desta aula. Explique que a aula será focada no uso de will para escrever sobre previsões para o futuro.

Tempo sugerido: 3 minutos.

Orientações: Mostre o slide ou faça uma cópia da foto em tamanho A4 e escreva a pergunta no quadro. A foto foi tirada através de um print screen de um TED Talk (link: https://www.ted.com/talks/john_hardy_my_green_school_dream#t-105214), não é preciso exibir o video, o foco aqui é apenas a imagem da escola para aguçar a curiosidade dos alunos e servir como ponto de partida para a discussão.

Pergunte aos alunos:

  • What do you think this is? (prováveis respostas: cabin, house, hotel, hostel, spa.)

Explique:

  • This is the Green School in Bali, Indonesia.

Pregunte:

c. What do you think is different about this school? (aceite todas as respostas, mas não diga ainda se estão certas ou erradas e siga para o próximo slide)

Tempo sugerido: 6 minutos.

Propósito: Dar subsídio para os alunos escreverem seus textos no output, ou seja, fazer com que os alunos reflitam sobre a possibilidade de uma escola diferente, e a partir daí possam pensar em como será a escola que eles vão criar A foto e as frases foram tiradas de um TED Talk (link: https://www.ted.com/talks/john_hardy_my_green_school_dream#t-105214), não é preciso exibir o video, o foco aqui é apenas a imagem da escola e as frases sobre a escola, para aguçar a curiosidade dos alunos e servir como base para a discussão.

Orientações: Mostre o slide ou imprima a foto em tamanho A4 e escreva as frases no quadro. Dê um tempo para que leiam e vejam o que entendem. Deixe que comentem livremente. Então, siga com os alunos frase a frase esclarecendo qualquer dúvida. A primeira frase é fácil, mas os alunos tenham dificuldade em entender as outras frases. Faça perguntas sobre o que eles provavelmente já sabem, e explique o que talvez eles não saibam.

  • What’s alternative energy? (Ss: energy generated in a way that doesn’t harm the environment). Can you give me examples? (Ss: solar power, wind energy, wave energy.)
  • Explain compost toilets (toilets which don’t use water.)
  • What are organic vegetables? (Ss: vegetables with no pesticides.)
  • Explain bamboo blackboard (a blackboard made of bamboo.)
  • Explain bamboo building (to construct buildings with bamboo e.g. houses, schools, restaurants, etc.)
  • Do you like this school? Would you like to study there? Why or why not?

Tempo sugerido: 35 min

Propósito: pensar e discutir idéias a serem utilizadas na construção de um texto sobre a escola dos sonhos.

Expectativa: que os alunos primeiro consigam idealizar uma escola diferente e escrevam um texto sobre ela utilizando will+infinitive e there will be

Orientações: Proponha aos alunos que, em duplas, façam uma lista de coisas que eles gostariam de ter na escola dos sonhos deles. Os alunos podem se guiar pelas perguntas escritas no quadro, mas não devem se limitar a elas. Permita que a imaginação deles vá além. Pontue que eles devem utilizar as estruturas: will+infinitive, there will/won’t be, já que estamos tratando de uma idéia/previsão para o futuro. Você pode dar alguns exemplos para que fique mais claro, como My dream school will be in my community. There will be cooking lessons and a swimming pool, but there won’t be walls. Lembre-os que não devemos utilizar will have para falar de algo que existirá em um determinado lugar, mas sim, there will be. E.g Wrong - Will have a lot of food in my dream school. Correct - There will be a lot of food in my dream school. Dê um tempo para que eles possam efetuar esta tarefa (5 min). Enquanto os alunos discutem e escrevem, caminhe pela sala verificando se estão conseguindo fazer o exercício e oferecendo ajuda quando necessário para cada dupla individualmente.

Terminado o tempo, verifique coletivamente e oralmente algumas idéias dos alunos. Aceite apenas respostas em frases completas, e.g. There will be a swimming pool, e não apenas swimming pool. Anote algumas das idéias no quadro.

Explique aos alunos que agora eles vão escrever um pequeno texto descrevendo a Escola dos Sonhos deles. Proponha que eles publiquem esse texto no mural deles do facebook para que os amigos possam comentar ou curtir. Caso não tenham acesso a facebook, os alunos podem apresentar seus textos na própria sala, ou marcar uma visita a uma sala de nível próximo (um nível acima, por exemplo) para apresentar e receber os comentários e opiniões destas pessoas. Diga: Now, you will write a short text describing your Dream School, this text will be posted on your facebook wall to see if your friends would like to study in your dream school.

Sugira que os alunos comecem o texto com; I’m going to build my Dream School. It will be in…

Sugira também que terminem o texto com: So what do you think of my Dream School? Would you like to study there?

Material complementar:

Os alunos deste nível já devem ter estudado o uso de will nas aulas de gramática, porém, se desejar material para revisar este assunto, o site do British Council https://learnenglishkids.britishcouncil.org/en/grammar-practice/will-future-predictions possui um resumo do assunto, além de jogos, atividades para impressão e testes curtos. O site da ABA https://blog.abaenglish.com/advanced-grammar-there-is-there-are-in-the-future/ possui um resumo sobre o uso de There will be.

Caso os seus alunos tenham acesso à internet, você também pode recomendar que eles façam uma pesquisa sobre escola não convencionais. Este link (https://theirworld.org/news/15-of-most-unusual-schools-in-the-world) fornece 15 exemplos. Eles podem utilizar esse link ou fazer uma pesquisa livre no google e depois comentar sobre as escolas mais interessantes que eles encontraram.

Tempo sugerido: 5 minutos.

Propósito: Organizar os saberes ativados durante essa aula.

Expectativa: Que os alunos saiam da aula com a sensação de terem praticado e relembrado algo que já viram anteriormente, principalmente o uso the There will be. Os alunos brasileiros tendem a usar have inadequadamente, ao invés de there is/are, devido à associação com o português. Para dizer, por exemplo, “Tem uma cadeira na sala”, eles tendem a dizer “Have a chair in the room” ao invés de “There is a chair in the room”. Essa aula propõe o uso desta mesma estrutura, porém no futuro, objetivando auxiliar o aluno a usar corretamente estes termos.

Orientações: Encerre a aula com uma sistematização do conteúdo trabalhado. Você pode fazer essa sistematização em uma conversa coletiva (os alunos vão falando e você registra) ou, então, apresentar esse slide final já com as respostas.

Mostre, nas frases que anotou na etapa anterior, o uso de there will be e will+infinitive. O importante é que os alunos saiam da aula conscientes do que aprenderam e de que foram capazes de escrever um texto referente ao futuro.


Contents

  1. INPUT: Green School in Bali, Indonésia
  2. OUTPUT: to write a text about your dream school

Habilidade da Base Nacional Comum Curricular

((EF08LI11) Produzir textos (comentários em fóruns, relatos pessoais, mensagens instantâneas, tweets, reportagens, histórias de ficção, blogues, entre outros), com o uso de estratégias de escrita (planejamento, produção de rascunho, revisão e edição final), apontando sonhos e projetos para o futuro (pessoal, da família, da comunidade ou do planeta).

Professor-autor: Fernanda Encarnação

Mentor: Newton Murce

Especialista: Celina Fernandes


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

OUTRAS AULAS DESSA UNIDADE:

AULAS DESSA DISCIPLINA:

AULAS RELACIONADAS:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes