11997
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Inglês > 9º ano > Leitura

Plano de aula - Elementos de convencimento em propagandas

Plano de aula de Inglês com atividades para 9o ano do EF sobre elementos de convencimento em propagandas

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Amanda Maria Bicudo de Souza

Sugestão de adaptação para ensino remoto

Ferramentas sugeridas
Essenciais:
- Envio de mensagens e documentos: e-mail, Facebook, Whatsapp ou Google Classroom, Microsoft Teams.
- Acesso ao YouTube.

Optativas:
- Videochamadas: Zoom ou Hangout.
-Ferramentas de apresentação: Prezi, PowerPoint, Google Slide.
-Murais para exposição de trabalhos como Padlet ou Flipgrid.

Context
Diga aos alunos que esta é a segunda de três aulas sobre recursos de persuasão. Em uma aula síncrona, apresente o slide de objetivo da lesson e explique que eles serão apresentados a linguagem persuasiva utilizada em propagandas.

Para antecipar o tópico da aula, compartilhe as propagandas (disponível aqui) do input. Peça aos alunos para identificarem quais recursos persuasivos foram utilizados para chamar a atenção do leitor e convencê-lo/induzi-lo a adquirir o produto divulgado.

Input
Em um encontro síncrono, siga as instruções do slide e conduza a discussão sobre as propagandas apresentadas. Você pode utilizar o guideline (disponível aqui) para guiar esta conversa. Deixe que os alunos respondam livremente sobre as anotações. Em seguida, compartilhe os slides de input e explore a imagem com a turma.

Output
Esta atividade pode ser feita síncrona ou assincronamente. Divida a turma em duplas ou pequenos grupos, compartilhe as propagandas (disponível aqui) e siga as instruções do slide para que os alunos preparem uma apresentação. Eles podem utilizar ferramentas como o PowerPoint, Prezi ou Google Slide.

Feedback
Mostre o slide de feedback para a turma e peça para que realizem a atividade em conjunto. Converse sobre as dificuldades e o que aprenderam no processo.

Convite às famílias
Os familiares podem relembrar comerciais onde a figura feminina foi utilizada para fins de persuasão.. Os alunos podem compartilhar as histórias, procurar a propaganda online e dividir com os colegas em murais como o Flipgrid e o Padlet.

Sugestão Enviada Por: Roberta Calabre


Código: ING9_04UND02

(EF09LI05) Identificar recursos de persuasão (escolha e jogo de palavras, uso de cores e imagens, tamanho de letras), utilizados nos textos publicitários e de propaganda, como elementos de convencimento.


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Leitura do 9º ano:

MAIS AULAS DE Inglês do 9º ano:

9º ano / Inglês / Conhecimentos linguísticos

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Inglês

Encontre planos de aula para outras disciplinas