11993
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Plano de aula - Organizar escrita de um conto

POR: Renata Luz de Lima Lourenço 10/08/2018
Código: ING7_10UND01

7º ano / Inglês

Plano de aula alinhado à BNCC:

(EF07LI13) Organizar texto em unidades de sentido, dividindo-o em parágrafos ou tópicos e subtópicos, explorando as possibilidades de organização gráfica, de suporte e de formato do texto.

(EF07LI15) Construir repertório lexical relativo a verbos regulares e irregulares (formas no passado), preposições de tempo (in, on, at) e conectores (and, but, because, then, so, before, after, entre outros).

Plano de aula de Inglês com atividades para 7o ano do EF sobre Organizar escrita de um conto

 

Sobre este plano select-down

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Este plano é a parte 1 de um conjunto de 2 planos sobre organização do gênero textual conto. Se você preferir poderá usá-lo separadamente.

Preparação para a aula: O material desta aula é um vídeo. Caso você não tenha acesso à internet durante a aula, você pode contar a história com a ajuda de imagens. Para isso você precisa confeccionar cartazes com as imagens dos personagens. Você encontra modelos aqui.

  • Material complementar: Para que você esteja mais preparado para esta aula, você encontra mais informações sobre o conto Baba Yaga, the flying witch aqui.

Context select-down

Tempo sugerido: 3 minutos

Propósito: Fazer um levantamento sobre os elementos que devem estar contidos na parte introdutória de um conto.

Expectativa: Que os alunos consigam entender quais elementos de um conto devem estar presentes na introdução da história.

Orientações: Abra o slide. Converse com os alunos sobre o gênero textual conto. Pergunte o que eles já conhecem. Explique que nessa aula eles irão trabalhar com a primeira parte do conto, a introdução. Juntos, vocês irão identificar os elementos de um conto presentes nessa parte: Personagens (characters), espaço (space) e tempo (time). Eles poderão encontrar dificuldades em saber o que é o espaço e o tempo apenas pelos nomes, nesse caso você pode dar alguns exemplos de contos conhecidos.

  • What tales have you read?
  • Do you usually read this kind of text?
  • What are the characteristics of a tale? (Eles dirão algo relativo a presença de príncipe, princesa, castelo, etc. Diga que nem todos contos têm príncipes e princesas e que eles irão conhecer o início de um conto russo nesta aula).
  • Not all tales have princesses and princes. Today, you’re going to learn about a Russian tale. But first, let’s get to know the elements in a tale. They are: Characters, space and time. They are all in the introduction of the tale. (Você pode apontar no slide ou escrever no quadro conforme vai falando.)
  • What are ‘characters’? (Caso eles não saibam em inglês, dê exemplos. Escreva o nome de um conto famoso e seus personagens embaixo). Por exemplo:

Snow White

Characters: Snow White; the Prince, the Queen, the seven dwarfs.

  • What i’s ‘space’? (Faça o mesmo com o espaço)
  • What about ‘time’? (Repita com o tempo)
  • Now let’s get to know Baba Yaga, the flying witch.

Material complementar: Aqui você encontra exemplos dos elementos em dois contos conhecidos, Branca de Neve e A Bela e a Fera.

Objective select-down

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações: Mostre ou leia o objetivo desta aula para os alunos. Você pode escrever no quadro se preferir. Explique que, ao final desta aula, os alunos terão produzido o primeiro parágrafo de um conto apresentando os personagens, o tempo e o espaço da história.

  • At the end of this class you’ll have written the first paragraph your tale.

Input select-down

Tempo sugerido: 8 minutos

Propósito: Apresentar o início do conto russo Baba Yaga em vídeo e identificar personagens, tempo e espaço do texto.

Expectativa: Que os alunos consigam por meio da leitura das imagens e do texto no vídeo identificar os 9 personagens que fazem parte do conto em qual tempo e onde a história se passa.

Orientações: Agora eles irão conhecer parte do conto russo Baba Yaga. Mostre o slide (se você não tiver acesso ao slide na aula, você pode imprimir a imagem em tamanho grande, mínimo A3). Inicie perguntando se eles já ouviram falar dessa história. É bem provável que a maioria, senão todos, não conheçam esse conto. Não diga nada sobre a história, apenas que eles irão conhecer um pouco sobre ela no vídeo. Enquanto eles assistem, eles devem tomar nota no caderno dos personagens, do tempo e do espaço da história. Acesse o vídeo aqui. Passe o vídeo até os 4:54 minutos e depois faça a verificação com os alunos. Para isso, você pode ir anotando no quadro conforme eles vão falando. Além de falar sobre os elementos, converse com eles sobre o conto. Pergunte o que acharam.

Antes do vídeo:

  • Have you ever heard about Baba Yaga, the flying witch? I’m not telling you. You’ll figure it out on the video.
  • While you watch it, please take notes of the characters, the space and time of this story on your notebook.

Após o vídeo:

  • What do you think of this tale? Did you like it? Is it like the tales you usually read?
  • Let’s talk about the elements. What did you write? (Anote no quadro conforme eles falam)

Encontre as respostas esperadas aqui.

Output select-down

Tempo sugerido: 32 minutos

Propósito: Escrever a introdução de um conto.

Expectativa: Que os alunos escrevam a introdução de um conto criado por eles e organizem o primeiro parágrafo de forma coesa.

Orientações: Diga aos alunos que eles serão autores de seus próprios contos, mas nessa aula eles escreverão apenas a primeira parte da história, a introdução. Primeiro eles irão organizar as ideias para depois organizá-las em parágrafo.

  • Now it’s your turn to be the author! Based on all the tales you’ve read so far, you’re going to start to create one of your own. (Eles devem saber que terão autonomia para criar seus próprios textos, mas podem se inspirar em outros.) Mostre o próximo slide.

Output select-down

Tempo sugerido: Output.

Propósito: Escrever a introdução de um conto.

Expectativa: Que os alunos escrevam a introdução de um conto criado por eles e organizem o primeiro parágrafo de forma coesa.

Orientações: Entregue um worksheet para os alunos com os elementos a serem preenchidos. O worksheet está disponível para impressão aqui. Se você preferir, pode pedir para eles anotarem diretamente no caderno. Para isso passe o conteúdo da folha no quadro. Para iniciar eles devem pensar no título e nos elementos vistos até agora: personagens, tempo e espaço. Eles devem fazer a descrição de cada um dos seus personagens. Para que fique mais claro, mostre o slide com exemplos do conto Baba Yaga. Se você não tiver acesso ao slide durante a aula pode imprimir em tamanho grande (mínimo A3) ou dar uma cópia para cada aluno. Você encontra a versão para impressão aqui.

  • First, I want you to think about the characters, the space and time of your tale. Let’s see one example. (Mostre o exemplo da Baba Yaga)
  • Now, you have to use your imagination. Write down the title, the time, the space and the characters and their descriptions. (Eles devem ter suas próprias ideias. Dê a eles um tempo para pensar e escrever)

Output select-down

Tempo sugerido: Output.

Propósito: Escrever a introdução de um conto.

Expectativa: Que os alunos escrevam a introdução de um conto criado por eles e organizem o primeiro parágrafo de forma coesa.

Orientações: Após a parte criativa de criar os elementos de seus contos, os alunos irão escrever o primeiro parágrafo. Eles devem usar as informações que já anotaram e organizá-las em forma de parágrafo fazendo o uso correto de conectores e referência pronominal. Antes de começarem, diga que eles seguirão um parâmetro para que seus textos fiquem coerentes e coesos. Apresente a tabela do guia de feedback. Nesse momento os alunos a usarão apenas como um guia para escrever seus textos. Você encontra a tabela aqui. Você pode imprimir uma folha para cada aluno. Porém, lembre-se de pedir para que não anotem nada na tabela ainda. A tabela será usada posteriormente para que eles façam a leitura do texto de um colega. Para que fique mais claro o que você quer, mostre o slide com o exemplo do conto Baba Yaga. Você pode imprimi-lo em tamanho grande (mínimo A3) ou entregar uma cópia para cada aluno. O modelo de impressão você encontra aqui. Circule pela sala enquanto os alunos produzem seus textos. Caso seja preciso, mostre a eles a importância de conectar as frases para que o texto fique coeso.

  • Use the notes you wrote to create your paragraph, but before I’ll show you how I want you to write. (Apresente a tabela de feedback) In order to have a good text, your text must follow all the characteristics described here. (Você pode ler as características com eles)
  • You cannot write anything on the paper. It will be used later to do another activity. Just read it. (É importante que eles não escrevam na folha para que possam anotar nela quando forem ler o texto de um colega)
  • Pay attention to how you connect some sentences. Look at the example of Baba Yaga. They are not only isolated sentences, they are connected. There are expressions and words as “Once upon a time”, “when”, “after” and “but”. Start you text using ‘Once upon a time”. (Incentive-os a usar o texto como referência e iniciarem da mesma maneira: Once upon a time…

Output select-down

Tempo sugerido: Output

Propósito: Escrever a introdução de um conto.

Expectativa: Que os alunos escrevam a introdução de um conto criado por eles e organizem o primeiro parágrafo de forma coesa.

Orientações: Agora eles irão fazer a leitura do texto de um colega. Peça para que os alunos troquem seus textos com o colega mais próximo. Eles devem ler e escrever o feedback de suas leituras na ficha (no campo Reader’s comments). Após o término da leitura eles devem devolver o texto e a ficha de feedback para o autor. O aluno que escreveu o texto deve ler o que o colega anotou e fazer suas próprias anotações. Podem concordar ou discordar. Mostre a eles um exemplo de como fazê-lo. Essa atividade desenvolve no aluno o senso crítico e a habilidade de argumentar.

  • Read your friend’s comments. Do you agree with them? In case you don’t, write your arguments. (Exemplo: O colega escreveu que o texto não tem um fim, mas o autor pensa que sim. Ele deve anotar qual o fim da história na coluna reservada para ele - writer’s comments).

Feedback select-down

Tempo sugerido: 5 minutos

Propósito: Organizar o que foi aprendido durante a aula.

Expectativa: Que os alunos saiam da aula com mais informações sobre o que é um conto e que eles não são somente relacionados a fadas. Além disso, que conseguiram usar o inglês para descrever e saibam que caso seja necessário escrever um conto eles já serão capazes de iniciar a organização.

Orientações: Peça para que alguns alunos falem sobre o que perceberam em seu texto. Termine com uma pergunta sobre quais são os elementos que deve conter a introdução de um conto.

  • What do you think of your friend’s comments? Do you agree or disagree? Why? (Incentive-os a darem sua opinião. Não é necessário que todos os alunos falem)
  • After all we’ve done today, can you tell me what the important aspects of a tale are? (Eles muito provavelmente irão responder: Characters, space, time.)

Opcional: Você pode pedir para os alunos revisarem seus textos em casa e trazerem na próxima aula.

Resumo da aula

download Baixar plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Este plano é a parte 1 de um conjunto de 2 planos sobre organização do gênero textual conto. Se você preferir poderá usá-lo separadamente.

Preparação para a aula: O material desta aula é um vídeo. Caso você não tenha acesso à internet durante a aula, você pode contar a história com a ajuda de imagens. Para isso você precisa confeccionar cartazes com as imagens dos personagens. Você encontra modelos aqui.

  • Material complementar: Para que você esteja mais preparado para esta aula, você encontra mais informações sobre o conto Baba Yaga, the flying witch aqui.

Tempo sugerido: 3 minutos

Propósito: Fazer um levantamento sobre os elementos que devem estar contidos na parte introdutória de um conto.

Expectativa: Que os alunos consigam entender quais elementos de um conto devem estar presentes na introdução da história.

Orientações: Abra o slide. Converse com os alunos sobre o gênero textual conto. Pergunte o que eles já conhecem. Explique que nessa aula eles irão trabalhar com a primeira parte do conto, a introdução. Juntos, vocês irão identificar os elementos de um conto presentes nessa parte: Personagens (characters), espaço (space) e tempo (time). Eles poderão encontrar dificuldades em saber o que é o espaço e o tempo apenas pelos nomes, nesse caso você pode dar alguns exemplos de contos conhecidos.

  • What tales have you read?
  • Do you usually read this kind of text?
  • What are the characteristics of a tale? (Eles dirão algo relativo a presença de príncipe, princesa, castelo, etc. Diga que nem todos contos têm príncipes e princesas e que eles irão conhecer o início de um conto russo nesta aula).
  • Not all tales have princesses and princes. Today, you’re going to learn about a Russian tale. But first, let’s get to know the elements in a tale. They are: Characters, space and time. They are all in the introduction of the tale. (Você pode apontar no slide ou escrever no quadro conforme vai falando.)
  • What are ‘characters’? (Caso eles não saibam em inglês, dê exemplos. Escreva o nome de um conto famoso e seus personagens embaixo). Por exemplo:

Snow White

Characters: Snow White; the Prince, the Queen, the seven dwarfs.

  • What i’s ‘space’? (Faça o mesmo com o espaço)
  • What about ‘time’? (Repita com o tempo)
  • Now let’s get to know Baba Yaga, the flying witch.

Material complementar: Aqui você encontra exemplos dos elementos em dois contos conhecidos, Branca de Neve e A Bela e a Fera.

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações: Mostre ou leia o objetivo desta aula para os alunos. Você pode escrever no quadro se preferir. Explique que, ao final desta aula, os alunos terão produzido o primeiro parágrafo de um conto apresentando os personagens, o tempo e o espaço da história.

  • At the end of this class you’ll have written the first paragraph your tale.

Tempo sugerido: 8 minutos

Propósito: Apresentar o início do conto russo Baba Yaga em vídeo e identificar personagens, tempo e espaço do texto.

Expectativa: Que os alunos consigam por meio da leitura das imagens e do texto no vídeo identificar os 9 personagens que fazem parte do conto em qual tempo e onde a história se passa.

Orientações: Agora eles irão conhecer parte do conto russo Baba Yaga. Mostre o slide (se você não tiver acesso ao slide na aula, você pode imprimir a imagem em tamanho grande, mínimo A3). Inicie perguntando se eles já ouviram falar dessa história. É bem provável que a maioria, senão todos, não conheçam esse conto. Não diga nada sobre a história, apenas que eles irão conhecer um pouco sobre ela no vídeo. Enquanto eles assistem, eles devem tomar nota no caderno dos personagens, do tempo e do espaço da história. Acesse o vídeo aqui. Passe o vídeo até os 4:54 minutos e depois faça a verificação com os alunos. Para isso, você pode ir anotando no quadro conforme eles vão falando. Além de falar sobre os elementos, converse com eles sobre o conto. Pergunte o que acharam.

Antes do vídeo:

  • Have you ever heard about Baba Yaga, the flying witch? I’m not telling you. You’ll figure it out on the video.
  • While you watch it, please take notes of the characters, the space and time of this story on your notebook.

Após o vídeo:

  • What do you think of this tale? Did you like it? Is it like the tales you usually read?
  • Let’s talk about the elements. What did you write? (Anote no quadro conforme eles falam)

Encontre as respostas esperadas aqui.

Tempo sugerido: 32 minutos

Propósito: Escrever a introdução de um conto.

Expectativa: Que os alunos escrevam a introdução de um conto criado por eles e organizem o primeiro parágrafo de forma coesa.

Orientações: Diga aos alunos que eles serão autores de seus próprios contos, mas nessa aula eles escreverão apenas a primeira parte da história, a introdução. Primeiro eles irão organizar as ideias para depois organizá-las em parágrafo.

  • Now it’s your turn to be the author! Based on all the tales you’ve read so far, you’re going to start to create one of your own. (Eles devem saber que terão autonomia para criar seus próprios textos, mas podem se inspirar em outros.) Mostre o próximo slide.

Tempo sugerido: Output.

Propósito: Escrever a introdução de um conto.

Expectativa: Que os alunos escrevam a introdução de um conto criado por eles e organizem o primeiro parágrafo de forma coesa.

Orientações: Entregue um worksheet para os alunos com os elementos a serem preenchidos. O worksheet está disponível para impressão aqui. Se você preferir, pode pedir para eles anotarem diretamente no caderno. Para isso passe o conteúdo da folha no quadro. Para iniciar eles devem pensar no título e nos elementos vistos até agora: personagens, tempo e espaço. Eles devem fazer a descrição de cada um dos seus personagens. Para que fique mais claro, mostre o slide com exemplos do conto Baba Yaga. Se você não tiver acesso ao slide durante a aula pode imprimir em tamanho grande (mínimo A3) ou dar uma cópia para cada aluno. Você encontra a versão para impressão aqui.

  • First, I want you to think about the characters, the space and time of your tale. Let’s see one example. (Mostre o exemplo da Baba Yaga)
  • Now, you have to use your imagination. Write down the title, the time, the space and the characters and their descriptions. (Eles devem ter suas próprias ideias. Dê a eles um tempo para pensar e escrever)

Tempo sugerido: Output.

Propósito: Escrever a introdução de um conto.

Expectativa: Que os alunos escrevam a introdução de um conto criado por eles e organizem o primeiro parágrafo de forma coesa.

Orientações: Após a parte criativa de criar os elementos de seus contos, os alunos irão escrever o primeiro parágrafo. Eles devem usar as informações que já anotaram e organizá-las em forma de parágrafo fazendo o uso correto de conectores e referência pronominal. Antes de começarem, diga que eles seguirão um parâmetro para que seus textos fiquem coerentes e coesos. Apresente a tabela do guia de feedback. Nesse momento os alunos a usarão apenas como um guia para escrever seus textos. Você encontra a tabela aqui. Você pode imprimir uma folha para cada aluno. Porém, lembre-se de pedir para que não anotem nada na tabela ainda. A tabela será usada posteriormente para que eles façam a leitura do texto de um colega. Para que fique mais claro o que você quer, mostre o slide com o exemplo do conto Baba Yaga. Você pode imprimi-lo em tamanho grande (mínimo A3) ou entregar uma cópia para cada aluno. O modelo de impressão você encontra aqui. Circule pela sala enquanto os alunos produzem seus textos. Caso seja preciso, mostre a eles a importância de conectar as frases para que o texto fique coeso.

  • Use the notes you wrote to create your paragraph, but before I’ll show you how I want you to write. (Apresente a tabela de feedback) In order to have a good text, your text must follow all the characteristics described here. (Você pode ler as características com eles)
  • You cannot write anything on the paper. It will be used later to do another activity. Just read it. (É importante que eles não escrevam na folha para que possam anotar nela quando forem ler o texto de um colega)
  • Pay attention to how you connect some sentences. Look at the example of Baba Yaga. They are not only isolated sentences, they are connected. There are expressions and words as “Once upon a time”, “when”, “after” and “but”. Start you text using ‘Once upon a time”. (Incentive-os a usar o texto como referência e iniciarem da mesma maneira: Once upon a time…

Tempo sugerido: Output

Propósito: Escrever a introdução de um conto.

Expectativa: Que os alunos escrevam a introdução de um conto criado por eles e organizem o primeiro parágrafo de forma coesa.

Orientações: Agora eles irão fazer a leitura do texto de um colega. Peça para que os alunos troquem seus textos com o colega mais próximo. Eles devem ler e escrever o feedback de suas leituras na ficha (no campo Reader’s comments). Após o término da leitura eles devem devolver o texto e a ficha de feedback para o autor. O aluno que escreveu o texto deve ler o que o colega anotou e fazer suas próprias anotações. Podem concordar ou discordar. Mostre a eles um exemplo de como fazê-lo. Essa atividade desenvolve no aluno o senso crítico e a habilidade de argumentar.

  • Read your friend’s comments. Do you agree with them? In case you don’t, write your arguments. (Exemplo: O colega escreveu que o texto não tem um fim, mas o autor pensa que sim. Ele deve anotar qual o fim da história na coluna reservada para ele - writer’s comments).

Tempo sugerido: 5 minutos

Propósito: Organizar o que foi aprendido durante a aula.

Expectativa: Que os alunos saiam da aula com mais informações sobre o que é um conto e que eles não são somente relacionados a fadas. Além disso, que conseguiram usar o inglês para descrever e saibam que caso seja necessário escrever um conto eles já serão capazes de iniciar a organização.

Orientações: Peça para que alguns alunos falem sobre o que perceberam em seu texto. Termine com uma pergunta sobre quais são os elementos que deve conter a introdução de um conto.

  • What do you think of your friend’s comments? Do you agree or disagree? Why? (Incentive-os a darem sua opinião. Não é necessário que todos os alunos falem)
  • After all we’ve done today, can you tell me what the important aspects of a tale are? (Eles muito provavelmente irão responder: Characters, space, time.)

Opcional: Você pode pedir para os alunos revisarem seus textos em casa e trazerem na próxima aula.

Contents

  1. INPUT: A video of a tale being told
  2. OUTPUT: Write the introduction of a tale.

Habilidade da Base Nacional Comum Curricular

(EF07LI13) Organizar texto em unidades de sentido, dividindo-o em parágrafos ou tópicos e subtópicos, explorando as possibilidades de organização gráfica e de formato do texto.

(EF07LI15) Construir repertório lexical relativo a conectores (and, but, because, then, so, before, after, entre outros).           

Professor-autor: Renata Luz de Lima Lourenço

Mentor: Tatiana Martin

Especialista: Celina Fernandes


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

OUTRAS AULAS DESSA UNIDADE:

AULAS DESSA DISCIPLINA:

AULAS RELACIONADAS:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes