11992
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Inglês > 9º ano > Oralidade

Plano de aula - Vídeo tutorial

Plano de aula de Inglês com atividades para 9o ano do EF sobre Vídeo tutorial

Plano 01 de 5 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Renan da Silva Portolan,

ESTE CONTEÚDO PODE SER USADO À DISTÂNCIA Ver Mais >
 

Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Preparação para a aula: Como esta aula irá trabalhar a habilidade de compilação de ideias-chave de textos orais por meio da tomada de notas, você, professor, irá precisar dos recursos/materiais listados abaixo. Caso haja indisponibilidade de algum recurso em sua escola, ao lado de cada recurso/material, entre parênteses, há sugestões de recursos/materiais alternativos.

  • Materiais necessários:
  • Slide 2: projetor e computador para exibição da imagem (a imagem pode ser impressa em uma folha grande e fixada no quadro ou, ainda, impressa e entregue aos alunos, em pequenos grupos);
  • Slide 3: projetor e computador para exibição do objetivo (você, professor, pode escrever o objetivo da aula no quadro, caso julgue necessário);
  • Slide 4: projetor e computador para exibição da imagem (que pode ser impressa e fixada no quadro ou distribuída aos alunos, como sugerido nos materiais para o Slide 2, acima); acesso à internet para exibição do vídeo; caixas de som. No ponto 3 do Slide 4, você irá usar o quadro para organizar as informações que os alunos vão trazendo, de acordo com o modelo que você pode encontrar aqui. (você poderá imprimir o handout e entregá-lo aos alunos);
  • Slide 5: projetor e computador para exibir o modelo de tomada de notas e o vídeo; handout com marcadores para a tomada de notas igual ao do slide (que você poderá imprimir e entregar aos alunos ou escrever sua estrutura no quadro; o link pode ser acessado no ponto anterior); handout 2, para a peer correction (você poderá escrever as informações no quadro, conforme sugerido no ponto 6, Slide 5);

  • Materiais complementares/sugestões de leitura e preparação para o professor:
  • No Slide 4, há um link para a transcrição do vídeo. Este pode e deve ser utilizado em sua preparação para a aula e pode ser encontrado aqui, também.
  • Como a aula será sobre a tomada de notas de um texto oral, neste link você poderá acessar mais algumas informações sobre métodos de tomada de notas e, neste, sobre estratégias que podem ser utilizadas durante o processo.

Context select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 7 minutos

Orientações: Mostre a imagem aos alunos (no datashow ou imprima a imagem em tamanho grande de modo que toda a turma consiga enxergar) e pergunte:

  • What do you see in this picture? (Os alunos podem responder coisas como Two people studying for exams/selecting information/reading books)
  • How do you study before exams? (Os alunos poderão responder coisas parecidas com I read the notes in my notebook/I redo exercises/I watch videos on the Internet/I make summaries etc.)
  • What is the difference between the expectation and the reality? (As respostas podem ser parecidas com In picture 1, the person is highlighting one or two lines. In picture, the person is highlighting the whole page)
  • Where are you in this picture when you study? Are you more on the expectation team or on the reality team? (Aceite respostas como I’m in the expectation/reality picture ou apenas as palavras-chave expectation e reality)
  • In your opinion, which one is the best to study for a test: the expectation or the reality? (Os alunos poderão responder coisas como The expectation/reality is the best to study for a test ou apenas as palavras-chave expectation e reality).

Objective select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações: Mostre ou leia para a turma o objetivo desta aula. Explique que a aula será focada no desenvolvimento de estratégias e uso de um método para tomar notas a partir de um vídeo.

Input select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 16 minutos

Propósito: Instrumentalizar os alunos para a tomada de notas através de um listening guiado.

Expectativa: Que os alunos percebam a importância de introductory remarks e visual cues para a compreensão das informações mais importantes de um texto oral.

Orientações:

1. Leia o enunciado e a pergunta com a turma. Brevemente, pergunte aos alunos o que eles estão vendo na ilustração e o que ela tem a ver com o tópico do vídeo:

  • What do you see in the illustration? (Os alunos dirão algo como I see a mouth saying ABC; One person is saying something and the other doesn’t understand; One person is saying something and the other has an idea; Two people are talking etc. Aceite, também, palavras-chave que irão compondo o sentido que a imagem tem para os alunos)

2. Diga aos alunos que eles irão assistir ao vídeo para conferir se as respostas que eles deram foram corretas e devem ouvir tendo em mente a seguinte pergunta apenas: What is the objective of this video? (Os alunos responderão algo como To teach how to practice speaking/English using videos; To teach how to speak clearly etc.). Você pode encontrar o vídeo, do canal EngFluent, através do link <https://www.youtube.com/watch?v=QRPW_awvlCg>. Neste link, você encontrará a transcrição do vídeo para sua preparação para este momento da aula.

3. Peça aos alunos para contarem do que acham que o vídeo se trata e se as respostas que deram para a pergunta “a)” estavam de acordo com as ideias do vídeo: Tell me: what is the video about? Were your guesses correct? Vá anotando as palavras-chave no quadro para uso posterior. Diga aos alunos: You are going to watch the video and take notes of the most important information. How do you take notes? Everything? Keywords? Which words are important and help you? Eles poderiam dizer: First, Second, etc. Caso a resposta não venha, ajude-os. O importante é fazer com que eles percebam que precisam ouvir os marcadores.

4. Diga aos alunos: Now you are going to watch the video again, looking for the introductory remarks. Tell me to stop every time you find one. Vá anotando no quadro as palavras que os alunos forem apontando como marcadores (tente deixar bem parecido com o que tem no handout). Se for o caso, peça para repetirem e certifique-se de que todos entendem as palavras-chave (significado).

5. Pergunte aos alunos What has helped you understand the main ideas presented in the video? How can these strategies help us take notes while we watch a video? (Com relação à primeira pergunta, os alunos responderão algo como The illustrations/images/pictures/the words in the video ou como The words first, second, then. Já na segunda, espera-se que os alunos destaquem a relação entre ideias importantes e reforço visual, como They appear when the narrator says something important.)

Output select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos

Propósito: Proporcionar aos alunos uma experiência de tomada de notas a partir de um texto oral no gênero vídeo tutorial.

Expectativa: Que os alunos tomem nota de modo semi-autônomo, partindo das perguntas que guiaram a fruição do vídeo tutorial e das estratégias (introductory remarks e visual cues) no input e também das inclinações individuais de cada aluno (julgamento individual do que é importante).

Orientações:

1. Como um link para esta tarefa, diga aos alunos: Now, you are going to watch the video again and take notes of the important ideas the narrator mentions. Tranquilize a turma dizendo que eles não precisam entender todas as palavras, mas tentar tomar notas das ideias que o narrador vai expondo da maneira que acharem conveniente (palavras-chave; frases completas, caso já consigam, etc.).

2. Execute o vídeo em velocidade normal. Aqui, os alunos já irão começar a tomada de todas. Quando o vídeo acabar, dê um minuto para que os alunos terminem as ideias que já estavam escrevendo.

3. Peça aos alunos para guiarem as próprias anotações em uma lista: mostre a eles, no quadro, na projeção ou impresso, os seguintes marcadores:

  • What they have to do: First (select listening material)

Second: (get audiobooks, podcasts)

  • The best result of listening: (slow down audio in your computer)
  • 2 reasons: (speak slowly)

(hear clearly)

  • Example of the exercise: (listening, and repeating)
  • Steps of this speaking exercise (To listen, to repeat, to pay attention to the pronunciation, to pause parts, to practice slowly).

4. Execute o vídeo mais uma vez e peça aos alunos para conferirem e complementarem as notas que já tomaram na primeira tentativa: Now, you are going to listen again to check and complement your notes. Após, confira possíveis dúvidas que os alunos tenham.

5. Anuncie para a turma que esta será a última vez que irão assistir o vídeo para tomar notas das partes mais importantes e que você, professor, irá pausar o vídeo a cada 30 segundos para que eles confiram o que escreveram: This is the last time you will watch the video. I will pause every 30 seconds for you to check your ideas.

6. Após a atividade, organize os alunos em dupla. Entregue (você também poderá projetar para a turma ou acrescentar as partes em lilás aos tópicos já escritos no quadro e utilizados no ponto 2 desta seção) a eles este handout com os tópicos que guiaram a tomada de notas no output e peça a eles que confiram a produção do colega, observando o que apareceu ou não na tomada de notas: You are going to work in pairs. Read the information in the handout and check your partner’s work. Which ideas would you add or remove from his/her notes?

Feedback select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Propósito: Organizar os saberes ativados durante essa aula.

Expectativa: Que os alunos percebam o caminho que percorreram para executar a tarefa de tomada de notas (estratégias utilizadas) bem como saiam com a sensação de que conseguiram realizá-la. É importante ter em mente que esta sensação de ter conseguido dar conta da tarefa não significa uma tomada de notas perfeita e uma compreensão oral total; pelo contrário, dar conta significa que o aluno conseguiu tomar nota daquilo que era importante durante a escuta do texto oral sem a necessidade de compreender o texto oral na íntegra ou dominar o vocabulário sobre o tema.

Orientações: Feche a aula com uma retomada do que aprenderam. Coloque somente a pergunta inicial no projetor ou no quadro e deixe que os alunos falem livremente. Caso a resposta não venha, ou ela seja apenas algo como We watched a video and took notes, você pode instigar a turma com as seguintes perguntas:

  • What have you done in class today? (Os alunos responderão algo como We have talked about how we study for exams, we have watched a video, we have talked about the video, we have taken notes, we have checked our partner’s notes)
  • How have you taken notes? (Os alunos responderão algo como We have written complete sentences and keywords/the most important ideas.)
  • What kind of information do we select when we take notes? (Os alunos responderão algo parecido com We select the most important ideas)
  • What has helped you understand the main ideas presented in the video? How can these strategies help us take notes while we watch a video? (Com relação à primeira pergunta, os alunos responderão algo como The illustrations/images/pictures/the words in the video ou como The words first, second, then. Já na segunda, espera-se que os alunos destaquem a relação entre ideias importantes e reforço visual, como They appear when the narrator says something important.)

Resumo da aula

download Baixar plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Preparação para a aula: Como esta aula irá trabalhar a habilidade de compilação de ideias-chave de textos orais por meio da tomada de notas, você, professor, irá precisar dos recursos/materiais listados abaixo. Caso haja indisponibilidade de algum recurso em sua escola, ao lado de cada recurso/material, entre parênteses, há sugestões de recursos/materiais alternativos.

  • Materiais necessários:
  • Slide 2: projetor e computador para exibição da imagem (a imagem pode ser impressa em uma folha grande e fixada no quadro ou, ainda, impressa e entregue aos alunos, em pequenos grupos);
  • Slide 3: projetor e computador para exibição do objetivo (você, professor, pode escrever o objetivo da aula no quadro, caso julgue necessário);
  • Slide 4: projetor e computador para exibição da imagem (que pode ser impressa e fixada no quadro ou distribuída aos alunos, como sugerido nos materiais para o Slide 2, acima); acesso à internet para exibição do vídeo; caixas de som. No ponto 3 do Slide 4, você irá usar o quadro para organizar as informações que os alunos vão trazendo, de acordo com o modelo que você pode encontrar aqui. (você poderá imprimir o handout e entregá-lo aos alunos);
  • Slide 5: projetor e computador para exibir o modelo de tomada de notas e o vídeo; handout com marcadores para a tomada de notas igual ao do slide (que você poderá imprimir e entregar aos alunos ou escrever sua estrutura no quadro; o link pode ser acessado no ponto anterior); handout 2, para a peer correction (você poderá escrever as informações no quadro, conforme sugerido no ponto 6, Slide 5);

  • Materiais complementares/sugestões de leitura e preparação para o professor:
  • No Slide 4, há um link para a transcrição do vídeo. Este pode e deve ser utilizado em sua preparação para a aula e pode ser encontrado aqui, também.
  • Como a aula será sobre a tomada de notas de um texto oral, neste link você poderá acessar mais algumas informações sobre métodos de tomada de notas e, neste, sobre estratégias que podem ser utilizadas durante o processo.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 7 minutos

Orientações: Mostre a imagem aos alunos (no datashow ou imprima a imagem em tamanho grande de modo que toda a turma consiga enxergar) e pergunte:

  • What do you see in this picture? (Os alunos podem responder coisas como Two people studying for exams/selecting information/reading books)
  • How do you study before exams? (Os alunos poderão responder coisas parecidas com I read the notes in my notebook/I redo exercises/I watch videos on the Internet/I make summaries etc.)
  • What is the difference between the expectation and the reality? (As respostas podem ser parecidas com In picture 1, the person is highlighting one or two lines. In picture, the person is highlighting the whole page)
  • Where are you in this picture when you study? Are you more on the expectation team or on the reality team? (Aceite respostas como I’m in the expectation/reality picture ou apenas as palavras-chave expectation e reality)
  • In your opinion, which one is the best to study for a test: the expectation or the reality? (Os alunos poderão responder coisas como The expectation/reality is the best to study for a test ou apenas as palavras-chave expectation e reality).

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações: Mostre ou leia para a turma o objetivo desta aula. Explique que a aula será focada no desenvolvimento de estratégias e uso de um método para tomar notas a partir de um vídeo.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 16 minutos

Propósito: Instrumentalizar os alunos para a tomada de notas através de um listening guiado.

Expectativa: Que os alunos percebam a importância de introductory remarks e visual cues para a compreensão das informações mais importantes de um texto oral.

Orientações:

1. Leia o enunciado e a pergunta com a turma. Brevemente, pergunte aos alunos o que eles estão vendo na ilustração e o que ela tem a ver com o tópico do vídeo:

  • What do you see in the illustration? (Os alunos dirão algo como I see a mouth saying ABC; One person is saying something and the other doesn’t understand; One person is saying something and the other has an idea; Two people are talking etc. Aceite, também, palavras-chave que irão compondo o sentido que a imagem tem para os alunos)

2. Diga aos alunos que eles irão assistir ao vídeo para conferir se as respostas que eles deram foram corretas e devem ouvir tendo em mente a seguinte pergunta apenas: What is the objective of this video? (Os alunos responderão algo como To teach how to practice speaking/English using videos; To teach how to speak clearly etc.). Você pode encontrar o vídeo, do canal EngFluent, através do link <https://www.youtube.com/watch?v=QRPW_awvlCg>. Neste link, você encontrará a transcrição do vídeo para sua preparação para este momento da aula.

3. Peça aos alunos para contarem do que acham que o vídeo se trata e se as respostas que deram para a pergunta “a)” estavam de acordo com as ideias do vídeo: Tell me: what is the video about? Were your guesses correct? Vá anotando as palavras-chave no quadro para uso posterior. Diga aos alunos: You are going to watch the video and take notes of the most important information. How do you take notes? Everything? Keywords? Which words are important and help you? Eles poderiam dizer: First, Second, etc. Caso a resposta não venha, ajude-os. O importante é fazer com que eles percebam que precisam ouvir os marcadores.

4. Diga aos alunos: Now you are going to watch the video again, looking for the introductory remarks. Tell me to stop every time you find one. Vá anotando no quadro as palavras que os alunos forem apontando como marcadores (tente deixar bem parecido com o que tem no handout). Se for o caso, peça para repetirem e certifique-se de que todos entendem as palavras-chave (significado).

5. Pergunte aos alunos What has helped you understand the main ideas presented in the video? How can these strategies help us take notes while we watch a video? (Com relação à primeira pergunta, os alunos responderão algo como The illustrations/images/pictures/the words in the video ou como The words first, second, then. Já na segunda, espera-se que os alunos destaquem a relação entre ideias importantes e reforço visual, como They appear when the narrator says something important.)

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos

Propósito: Proporcionar aos alunos uma experiência de tomada de notas a partir de um texto oral no gênero vídeo tutorial.

Expectativa: Que os alunos tomem nota de modo semi-autônomo, partindo das perguntas que guiaram a fruição do vídeo tutorial e das estratégias (introductory remarks e visual cues) no input e também das inclinações individuais de cada aluno (julgamento individual do que é importante).

Orientações:

1. Como um link para esta tarefa, diga aos alunos: Now, you are going to watch the video again and take notes of the important ideas the narrator mentions. Tranquilize a turma dizendo que eles não precisam entender todas as palavras, mas tentar tomar notas das ideias que o narrador vai expondo da maneira que acharem conveniente (palavras-chave; frases completas, caso já consigam, etc.).

2. Execute o vídeo em velocidade normal. Aqui, os alunos já irão começar a tomada de todas. Quando o vídeo acabar, dê um minuto para que os alunos terminem as ideias que já estavam escrevendo.

3. Peça aos alunos para guiarem as próprias anotações em uma lista: mostre a eles, no quadro, na projeção ou impresso, os seguintes marcadores:

  • What they have to do: First (select listening material)

Second: (get audiobooks, podcasts)

  • The best result of listening: (slow down audio in your computer)
  • 2 reasons: (speak slowly)

(hear clearly)

  • Example of the exercise: (listening, and repeating)
  • Steps of this speaking exercise (To listen, to repeat, to pay attention to the pronunciation, to pause parts, to practice slowly).

4. Execute o vídeo mais uma vez e peça aos alunos para conferirem e complementarem as notas que já tomaram na primeira tentativa: Now, you are going to listen again to check and complement your notes. Após, confira possíveis dúvidas que os alunos tenham.

5. Anuncie para a turma que esta será a última vez que irão assistir o vídeo para tomar notas das partes mais importantes e que você, professor, irá pausar o vídeo a cada 30 segundos para que eles confiram o que escreveram: This is the last time you will watch the video. I will pause every 30 seconds for you to check your ideas.

6. Após a atividade, organize os alunos em dupla. Entregue (você também poderá projetar para a turma ou acrescentar as partes em lilás aos tópicos já escritos no quadro e utilizados no ponto 2 desta seção) a eles este handout com os tópicos que guiaram a tomada de notas no output e peça a eles que confiram a produção do colega, observando o que apareceu ou não na tomada de notas: You are going to work in pairs. Read the information in the handout and check your partner’s work. Which ideas would you add or remove from his/her notes?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Propósito: Organizar os saberes ativados durante essa aula.

Expectativa: Que os alunos percebam o caminho que percorreram para executar a tarefa de tomada de notas (estratégias utilizadas) bem como saiam com a sensação de que conseguiram realizá-la. É importante ter em mente que esta sensação de ter conseguido dar conta da tarefa não significa uma tomada de notas perfeita e uma compreensão oral total; pelo contrário, dar conta significa que o aluno conseguiu tomar nota daquilo que era importante durante a escuta do texto oral sem a necessidade de compreender o texto oral na íntegra ou dominar o vocabulário sobre o tema.

Orientações: Feche a aula com uma retomada do que aprenderam. Coloque somente a pergunta inicial no projetor ou no quadro e deixe que os alunos falem livremente. Caso a resposta não venha, ou ela seja apenas algo como We watched a video and took notes, você pode instigar a turma com as seguintes perguntas:

  • What have you done in class today? (Os alunos responderão algo como We have talked about how we study for exams, we have watched a video, we have talked about the video, we have taken notes, we have checked our partner’s notes)
  • How have you taken notes? (Os alunos responderão algo como We have written complete sentences and keywords/the most important ideas.)
  • What kind of information do we select when we take notes? (Os alunos responderão algo parecido com We select the most important ideas)
  • What has helped you understand the main ideas presented in the video? How can these strategies help us take notes while we watch a video? (Com relação à primeira pergunta, os alunos responderão algo como The illustrations/images/pictures/the words in the video ou como The words first, second, then. Já na segunda, espera-se que os alunos destaquem a relação entre ideias importantes e reforço visual, como They appear when the narrator says something important.)

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Oralidade do 9º ano :

MAIS AULAS DE Inglês do 9º ano:

9º ano / Inglês / Conhecimentos linguísticos

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF09LI02 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Inglês

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano