Sobre este plano
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Materiais necessários: impressão das folhas com a tabela para entregar aos alunos; se possível, celulares para serem usados no final da aula (caso contrário, pedaços de papel, tipo Post-It para escreverem suas mensagens).
Obs.: Esta aula não tem continuação.
Context
Tempo sugerido: 5 minutos.
Orientações: Mostre a imagem aos alunos (no datashow ou imprima uma cópia) e pergunte:
- Where can you find these images? (Os alunos devem responder coisas como: internet, WhatsApp, messages)
- What do they mean? (Os alunos provavelmente responderão: feelings, sensations).
- How often do we use them nowadays? Do you use it every day? (Os alunos provavelmente responderão algo parecido com: every day, all the time)
- Is there any difference between the emojis in English and Portuguese? (Os alunos deverão responder algo parecido com: no, normally no).
Traga para discussão o que cada “emoji” simboliza e o motivo de usarmos tanto essas imagens atualmente. Faça perguntas como: What does the first image (emoji) stand for? Os alunos responderão algo como: laughing, smiling . Siga perguntando sobre as outras imagens, usando o mesmo padrão de pergunta dada acima. Possíveis respostas, da esquerda para a direita: 2) Blinking; 3) In love; 4) Upset; 5)Sending a kiss; 6) Laughing a lot; 7) Happy; 8) Sad, crying; 9) Sending a kiss with love; 10) Angel; 11) Proud, happy; 12)Sarcastic; 13)Very upset; disappointed; 14) Sending a kiss.
Fale da rapidez de comunicação a que estamos submetidos e a facilidade de usarmos uma imagem até para a comunicação entre falantes de outras línguas, uma vez que a imagem pode ter a mesma interpretação em diferentes línguas.
A fonte das imagens está em: (https://encrypted-tbn0.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9GcQdNMxq9OU-v1Bp8wUO21f54GbNDvYfpjZUwIvE3cgBGRumaDj3)
Objective
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientações: Mostre ou leia para a turma o objetivo desta aula. Explique que a aula será focada no reconhecimento do uso de abreviações e imagens (emojis) em mensagens de texto do tipo WhatsApp.
Input
Tempo sugerido: 15 minutos.
Propósito: Analisar a mensagem de texto escrita no telefone.
Expectativa: Que os alunos consigam perceber a diferença no uso das palavras abreviadas, sintam-se desafiados/incomodados com o que a palavra poderia significar.
Orientações: Se não houver a possibilidade de projetar a imagem, entregue-a como handouts para os alunos. Peça que alguns alunos tentem ler a mensagem. Como eles provavelmente terão dificuldades em perceber quais palavras as abreviações representam, faça perguntas do tipo: What do you think PICS mean? (Os alunos irão dar ideias diversas. Se ninguém acertar, traga a resposta como um primeiro exemplo: PICTURES)
Explore outras palavras que sejam mais simples, como: U (you), PLS (please), THX (thanks) da mesma forma como a primeira. Chame a atenção dos alunos para o uso das letras/ som: Notice how the letter U sounds exactly like the word YOU. Reescreva o texto em conjunto na lousa, de forma que as abreviações sejam todas vistas.
Output
Tempo sugerido: 15 minutos.
Propósito: Completar a lista de abreviações entregue a eles.
Expectativa: Que os alunos terminem a tabela completando os significados das abreviações e possam, em seguida, produzir textos com esse material.
Orientações: Entregue a tabela de abreviações para que os alunos completem a lista. Se tiver como projetar a tabela, isso ajudará na explicação da tarefa. Agrupe-os em duplas para que possam discutir sobre a atividade e sintam-se mais seguros. Dê exemplos de como algumas abreviações foram formadas: pode ser a letra inicial das palavras, mais frequente (LOL = Laughing Out Loud) ou pelo som (CU = See You). Monitore as duplas enquanto fazem a atividade, solucionando possíveis dúvidas. Depois de uns 5 a 7 minutos, corrija a atividade no quadro com todos.
Output
Tempo sugerido: 10 minutos.
Propósito: Levar os alunos a escrever um texto digital, tipo WhatsApp, em resposta à mensagem apresentada no início da aula, da forma mais autêntica possível.
Orientações: Diga que os alunos deverão agora escrever mensagens de resposta para a mensagem apresentada na aula: Now, let's write some real messages. Let's try to answer the first message we read in this class. Se necessário, volte ao slide 4. Deixe os alunos ainda trabalhando em duplas, para que eles possam se ajudar e se sentir mais seguros. Estabeleça aproximadamente 5 minutos para escreverem a mensagem. Monitore e ajude os grupos, se necessário.
Caso seja possível o uso de celular em sala de aula, peça que criem as mensagens e enviem uns aos outros. Outra possibilidade seria criar um grupo no WhatsApp para que as mensagens fossem compartilhadas. Se não for possível, faça a atividade em papéis, recolha-os e cole-os na parede para que os alunos possam ler todas as mensagens “enviadas”. Coloque como título desse mural algo como “Grupo da sala” (Class group).
Se houver tempo, peça a alguns alunos que relatarem como se sentiram mandando essas mensagens para os colegas e o quanto sentem que já conseguem se comunicar também em inglês.
Feedback
Tempo sugerido: 3 minutos
Propósito: Organizar os saberes ativados durante essa aula.
Expectativa: Que os alunos saiam da aula com uma sensação de sucesso. Eles precisam se dar conta de que o objetivo da aula era ser capaz de identificar algumas estratégias de escrita no meio digital, como o uso de acrônimos e emojis.
Orientações: Feche a aula com uma retomada do que aprenderam. Coloque somente a pergunta inicial no projetor ou na lousa e deixe que os alunos falem livremente. Se o tempo estiver curto, apenas apresente esse slide.