Atividade para impressão - Discurso de Churchill
Plano de Aula
Plano de aula: Evitar repetição em textos escritos
Plano 1 de uma sequência de 9 planos. Veja todos os planos sobre Writing Skills III
Sobre este plano
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Preparação para a aula: Baixe o áudio do discurso que será utilizado e faça cópias do texto a ser trabalhado para entregar aos alunos. Caso não seja possível baixar o áudio, ministre a aula apenas com o texto escrito.
Objective
Tempo sugerido: 2 minutos
Orientações: Mostre ou leia para a turma o objetivo desta aula. Explique que a aula será focada no reconhecimento do uso de discurso falado e texto escrito.
CONTEXT
Tempo sugerido: 7 minutos.
Orientações: Mostre a imagem aos alunos (no datashow ou imprima uma cópia em tamanho grande, no mínimo A3).
Aponte para a foto de Winston Churchill e pergunte:
- Who is this man? Do you know him? (Eles provavelmente dirão que não. Receba todas as respostas mas não diga ainda quem é.)
Aponte para a foto do mapa e pergunte:
- Which place is this? Do you know it? (É provável que os alunos não saibam, receba as respostas mas não diga se está certo ou errado.)
Aponte para a foto da bandeira e pergunte:
- Which country is this flag from? Which flag is this? (Talvez alguns alunos respondam England, receba as respostas mas não diga se está certo ou errado.)
Aponte para a foto da guerra e pergunte:
- What does this picture represent? (Os alunos provavelmente responderão war.)
- Which war? (Talvez alguns alunos respondam Second World War.)
Neste momento, explique as fotos para os alunos:
E.g. This is the picture of Winston Churchill, he was the Prime Minister of England during the Second World War. This is the map of the United Kingdom, where we find England. This is the English flag and this is a picture of the Second World War. He, Winston Churchill, was one of the most important people during the war to defeat the Nazis, and he helped rebuild England after the war.
Input
Tempo sugerido: 7min
Propósito: Perceber a repetição da expressão we shall no áudio.
Expectativa: Que os alunos percebam a repetição de we shall. Não é necessário que os alunos entendam todo o discurso, nem mesmo frases dele.
Orientações: Caso não tenha internet disponível em sala, baixe o áudio antecipadamente em https://www.youtube.com/watch?v=5IHadByMvXk, Caso não tenha como passar o áudio, pule para o próximo slide.
Leia o título e explique:
- I will play this audio and I would like you to try to identify some words or sounds in it.
Toque o áudio (apenas o áudio, não mostre o vídeo) duas ou três vezes do minuto 00:00 até o 00:32, e pergunte:
b. What did you notice in this audio? (talvez os alunos não percebam que se trata das palavras we shall mas devem comentar sobre a repetição do som. Receba seus comentários e depois passe para o próximo slide. Caso não comentem, não dê a resposta e siga para o próximo slide.)
Input
Propósito: Perceber a repetição da expressão we shall no texto.
Expectativa: que os alunos percebam a repetição de we shall. Não é necessário que os alunos entendam todo o discurso, nem mesmo frases dele.
Orientações: Permita que os alunos leiam o texto e pergunte:
a. What do you notice in this text? (provável resposta: it repeats ‘we shall’ )
Input
Propósito: Perceber a diferença do uso da repetição em um discurso falado e em um discurso escrito
Expectativa: Que os alunos percebam que em um texto escrito a repetição de palavras e termos geralmente não é bem vinda.
Orientações: Permita que os alunos leiam o texto novamente e dê 2 min para que, em pares, discutam a resposta para a pergunta no slide.
Pergunte:
- Why does he repeat ‘we shall’ all the time? (possíveis respostas: for emphasis, to put this idea into people’s mind, to make people remember it, etc.)
Explique ao aluno que a repetição é uma estratégia usada em discursos orais com vários intuitos. Neste, por exemplo, Churchill usou a repetição para incitar e encorajar as pessoas a lutar na guerra e defender seu país. Contudo, a repetição geralmente não é bem vista em textos escritos. Após a explicação, introduza o exercício que faremos no próximo slide (Imaginar que publicaremos este discurso em um jornal e devemos evitar a repetição):
- Repetition is a common strategy, used in oral speeches for many reasons. In this speech, Churchill used it to incite and encourage people to fight on the war and defend their country. However, in written texts, repetition is usually not seen as a good strategy. So now you are going to imagine that you will publish this speech in a newspaper and must avoid repetition.
Output
Tempo sugerido: 15 min
Propósito: Fazer com que os alunos reescrevam o discurso substituindo as repetições por uma variedade de expressões.
Expectativa: Que os alunos consigam utilizar uma variedade de palavras ou expressões para efetuar as substituições.
Orientações: Explique o exercício aos alunos conforme está proposto no slide, para que o façam em duplas. Se desejar, você pode entregar uma cópia da tarefa impressa para cada aluno ou dupla, em Discurso de Churchill há três cópias da tarefa por página, basta imprimir, cortar e entregar aos alunos. Depois, faça uma ou duas frases junto com os alunos como exemplo. Pergunte:
- Which words or expressions can we use to substitute ‘shall’? (possíveis respostas: we will/ we must not flag or fall. We are going to / we need to / it is important to/ it is vital to go on to the end.)
Explique aos alunos que também é possível evitar a repetição através da omissão, ou seja, os alunos não precisam substituir todos os “we shall” ou “we shall fight”. E.g. We shall fight on the fields and on the landing ground. / We shall not flag or fall, and go on to the end.
Enquanto os alunos discutem e reescrevem o discurso em duplas, caminhe pela sala verificando se estão conseguindo fazer o exercício e oferecendo ajuda quando necessário.
Despois que os alunos terminarem o exercício, peça que leiam e comentem seus discursos.
FEEDBACK
Tempo sugerido: 5 minutos.
Propósito: Organizar os saberes ativados durante essa aula.
Expectativa: Que os alunos aprendam esta estratégia de escrita, evitar repetições, algo cobrado em testes como TOEFL e IELTS, e assim possam ter melhores chances em seleções deste tipo no futuro, além de melhorar seus textos escritos no geral.
Orientações: Encerre a aula com uma sistematização do conteúdo trabalhado. Você pode fazer essa sistematização em uma conversa coletiva (os alunos vão falando e você registra) ou, então, apresentar esse slide final já com as respostas.
Mostre, nas frases que anotou na etapa anterior, o uso das palavras - expressões equivalentes. O importante é que os alunos saiam da aula conscientes do que aprenderam e de que foram capazes de usar expressões diferentes em um contexto real.
Caso deseje obter mais informações sobre o assunto, segue abaixo dois links para leituras complementares:
- Dicas para um bom Writing no TOEFL.
https://www.linguasoftech.com/blog/common-mistakes-to-avoid-in-toefl-writing/
2. Dicas de como evitar repetições.
http://en.writecheck.com/blog/2016/2/8/essay-writing-7-rules-to-avoid-repetition
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Ferramentas sugeridas
Essenciais:
- Videochamadas: Zoom ou Google Meet;
- Envio de mensagens e documentos: e-mail, WhatsApp ou Google Drive.
Context
Antes do encontro síncrono, solicite que os estudantes escolham um país de que gostam e pesquisem sobre elementos tradicionais da cultura desse lugar (esportes, pratos, vestimentas, músicas etc.). Sugira que eles conversem com familiares e amigos sobre o que descobriram. No encontro síncrono, compartilhe o slide e proceda conforme as orientações, solicitando que os alunos relatem o que aprenderam sobre a cultura do país como exemplos para as respostas às perguntas do slide.
Input
Exiba o primeiro slide e contextualize o romance com as informações das orientações.
Exiba o segundo slide e explique a tarefa de leitura. Compartilhe o texto e peça que os alunos façam a tarefa dentro do prazo estabelecido (por exemplo, dois dias). Se achar necessário, leia o texto em conjunto, até a primeira parte, antes de encerrar o encontro, conforme a sugestão do plano.
Terminado o prazo, compartilhe o slide da tarefa em duplas. Solicite que os alunos se comuniquem (via WhatsApp ou Google Meet) e comparem suas respostas antes do encontro síncrono.
No encontro, solicite que algumas duplas compartilhem suas respostas.
Output
Ainda no encontro, compartilhe o slide e proceda conforme as orientações até o item c. No item d, peça que as duplas da atividade anterior escolham quem vai ser o aluno A e quem vai ser o aluno B, e explique a tarefa. Depois de realizar a reflexão, as duplas devem se comunicar novamente para discutir suas respostas antes do próximo encontro síncrono.
Feedback
No próximo encontro síncrono, peça que as duplas comentem o que discutiram e corrija a atividade, exibindo o texto novamente. Oriente as atividades de reflexão sobre as aprendizagens conforme sugerido.
Convite às famílias
Os familiares podem compartilhar seus conhecimentos sobre as culturas de outros países e debater com os estudantes suas descobertas sobre esse tema.
Contents
- INPUT: discurso falado
- OUTPUT: transformação de discurso falado em discurso escrito
Habilidade da Base Nacional Comum Curricular
(EF08LI11) Produzir textos (comentários em fóruns, relatos pessoais, mensagens instantâneas, tweets, reportagens, histórias de ficção, blogues, entre outros), com o uso de estratégias de escrita (planejamento, produção de rascunho, revisão e edição final), apontando sonhos e projetos para o futuro (pessoal, da família, da comunidade ou do planeta).
Professor-autor: Fernanda Encarnação
Mentor: Newton Murce
Especialista: Celina Fernandes