11985
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Inglês > 8º ano > Escrita

Plano de aula - Evitar repetição em textos escritos

Plano de aula de Inglês com atividades para 8o ano do EF sobre Evitar repetição em textos escritos

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Fernanda Carla Correia Franco da Encarnação

Sugestão de adaptação para ensino remoto

Ferramentas sugeridas
Essenciais:
- Videochamadas: Zoom ou Google Meet;
- Envio de mensagens e documentos: e-mail, WhatsApp ou Google Drive.

Context
Antes do encontro síncrono, solicite que os estudantes escolham um país de que gostam e pesquisem sobre elementos tradicionais da cultura desse lugar (esportes, pratos, vestimentas, músicas etc.). Sugira que eles conversem com familiares e amigos sobre o que descobriram. No encontro síncrono, compartilhe o slide e proceda conforme as orientações, solicitando que os alunos relatem o que aprenderam sobre a cultura do país como exemplos para as respostas às perguntas do slide.

Input
Exiba o primeiro slide e contextualize o romance com as informações das orientações.

Exiba o segundo slide e explique a tarefa de leitura. Compartilhe o texto e peça que os alunos façam a tarefa dentro do prazo estabelecido (por exemplo, dois dias). Se achar necessário, leia o texto em conjunto, até a primeira parte, antes de encerrar o encontro, conforme a sugestão do plano.

Terminado o prazo, compartilhe o slide da tarefa em duplas. Solicite que os alunos se comuniquem (via WhatsApp ou Google Meet) e comparem suas respostas antes do encontro síncrono.

No encontro, solicite que algumas duplas compartilhem suas respostas.

Output
Ainda no encontro, compartilhe o slide e proceda conforme as orientações até o item c. No item d, peça que as duplas da atividade anterior escolham quem vai ser o aluno A e quem vai ser o aluno B, e explique a tarefa. Depois de realizar a reflexão, as duplas devem se comunicar novamente para discutir suas respostas antes do próximo encontro síncrono.

Feedback
No próximo encontro síncrono, peça que as duplas comentem o que discutiram e corrija a atividade, exibindo o texto novamente. Oriente as atividades de reflexão sobre as aprendizagens conforme sugerido.

Convite às famílias
Os familiares podem compartilhar seus conhecimentos sobre as culturas de outros países e debater com os estudantes suas descobertas sobre esse tema.

Sugestão Enviada Por: Nathália Gasparini


Código: ING8_08UND01

(EF08LI11) Produzir textos (comentários em fóruns, relatos pessoais, mensagens instantâneas, tweets, reportagens, histórias de ficção, blogues, entre outros), com o uso de estratégias de escrita (planejamento, produção de rascunho, revisão e edição final), apontando sonhos e projetos para o futuro (pessoal, da família, da comunidade ou do planeta).


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Escrita do 8º ano:

MAIS AULAS DE Inglês do 8º ano:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Inglês

Encontre planos de aula para outras disciplinas