11984
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Inglês > 9º ano > Escrita

Plano de aula - Argumentos persuasivos para um texto publicitário

Plano de aula de Inglês com atividades para 9o ano do EF sobre argumentos persuasivos para um texto publicitário

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Débora Izé Balsemão Oss

Sugestão de adaptação para ensino remoto

Código do plano: ING9_07UND01
https://novaescola.org.br/plano-de-aula/1833/argumentos-persuasivos-para-um-texto-publicitario

O output esperado dos alunos são anotações, que deverão contemplar aspectos que apresentem os prós e os contras envolvidos nas escolhas que os jovens farão, futuramente.

Ferramentas sugeridas
Essenciais:
- Videochamadas: Zoom ou Hangout.
- Envio de mensagens e documentos: e-mail, WhatsApp ou Google Classroom.
- Acesso ao YouTube

Optativas:
- Para compartilhar as produções, usar algum espaço para publicação de imagens e/ou textos: Instagram, blog da classe, Google Docs. Além disso, eles podem usar o TikTok para os vídeos.

Context (momento síncrono)
Trabalhe com os alunos de forma síncrona o slide do Context. Faça as perguntas e estimule a participação dos alunos para responderem livremente sobre seus gostos. Deixe a tela do seu computador compartilhada para que você possa ir anotando as respostas que os alunos forem respondendo e eles possam visualizá-las. Outra opção é abrir um Padlet para eles irem postando suas respostas. Monte com eles o mapa conceitual das respostas fornecidas. Mostre o slide do Context para que eles comparem, apresente o objetivo da aula e peça para que eles anotem este objetivo.

Input (momento síncrono)
Encaminhe a folha de atividades (encontrada aqui), e siga as orientações do Input no plano desta aula. Faça a atividade do vídeo 1.

Antes da atividade do vídeo 2, faça uma enquete com os alunos no Google Forms. Pergunte: What is better? Dream job or good job? Coloque as duas alternativas de resposta:

    - Dream job
    - Good job

Envie o link da enquete no chat do Zoom ou Hangout, ou via WhatsApp, e peça para os alunos responderem. Neste meio tempo, abra sua tela para compartilhar o gráfico de respostas enquanto eles vão respondendo em tempo real. Outra opção é montar a enquete pelo Mentimeter.

Após esta enquete, peça para os alunos, ao assitirem ao vídeo, verificarem também se a opinião emitida no vídeo corresponde ao resultado da enquete.

Trabalhe a atividade do vídeo 2, porém pause o vídeo a cada 2 minutos para checar a compreensão e mantê-los engajados na tarefa. Ao término da atividade, oriente-os para a atividade de Output que será feita individualmente. Organize os grupos que terão direcionamentos diferentes (estudos ou trabalho), e mostre o slide de Output para que tenham ideia da produção.

Output
Sugira aos alunos que o Output seja realizado de duas maneiras: na primeira, eles podem postar as suas listas no Google Slides, como num PowerPoint (forneça o link da página do documento previamente). Na segunda, podem abrir um mural no Padlet para colocarem suas conclusões.

Feedback (momento síncrono)
Tempo sugerido: 10 minutos
Reveja com os alunos as produções que eles elaboraram e verifique se ficaram dúvidas. Reforce o fato que estas informações são importantes para a construção de elementos que mostrem os prós e contras das escolhas que farão, e que servem como elementos persuasivos para um texto publicitário, para uma redação dissertativa, etc.

Convite às famílias
Peça aos alunos para que eles perguntem aos pais e familiares qual seria o trabalho do sonho deles, e quais escolhas eles teriam feito para chegar onde gostariam. Peça também para que os alunos relatem se os pais concordam com os elementos favoráveis e desfavoráveis que os alunos levantaram.

Sugestão Enviada Por: Nani Maciel


Código: ING9_07UND01

(EF09LI11) Utilizar recursos verbais e não verbais para construção da persuasão em textos da esfera publicitária, de forma adequada ao contexto de circulação (produção e compreensão).


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Escrita do 9º ano:

MAIS AULAS DE Inglês do 9º ano:

9º ano / Inglês / Conhecimentos linguísticos

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Inglês

Encontre planos de aula para outras disciplinas