11982
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Inglês > 8º ano > Conhecimentos linguísticos

Plano de aula - Uso do pronome relativo who-which

Plano de aula de Inglês com atividades para 8o ano do EF sobre Uso do pronome relativo who- which

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Vania Almeida Moraes

Sugestão de adaptação para ensino remoto

Ferramentas sugeridas
Essenciais:

- Videochamadas: Zoom ou Hangouts.
- Envio de mensagens e documentos: e-mail, Whatsapp ou Google Docs.

Optativas:

- Rede social da turma ou da escola.

Context
Peça para os alunos entrevistarem três estudantes da idade deles (da escola, vizinhos ou familiares) e registrarem conforme o slide, disponível nos materiais complementares.

No encontro síncrono, solicite que os alunos compartilhem os resultados das entrevistas.

Input
Introduza o texto conforme as orientações, exiba ou compartilhe a ficha de atividades e leia a atividade 1. Pergunte se os alunos têm alguma dúvida de vocabulário e esclareça, se necessário. Compartilhe o texto e solicite que realizem a atividade. Ressalte que a leitura é focada em obter essas informações. Antes do próximo encontro síncrono, peça para que discutam as respostas com um colega pelo Whatsapp, por exemplo. Oriente para a realização da atividade 2.

No próximo encontro síncrono, corrija as atividades. Exiba o slide e proceda conforme as orientações relacionadas à explicação dos usos dos pronomes relativos. Dê alguns minutos para que realizem a atividade 3. Peça para que compartilhem as respostas.

Output
Solicite que os alunos conversem novamente com os entrevistados, dessa vez, fazendo as perguntas da atividade 4 da ficha. Oriente-os a refletirem sobre as respostas e pensarem no tema do artigo.

No próximo encontro síncrono, peça aos alunos para comentarem a escolha. Proceda à orientação da produção escrita. Você pode pedir que os alunos façam a produção de modo síncrono via Google Docs, assim, você pode acompanhar o processo e tirar dúvidas. Divida os alunos em duplas e peça para que comentem as produções dos colegas, sugerindo correções, se acharem necessário.

Você pode pedir para os estudantes fazerem a revisão e as alterações necessárias no texto e divulgar as produções nas redes sociais da escola ou na página da turma, se houver.

Feedback
No próximo encontro síncrono, realize as atividades conforme as orientações.

Convite às famílias
Os familiares podem ser convidados a lerem os artigos e sugerirem profissões para a produção.

Sugestão Enviada Por: Nathália Gasparini


Código: ING8_06UND01

(EF08LI17) Empregar, de modo inteligível, os pronomes relativos (who, which, that, whose) para construir períodos compostos por subordinação.


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Conhecimentos linguísticos do 8º ano:

MAIS AULAS DE Inglês do 8º ano:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Inglês

Encontre planos de aula para outras disciplinas