11982
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

  

Plano de aula - Uso do pronome relativo who-which

Plano de aula de Inglês com atividades para 8o ano do EF sobre Uso do pronome relativo who- which

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Vania Almeida Moraes

 

Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Preparação para a aula: 1- Datashow, dicionários inglês-inglês ou reproduções de páginas de dicionários inglês-inglês contendo o vocabulário solicitado.

2- Um espaço do quadro reservado para escrever as definições conceituais solicitadas.

3- Cards em folhas de sulfite ou outro material, com as frases indicadas no slide OUTPUT, para a realização da atividade.

Context select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos

Orientações: Mostre o slide com a imagem aos estudantes, ou imprima-a e tire cópias suficientes para grupos de 4 estudantes. Pergunte:

1 - Where is this published? (In the English Oxford living dictionary)

2 - What is it about? (It´s about the definition of ‘teacher’ in US English.)

3 - What is the definition of ‘teacher’ according to the dictionary? (A person who teaches, especially in a school.)

Pergunte se eles conseguem inferir a função da palavra who na definição. Provavelmente vão dizer a sua tradução, "que". Diga que é justamente sobre esse tipo de palavra que será a aula de hoje.

Acesse o handout aqui: https://docs.google.com/document/d/12P756gBQtkNwW4AIdJ65l_jlLboBuGrtw8MR-DkgtwM/edit

Objective select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutes

Orientações: Mostre ou leia para a turma o objetivo desta aula. Explique que a aula será focada na relação da profissão de alguém às suas atribuições e de alguma coisa ao seu propósito.

Input select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido:15 minutos

Propósito: Introduzir a função do pronome relativo who, which, that em períodos compostos.

Expectativa: Que os estudantes percebam que:

A - o pronome relativo who refere-se a pessoas,

B - o pronome relativo which refere-se a coisas,

C - o pronome that substitui ambos

D - Eles unem duas ou mais orações, evitando a repetição de palavras, propiciando coesão ao período.

Orientações: Peça que os estudantes consultem dicionários inglês-inglês ou providencie reproduções de folhas suficientes para todos os grupos, das páginas de dicionários inglês-inglês, contendo as palavras necessárias para a atividade.

1- Comece pedindo que os estudantes encontrem no dicionário ou nas folhas reproduzidas, definições para as seguintes palavras:

a - Fisherman (A person who catches fish for a living or for sport.)

b - Lawyer (A person who practices or studies law; an attorney or a counselor.)

c - Zoo (An establishment which maintains a collection of wild animals, typically in a park or gardens, for study, conservation, or display to the public.)

d - Relative pronoun (A pronoun which refers to an antecedent, as a demonstrative or personal pronoun; specifically a pronoun which combines the function of a personal or demonstrative pronoun with that of a conjunction, subordinating one sentence or clause to another (e.g. who, which, that).

Nota: e.g. stands for exempli grafia, which means ‘for example’

2 - Peça que os estudantes anotem no caderno as definições encontradas no dicionário ou nas folhas reproduzidas.

3 - Em seguida, confira as respostas dos estudantes. Projete-as do dicionário virtual, acessando os links aqui:

A - https://en.oxforddictionaries.com/definition/us/fisherman;

B - https://en.oxforddictionaries.com/definition/us/lawyer.;

C - https://en.oxforddictionaries.com/definition/us/zoo;

D - https://en.oxforddictionaries.com/definition/us/relative_pronoun;

Acesse o handout aqui: https://docs.google.com/document/d/12P756gBQtkNwW4AIdJ65l_jlLboBuGrtw8MR-DkgtwM/edit

Ou leia com eles as respostas nas folhas reproduzidas ou ainda escreva-as no quadro, se necessário.

4 - Esclareça qualquer dúvida que eles possam ter em relação ao vocabulário.

5 - Peça que eles comparem as alternativas A, B, C com a alternativa D e discutam em grupo que relação há entre elas. Dê-lhes um tempo para discutirem entre si e em seguida peça que eles digam a que conclusão chegaram.

(Alternative D explains the meaning of who, which, that; Alternatives A,B,C give examples of relative pronouns.) Esclareça qualquer eventual dúvida sobre a gramática, instigando-os a refletirem sobre a função dos pronomes relativos (unir duas ou mais orações, evitando a repetição de palavras).

Output select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 MINUTOS

Propósito: Juntar as orações que se completam.

Expectativa: Que os estudantes identifiquem qual oração completa a outra e percebam a função do who e do which, unindo as orações a fim de se apropriarem do conhecimento linguístico apresentado no slide inicial.

Orientações::

1. Mantenha-os divididos em grupos de 4.

Prepare conjuntos de cards com as orações contidas no slide do output (digitado ou manuscrito) suficientes para todos os grupos.

2. Mostre o slide e leia com eles as orações incompletas.

3. 3. Distribua um conjunto de cards para cada grupo.

4. Oriente-os a trabalhar em dupla: Uma dupla procura as orações que se complementam com o uso do “who” e a outra as orações que se complementam com o uso do “which”.

5. Estabeleça um tempo para a realização da atividade. (De 8 a 10 minutos)

. 6. Peça que eles olhem as frases da outra dupla, observem o início da relative clause e digam por que algumas começam com who, outras com which e outras com that. (They start with who in reference to people, with which in reference to things, with that if they replace who or which.)

7. Após a hipótese elaborada, peça que relacionem as duas relative clauses que se iniciam com that.

8. Encerre a atividade.

9. Confira com eles a combinação correta das sentenças.

Combinação correta:

A - Marcela goes to a beauty salon which has great hairdressers.

B - A doctor is a professional who takes care of sick people.

C - Sebastião works in a restaurant that is on Flower street.

D - A fisherman is a person that works at the sea.

E - A tour guide is a person who leads tourists to amazing tours.

F - A housekeeper is a person who keeps our house organized.

G - A farmer is a person who works with food crops.

H - Maria works in a hospital which offers free medicine to patients.

Sugestão para variação da atividade: Selecione entre as sentenças do slide, uma frase com who e outra com which como modelo e peça que os estudantes criem suas próprias frases. Estabeleça o número de frases e o tempo para a atividade:

1- duas com who,

2- duas com which

3- uma com that referindo-se a pessoa e uma com that referindo-se a algo.

4- Peça que os grupos, um a um, escolham entre as frases criadas por eles, uma com cada pronome e a escrevam no quadro.

5- Peça que eles observem o início da relative clause e digam porque algumas começam com who, outras com which e outras com that.(They start with who in reference to people, with which in reference to things, with that if they replace who or which)

6- Encerre a atividade.

Material complementar: Segue links de sites com mais exercícios para os estudantes praticarem o tópico estudado:

1- https://www.montsemorales.com/gramatica/RelativeBU4-7.htm

2- https://busyteacher.org/24857-relative-clause-matching-sentences-activity.html

Feedback select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Propósito: Organizar os saberes ativados durante essa aula.

Expectativa: Que os alunos estejam melhor preparados para empregarem de modo adequado os pronomes relativos who e which em períodos compostos.

Orientações: Feche a aula com uma retomada do que aprenderam enfatizando que os pronomes relativos são utilizados para evitar repetições numa frase.

Resumo da aula

download Baixar plano

Preparação para a aula: 1- Datashow, dicionários inglês-inglês ou reproduções de páginas de dicionários inglês-inglês contendo o vocabulário solicitado.

2- Um espaço do quadro reservado para escrever as definições conceituais solicitadas.

3- Cards em folhas de sulfite ou outro material, com as frases indicadas no slide OUTPUT, para a realização da atividade.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos

Orientações: Mostre o slide com a imagem aos estudantes, ou imprima-a e tire cópias suficientes para grupos de 4 estudantes. Pergunte:

1 - Where is this published? (In the English Oxford living dictionary)

2 - What is it about? (It´s about the definition of ‘teacher’ in US English.)

3 - What is the definition of ‘teacher’ according to the dictionary? (A person who teaches, especially in a school.)

Pergunte se eles conseguem inferir a função da palavra who na definição. Provavelmente vão dizer a sua tradução, "que". Diga que é justamente sobre esse tipo de palavra que será a aula de hoje.

Acesse o handout aqui: https://docs.google.com/document/d/12P756gBQtkNwW4AIdJ65l_jlLboBuGrtw8MR-DkgtwM/edit

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutes

Orientações: Mostre ou leia para a turma o objetivo desta aula. Explique que a aula será focada na relação da profissão de alguém às suas atribuições e de alguma coisa ao seu propósito.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido:15 minutos

Propósito: Introduzir a função do pronome relativo who, which, that em períodos compostos.

Expectativa: Que os estudantes percebam que:

A - o pronome relativo who refere-se a pessoas,

B - o pronome relativo which refere-se a coisas,

C - o pronome that substitui ambos

D - Eles unem duas ou mais orações, evitando a repetição de palavras, propiciando coesão ao período.

Orientações: Peça que os estudantes consultem dicionários inglês-inglês ou providencie reproduções de folhas suficientes para todos os grupos, das páginas de dicionários inglês-inglês, contendo as palavras necessárias para a atividade.

1- Comece pedindo que os estudantes encontrem no dicionário ou nas folhas reproduzidas, definições para as seguintes palavras:

a - Fisherman (A person who catches fish for a living or for sport.)

b - Lawyer (A person who practices or studies law; an attorney or a counselor.)

c - Zoo (An establishment which maintains a collection of wild animals, typically in a park or gardens, for study, conservation, or display to the public.)

d - Relative pronoun (A pronoun which refers to an antecedent, as a demonstrative or personal pronoun; specifically a pronoun which combines the function of a personal or demonstrative pronoun with that of a conjunction, subordinating one sentence or clause to another (e.g. who, which, that).

Nota: e.g. stands for exempli grafia, which means ‘for example’

2 - Peça que os estudantes anotem no caderno as definições encontradas no dicionário ou nas folhas reproduzidas.

3 - Em seguida, confira as respostas dos estudantes. Projete-as do dicionário virtual, acessando os links aqui:

A - https://en.oxforddictionaries.com/definition/us/fisherman;

B - https://en.oxforddictionaries.com/definition/us/lawyer.;

C - https://en.oxforddictionaries.com/definition/us/zoo;

D - https://en.oxforddictionaries.com/definition/us/relative_pronoun;

Acesse o handout aqui: https://docs.google.com/document/d/12P756gBQtkNwW4AIdJ65l_jlLboBuGrtw8MR-DkgtwM/edit

Ou leia com eles as respostas nas folhas reproduzidas ou ainda escreva-as no quadro, se necessário.

4 - Esclareça qualquer dúvida que eles possam ter em relação ao vocabulário.

5 - Peça que eles comparem as alternativas A, B, C com a alternativa D e discutam em grupo que relação há entre elas. Dê-lhes um tempo para discutirem entre si e em seguida peça que eles digam a que conclusão chegaram.

(Alternative D explains the meaning of who, which, that; Alternatives A,B,C give examples of relative pronouns.) Esclareça qualquer eventual dúvida sobre a gramática, instigando-os a refletirem sobre a função dos pronomes relativos (unir duas ou mais orações, evitando a repetição de palavras).

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 MINUTOS

Propósito: Juntar as orações que se completam.

Expectativa: Que os estudantes identifiquem qual oração completa a outra e percebam a função do who e do which, unindo as orações a fim de se apropriarem do conhecimento linguístico apresentado no slide inicial.

Orientações::

1. Mantenha-os divididos em grupos de 4.

Prepare conjuntos de cards com as orações contidas no slide do output (digitado ou manuscrito) suficientes para todos os grupos.

2. Mostre o slide e leia com eles as orações incompletas.

3. 3. Distribua um conjunto de cards para cada grupo.

4. Oriente-os a trabalhar em dupla: Uma dupla procura as orações que se complementam com o uso do “who” e a outra as orações que se complementam com o uso do “which”.

5. Estabeleça um tempo para a realização da atividade. (De 8 a 10 minutos)

. 6. Peça que eles olhem as frases da outra dupla, observem o início da relative clause e digam por que algumas começam com who, outras com which e outras com that. (They start with who in reference to people, with which in reference to things, with that if they replace who or which.)

7. Após a hipótese elaborada, peça que relacionem as duas relative clauses que se iniciam com that.

8. Encerre a atividade.

9. Confira com eles a combinação correta das sentenças.

Combinação correta:

A - Marcela goes to a beauty salon which has great hairdressers.

B - A doctor is a professional who takes care of sick people.

C - Sebastião works in a restaurant that is on Flower street.

D - A fisherman is a person that works at the sea.

E - A tour guide is a person who leads tourists to amazing tours.

F - A housekeeper is a person who keeps our house organized.

G - A farmer is a person who works with food crops.

H - Maria works in a hospital which offers free medicine to patients.

Sugestão para variação da atividade: Selecione entre as sentenças do slide, uma frase com who e outra com which como modelo e peça que os estudantes criem suas próprias frases. Estabeleça o número de frases e o tempo para a atividade:

1- duas com who,

2- duas com which

3- uma com that referindo-se a pessoa e uma com that referindo-se a algo.

4- Peça que os grupos, um a um, escolham entre as frases criadas por eles, uma com cada pronome e a escrevam no quadro.

5- Peça que eles observem o início da relative clause e digam porque algumas começam com who, outras com which e outras com that.(They start with who in reference to people, with which in reference to things, with that if they replace who or which)

6- Encerre a atividade.

Material complementar: Segue links de sites com mais exercícios para os estudantes praticarem o tópico estudado:

1- https://www.montsemorales.com/gramatica/RelativeBU4-7.htm

2- https://busyteacher.org/24857-relative-clause-matching-sentences-activity.html

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Propósito: Organizar os saberes ativados durante essa aula.

Expectativa: Que os alunos estejam melhor preparados para empregarem de modo adequado os pronomes relativos who e which em períodos compostos.

Orientações: Feche a aula com uma retomada do que aprenderam enfatizando que os pronomes relativos são utilizados para evitar repetições numa frase.

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Conhecimentos linguísticos do 8º ano :

MAIS AULAS DE Inglês do 8º ano:

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF08LI17 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Inglês

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano