11981
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Ciências > 7º ano > Matéria e Energia

Plano de aula - Máquinas

Plano de Aula de ciências com atividades para 7º Ano sobre Máquinas

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Juliana Bressani Figueiredo Mascarenhas

Sugestão de adaptação para ensino remoto

Ferramentas sugeridas
Essenciais:
- Videochamadas: Zoom ou Hangouts.
- Envio de mensagens e documentos: e-mail, Whatsapp ou Google Classroom.

Optativas: caso a turma disponha de tempo e de conexão síncrona de qualidade, os alunos podem construir a cadeia virtualmente, com o professor compartilhando as imagens em arquivos do Google Drive. 

Contexto e questão disparadora
Marque uma videochamada, apresente os slides "Contexto" e oriente os alunos a refletirem sobre as questões apresentadas. Apresente a questão disparadora:

- O que aconteceu na sociedade por causa dessas máquinas?

Mão na massa
Organize a turma em grupos de 4 estudantes e proporcione um meio de comunicação entre eles, disponibilizando um link para videoconferência ou criando um grupo em aplicativo de mensagens. Faça um sorteio nos grupos para que cada estudante fique responsável por um dos aspectos das 4 revoluções industriais:
- Impacto Ambiental;
- Impacto Social;
- Impacto Econômico;
- Impacto no modo de vida;

Explique aos estudantes que eles deverão gravar um vídeo, a partir do aspecto que foi sorteado para cada um, explicando quais os impactos em cada uma das revoluções industriais. Oriente-os a compartilharem o vídeo produzido com o grupo e assistirem ao vídeo dos colegas.
Motive os grupos a discutirem sobre os impactos apresentados. 

Sistematização
Marque uma videochamada com toda a turma, proponha que os grupos compartilhem as conclusões e siga as orientações presentes no plano.

Convite às famílias
Os membros da família poderão auxiliar os estudantes na análises dos impactos sorteados e na produção do vídeo.

Sugestão Enviada Por: Fransueli Bahr


Código: CIE7_06M&E01

(EF07CI06) Discutir e avaliar mudanças econômicas, culturais e sociais, tanto na vida cotidiana quanto no mundo do trabalho, decorrentes do desenvolvimento de novos materiais e tecnologias (como automação e informatização).


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Matéria e Energia do 7º ano:

7º ano / Ciências / Matéria e Energia

MAIS AULAS DE Ciências do 7º ano:

7º ano / Ciências / Matéria e Energia

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Ciências

Encontre planos de aula para outras disciplinas