Sobre este plano
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você possa se planejar.
Sobre esta aula: Nesta aula, serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com uma das habilidades de Ciências. Você observará que a habilidade não será contemplada em sua totalidade e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes. Esta pode ser considerada uma aula inicial sobre a temática e pode ser considerada uma atividade diagnóstica para identificar as concepções dos alunos sobre o tema. Para mais informações e auxílio ao conteúdo, é importante acessar o link a seguir:
ANJOS, Talita Alves. Temperatura e calor. Mundo Educação. Disponível em: <https://mundoeducacao.bol.uol.com.br/fisica/temperatura-calor.htm>. Acesso em: 28 de abril de 2018.
Materiais necessários para a aula: Caixa de som e corda (materiais opcionais).
Título da aula
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientações: Leia o tema da aula para os alunos e comente sobre o tempo no dia (quantos graus está fazendo, se está quente ou frio). Após isso, inicie com a questão Temperatura e calor são a mesma coisa?. Mediando algumas respostas, deixe o tempo restante para que os alunos desenvolvam suas considerações iniciais.
Contexto
Tempo sugerido: 7 minutos.
Orientações: Divida os alunos em pequenos grupos. Peça para que interpretem, comentem e anotem sobre as principais características da imagem, fazendo algumas perguntas, como:
- O que você pode interpretar sobre a imagem?
- Qual a relação do termômetro com a imagem?
- Quantos graus celsius poderíamos relacionar a um dia quente?
- Qual a função do termômetro?
- O que o termômetro mede? (temperatura ou calor).
Com base nestes questionamentos e no debate inserido na sala, você pode finalizar com a pergunta conclusiva do 1º slide: Temperatura e calor são a mesma coisa? Neste momento, os alunos devem chegar à conclusão de que temperatura e calor são propriedades diferentes, porém se relacionam de alguma forma. Obs: Caso não haja disponibilidade para projeção ou impressão, você pode fazer um desenho no quadro, representando um termômetro com uma temperatura elevada, e também desenhar o Sol, representando um dia de verão.
Questão disparadora
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientações: Leia a Questão disparadora para os grupos. Deixe que os alunos levantem suas hipóteses e compartilhem suas opiniões sobre como ocorre a mudança de temperatura nos corpos e objetos. Diga para pensarem em exemplos do cotidiano e em situações que envolvam aumento de temperatura.
Dentre as situações, algumas respostas possíveis podem aparecer neste contexto: cozimento de alimentos, aquecimento do motor de carro, água fervendo na chaleira, atividades físicas, fazer fogo com gravetos. Se houver respostas envolvendo aquecimento de motor de carro, atividades físicas ou qualquer outro exemplo que relacione temperatura e movimento, faça um pequeno comentário e pergunte aos alunos: Qual a relação existente entre estes exemplos?
Mão na massa
Tempo sugerido: 24 minutos.
Orientações: Os grupos serão solicitados a realizar uma série de atividades físicas na sala ou em algum espaço físico disponível. As atividades podem ser feitas em duplas, individuais ou coletivas.
Sugestão de atividades para fazer individualmente:
- 20 polichinelos.
- 10 flexões.
- 10 agachamentos.
- 30 corridas estacionárias com elevação de joelho.
- 10 pula corda.
- 10 flexões
Sugestão de atividades para fazer em duplas:
- Abdominal estático (Tempo sugerido: 30 segundos a 1 minuto; repetições: 3.
- Abdominal lateral (número: 10 a 15 vezes; repetição: 2 ou 3 vezes).
- Prancha abdominal (número: 5 a 7 vezes; repetição: 1 vez).
- Agachamento em dupla (número: 10 vezes; repetição: duas a três vezes).
Sugestão de atividade para fazer em grupo: Você pode promover uma dança coletiva na sala, escolhendo alguma música da atualidade, ou pedir sugestões de músicas que os alunos gostem (de preferência estilos musicais que motivem os alunos a se movimentar). Se houver alunos na sala que gostem de cantar e dançar, é uma ótima oportunidade para incentivar essas habilidades. Pode, também, fazer um misto de atividades, mesclando exercícios individuais, em duplas e/ou em grupo. Após as atividades físicas, pergunte aos alunos:
- O que você está sentido?
- O que aconteceu com a temperatura do seu corpo?
- Por que aconteceu isso?
Peça para os grupos anotarem sobre a execução das atividades e as consequências ocorridas, para desta forma investigarem e deduzirem as respostas.
Mão na massa
Tempo sugerido:
Orientações: Para esta atividade você deve pedir aos alunos que esfreguem as palmas de suas mãos (uma contra a outra) o mais rapidamente possível, durante 10 segundos. Depois de realizada a atividade, faça novamente as perguntas do slide anterior:
- O que você está sentido?
- O que aconteceu com a temperatura na palma das mãos?
- Por que aconteceu isso? Como você explica este fato?
No final, você pode perguntar aos grupos: Qual a relação entre estas atividades e a temperatura? O que podemos concluir?
Os alunos devem observar que ao esfregar as mãos com determinada velocidade, elas começam a esquentar. Ou seja, a temperatura aumenta, e, quanto mais rapidamente os alunos esfregarem as mãos, maior será essa sensação de calor e aumento da temperatura entre elas.
Nesta etapa, os alunos devem concluir que a velocidade de movimentação (ou fricção, neste caso) ocasionará um aumento proporcional na temperatura. Quanto maior a velocidade ou a movimentação de um corpo, maior será a sua temperatura. Resumidamente, a temperatura está relacionada ao movimento (como visto no slide anterior) e também possui relação com velocidade (grau de agitação). Peça para os grupos trocarem informações entre si, checando e comparando os dados e as conclusões obtidas.
Mão na massa
Orientações: Ainda em grupos, peça para analisarem a imagem referente aos estados físicos da água. Proponha as seguintes questões:
- O que podemos observar com a imagem? O que está acontecendo?
- O que a temperatura tem a ver com esta imagem?
- Se o conceito de temperatura está relacionado ao movimento, onde ele está inserido neste exemplo? (O que está se movimentando?)
- Podemos ver este movimento? Onde será que ele está ocorrendo?
Após 5 minutos, troque os integrantes de cada grupo na sala (por meio de um sorteio, por exemplo). Os integrantes do novo grupo deverão trocar experiências e conclusões que desenvolveram com seus grupos de origem. Após 2 minutos, faça a troca novamente, desta vez, para os grupos iniciais se reencontrarem, onde deverão complementar suas ideias com as informações obtidas de outros colegas. Os alunos devem chegar à conclusão de que a mudança de temperatura nos corpos e objetos está relacionada com uma movimentação que ocorre no interior dos mesmos - a movimentação das pequenas partículas que formam as substâncias e que não podem ser vistas a olho nu. Parte-se do princípio de que os alunos tenham noções básicas e superficiais sobre a matéria, onde deduzem que os corpos e objetos são formados por partículas (pequenas coisas) e, desta forma, o aumento da agitação dessas “pequenas coisas” que formam a matéria (agitação interna e microscópica) é o responsável pelo aumento da sua temperatura. Após os alunos terem desenvolvido suas conclusões, você pode desenhar no quadro como as partículas que formam a água são representadas a partir dos seus estados físicos e mudanças de temperatura (as partículas mais próximas umas das outras no estado sólido e separadas no estado gasoso).
Obs: É importante a sua mediação constante nesta etapa para salientar e ajudar nas possíveis dúvidas dos alunos, pois ter a percepção de uma visão microscópica da matéria pode se tornar um desafio para alunos desta idade (e nesta série). Também é importante evitar o uso de palavras como “átomos” e “moléculas” já que estes conceitos serão estudados no 9º ano. Mas, se você desejar, pode comentar brevemente para complementar esta etapa da aula, porém sem aprofundamentos.
Obs. 2: Caso não haja disponibilidade para projeção ou impressão, você pode fazer um desenho no quadro, demonstrando os estados físicos da água de forma macroscópica (desenhando gelo, água líquida e gasosa).
Sistematização
Tempo sugerido: 15 minutos.
Orientações: Proponha uma conversa aberta com os alunos, dando um alguns minutos para cada grupo falar e compartilhar seus argumentos que foram desenvolvidos durante o percurso das atividades. Os grupos devem concluir que o grau de movimentação dos corpos está diretamente ligado ao aumento da temperatura. Quanto mais os corpos se agitam (movimentam) mais rápido será o aumento da sua temperatura. No entanto, nem sempre é possível observar de forma macroscópica esta movimentação, como por exemplo nos alimentos (sopa), bebidas (café) e objetos (barra de ferro aquecida). Nestes exemplos, a movimentação está ocorrendo no interior dos corpos e objetos, de forma microscópica, onde não podemos enxergar. Somos feitos de partículas (pequenas coisas) e, quanto mais estas partículas se agitam, maior será a temperatura dos corpos e objetos (estados físicos da água por exemplo). A movimentação das partículas que formam os corpos e objetos são as responsáveis pelo aumento da temperatura. Por este motivo, o café, quando está quente, apresenta maior agitação (movimentação) interna de suas partículas do que o café frio, causando, desta forma, a diferença de temperatura entre os dois. Portanto, a melhor definição de temperatura é: temperatura é a medida do grau de agitação das partículas de um corpo. Você também pode perguntar aos alunos:
- Qual foi a importância da aula de hoje? O que vocês aprenderam?
- Como foi o trabalho em grupo?
- Trocar informações com outros grupos contribuiu na conclusão final?
- Qual sua opinião sobre o trabalho realizado? Existem críticas ou sugestões?