Sugestão de adaptação para ensino remoto
Ferramentas sugeridas
- Videochamadas: Zoom ou Hangouts.
- Envio de mensagens e documentos: e-mail, Whatsapp ou Google Classroom.
Contexto e questão disparadora
Marque uma videochamada com a turma e utilize o slide “contexto”. Faça as perguntas propostas para iniciar uma reflexão sobre a temática da aula.
Apresente a questão disparadora:
- Do que é composto o nosso olho?
Peça aos estudantes que reflitam sobre a pergunta.
Mão na massa
Peça aos estudantes que convidem um pessoa da família para realizar esta atividade como dupla.
Oriente-os a observarrem o olho do familiar e desenhá-lo.
Envie aos estudantes o texto de apoio para o mão na massa sobre a estrutura do olho, disponível na aba “materiais e atividades”. Peça para tentarem identificar as partes do olho no desenho e descrever a função de cada uma delas.
Sistematização
Marque outra videochamada com toda a turma e dê espaço para que os estudantes compartilhem as observações e anotações sobre as partes do olho. Siga as orientações propostas no slide “sistematização”. Se preferir, envie os arquivos de sistematização, disponíveis na aba “materiais e atividades”.
Convite às famílias
Será fundamental o auxílio da família nesta atividade. Envie um convite explicando a atividade e solicitando que um integrante da família seja a dupla do estudante
Sugestão Enviada Por: Fransueli Bahr
Código: CIE6_07V&E02
(EF06CI08) Explicar a importância da visão (captação e interpretação das imagens) na interação do organismo com o meio e, com base no funcionamento do olho humano, selecionar lentes adequadas para a correção de diferentes defeitos da visão.
AULA 01
AULA 04
AULA 05
AULA 10
O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.
Ver mais detalhes