11974
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Ciências > 3º ano > Matéria e Energia

Plano de aula - Reflexão da luz

Plano de Aula de ciências com atividades para 3º ano sobre Reflexão da luz

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: ERIKA CARLA ALVES CANUTO DA COSTA

Sugestão de adaptação para ensino remoto

Ferramentas sugeridas

Essenciais:
- Videochamadas: Zoom ou Hangout.
- Envio de mensagens e documentos: e-mail, WhatsApp ou Google Classroom.
- Documentos colaborativos: Google Docs.
- Gravação de aulas: Loom ou Google meet.
- Video: Youtube

Contexto e questão disparadora

Envie para os alunos um documento Google Apresentações com vídeo ou áudio, orientando sobre o contexto e a questão disparadora da aula.
Insira o link do vídeo (disponível aqui) que trata sobre como a Lua reflete a luz do Sol.

Escreva ou explique as orientações e questões que estão no slide 3, a fim de que os alunos percebam como o Sol ilumina a Lua e como a luz dele não passa através dela.

Digite uma lista e organize a turma em grupos de até 5 integrantes e peça aos alunos que conversem, por celular, Whatsapp ou vídeo chamada, sobre as questões sugeridas.

Ao final, grave a questão disparadora junto com as indagações do slide, a fim de despertar o espírito curioso no grupo.

Mão na massa

Por meio de videoconferência, por Hangouts ou Zoom, provoque o grupo para esse momento, explicando a atividades que será desenvolvida. Explique que os mesmos grupos do trabalho inicial farão o experimento, mas, antes que eles coloquem a mão na massa. você irá instruí-los.

A ideia é que você simule o experimento e grave um vídeo anterior a aula.

No momento da aula, mostre o passo a passo para os alunos e pause o vídeo para fazer as perguntas necessárias. Não conclua totalmente o experimento. Este será o momento de provocação, para que os grupos se organizem e fiquem curiosos com o resultado. Provoque-os!

Dê um prazo para que os alunos se organizem nos grupos e envie um comunicado online, via e-mail ou Whatsapp, às famílias, para que acompanhem o experimento. Oriente as crianças a executarem a atividade junto à família e, em seguida, compartilharem com os grupos. .

Sistematização

Crie um documento colaborativo Docs com os nomes de cada grupo em uma página, envie para os alunos e peça a eles para registrarem as conclusões. Marque um encontro via videoconferência e peça aos grupos para partilharem os registros. 

Convite às famílias
As famílias serão convidadas a organizarem, junto das crianças, os materiais para o mão na massa e auxiliarem no experimento. É importante lembrar que todo ele deve ser conduzido pelos alunos.

Sugestão Enviada Por: Aline Soares Silva


Código: CIE3_02M&E03

(EF03CI02) Experimentar e relatar o que ocorre com a passagem da luz através de objetos transparentes (copos, janelas de vidro, lentes, prismas, água etc.), no contato com superfícies polidas (espelhos) e na intersecção com objetos opacos (paredes, pratos, pessoas e outros objetos de uso cotidiano).


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Matéria e Energia do 3º ano:

MAIS AULAS DE Ciências do 3º ano:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Ciências

Encontre planos de aula para outras disciplinas