Sobre este plano
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula:
Durante essa aula, serão abordados temas relacionados a uma das habilidades de Ciências (EF06CI14). Este plano constitui a parte final de uma sequência composta por duas aulas. Durante a primeira aula desta sequência, intitulada “Desvendando o tempo” (código CIE6_12TU01), foi realizada a construção coletiva de relógios do Sol.
Os materiais necessários para a aula serão: gnômon (produzidos na aula 1), bússola, lanterna e uma pirâmide de papel ou papelão. Caso a turma não tenha participado da aula 1, o professor deve preparar previamente os relógios de Sol. O relógio consiste em um disco graduado entrecortado por uma haste de papelão ou madeira, a qual perpassa exatamente o ponto central da circunferência. O disco de gnômon encontra-se disponível para impressão no link https://drive.google.com/open?id=1p5PwH9KXKClnq5JIQols7UA2FABGdrF- , ou pode ser produzido segundo as instruções abaixo:
INSTRUÇÕES PARA PRODUÇÃO DO DISCO DO GNÔMON:
Para a produção de um disco de gnômon, deve-se utilizar um compasso para traçar uma circunferência em uma folha de papel. Em seguida, recorte o círculo e divida a circunferência ao meio. Em uma das partes da circunferência, faça as marcações de 15 em 15 graus, com o auxílio de um transferidor. Una cada marcação de grau ao centro da circunferência utilizando uma régua, obtendo, assim, 12 partes iguais. Da direita para a esquerda, escreva as horas no interior de cada parte, iniciando em 6:00h e finalizando em 18:00h.
O ângulo de inclinação do gnômon deve ser ajustado à latitude da cidade onde a aula ocorrerá. Para o correto ajuste, deve-se afixar à base do gnômon um clipe de papel aberto no ângulo complementar ao valor numérico da latitude, para que a angulação resultante seja de 90 graus (ângulo reto). Por exemplo, caso a aula seja ministrada em Porto Alegre, cidade com latitude de -30 graus, deve-se abrir o clipe em uma angulação de 60 graus e utilizá-lo como suporte para o gnômon.
Para saber mais sobre a temática a ser desenvolvida nas aulas que tratam dessa habilidade, consulte o Manual de Astronomia - CDCC/USP. Disponível em http://www.cdcc.usp.br/cda/atividades/vo/bibliografia/EDIOURO%202012_06_12%20-%20Manual%20de%20Astronomia_AEB%20COM%20isbn.pdf.
Título da aula
Tempo sugerido: 3 minutos
Orientações: Leia o tema da aula e comente com os alunos que o gnômon (relógio de Sol) é o mais antigo objeto utilizado pelo homem para a medição do tempo. Anteriormente, composto apenas pelo ponteiro central, fazia a divisão do dia em duas partes. Com o tempo, novas formas de divisão foram inseridas, podendo determinar menores espaços de tempo.
Em seguida, explore de forma breve a imagem do gnômon contida no próximo slide.
Caso não disponha de projetor para apresentação das imagens, utilize um dos relógios produzidos e projete luz sobre o mesmo, representando o Sol.
Título da aula
Tempo sugerido: 2 minutos
Orientações: Neste momento, instigue os alunos para a percepção da importância da sombra na determinação da hora correta.
Caso não disponha de projetor para apresentação das imagens, utilize um dos relógios produzidos e projete luz sobre o mesmo, representando o Sol.
Contexto
Tempo sugerido: 5 minutos
Orientações: Inicie a aula retomando o cenário construído na aula anterior, com os seguintes dizeres: “Após receber a caixa enviada pelo estudioso na aula passada, nós conseguimos montar o nosso relógio de sol. Porém, como faremos para identificar o meio-dia?
Parece que ele nos deixou mais uma mensagem. Vamos ler?”
Em caso de indisponibilidade de uso de um projetor durante a realização da aula, os dizeres contidos no slide devem ser copiados na forma de um bilhete e lido para a turma:
“Parabéns, sexto ano!
Vocês realizaram um ótimo trabalho. Agora, basta posicionar seus relógios na direção norte, para conseguirem obter a hora correta. Na parte inferior de todos os relógios construídos por vocês, eu coloquei mais algumas dicas para auxiliá-los. Façam a leitura e… bom trabalho. Nós nos encontraremos ao meio-dia!”
Pergunte aos alunos:
“Agora, basta posicionar seus relógios corretamente para conseguirem obter a informação da hora correta. Qual direção seria essa?
Deixe que os mesmos façam breves inferências acerca do tema.
Professor, caso não tenha aplicado a aula 1 a sua turma, utilize apenas a pergunta para suscitar o raciocínio dos alunos em relação ao assunto.
Questão disparadora
Tempo sugerido: 5 minutos
Orientações: Leia a questão disparadora. Deixe que os alunos compartilhem suas opiniões sobre o tema e levantem hipóteses sobre quais seriam as melhores formas para utilizarem corretamente o relógio de Sol. Não se preocupe em responder aos questionamentos neste momento, mas sim, estimule-os a pensar sobre o tema.
Mão na massa
Tempo sugerido: 20 minutos
Orientações: Separe os alunos em grupos e peça para que cada grupo eleja um relator para a atividade. Em seguida, dê um gnômon, uma bússola e uma lanterna para cada grupo. Com o uso do slide ou de suas anotações, em caso de não dispor de um projetor, apresente a questão: “O relógio de Sol funciona em qualquer posição?”
Os alunos devem seguir as instruções para localizar o norte e, assim, posicionar o gnômon corretamente. Em seguida, estimule-os a utilizar a fonte de luz para simular a trajetória solar e perceber a mudança das horas.
Disponibilize aos grupos as dicas contidas no próximo slide durante todo o tempo de execução da tarefa.
Mão na massa
Tempo sugerido: 20 minutos
Orientações: Realize um “treinamento” pedindo que localizem algumas horas determinadas ao longo do dia. Exemplo:
- Em qual hora você costuma acordar? Mostre-me no relógio.
Em caso de indisponibilidade de uso de um projetor durante a realização da aula, as dicas devem ser impressas e disponibilizadas a cada grupo, ou escritas no quadro.
Sistematização
Tempo sugerido: 15 minutos
Orientações: Retome o que os alunos haviam dito na apresentação da questão disparadora e ressalte o que eles aprenderam na aula. Proponha uma roda de conversa para que um representante de cada grupo possa compartilhar a forma utilizada para solucionar o problema proposto e responder a pergunta proposta no slide. Espera-se que os alunos tenham sido capazes de compreender que o gnômon é um fantástico instrumento para a determinação do tempo, e que sua utilização baseia-se na ideia de localizar a projeção da sombra solar sobre um objeto graduado, uma vez que o Sol projeta trajetórias bem regulares. Cite que as pirâmides e os obeliscos são obras arquitetônicas antigas que atuam como grandes gnômons, permitindo a orientação temporal, assim como os gnômons menores.
Em seguida, finalize a aula apresentando uma pirâmide de papelão e solicite que um ou mais alunos encontre o horário de meio-dia no gnômon (ou utilizando a própria pirâmide como ponteira), com auxílio de uma lanterna. Relembre-os da dica apresentada no slide anterior, relacionada ao comprimento da sombra projetada ao meio-dia.