11955
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Ciências > 5º ano > Vida e Evolução

Plano de aula - As calorias dos alimentos

Plano de Aula de ciências com atividades para 5º ano sobre as calorias dos alimentos

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Juliana Portella de Freitas

Sugestão de adaptação para ensino remoto

Ferramentas sugeridas
USAR APENAS FERRAMENTAS EM PORTUGUÊS E GRATUITAS
- Essenciais: ferramenta para compartilhamento do link da reportagem (Whatsapp ou e-mail); videoconferência (Hangouts ou Zoom, por exemplo); ferramenta para compartilhamento de áudio ou mensagem (grupo de Whatsapp, por exemplo).

Contexto e questão disparadora
Encaminhe o link da reportagem “Aquele chocolate… virou salada” (disponível aqui), solicitando que os alunos leiam e reflitam sobre os seguintes questionamentos:
- Por que você acha que Vitória precisou mudar a alimentação para chegar ao peso ideal?
- O que seria o peso ideal?
- Você já ouviu falar de uma situação semelhante a da Vitória?
- Além de realizar mudanças na alimentação, que outras atitudes ela pode realizar para chegar ao peso ideal?
- Por que estar no peso ideal passou a ser uma preocupação para a Vitória?
- O que Vitória poderia fazer para monitorar a sua alimentação?

Em uma proposta de videoconferência, realize uma discussão com base nesses questionamentos, estimulando a participação de todos os alunos e dando liberdade para que expressem opiniões e ideias.

Mão na massa
Solicite que os alunos busquem, em casa, a embalagem ou rótulo de algum produto alimentício. Em seguida, eles devem procurar a tabela nutricional e lê-la atentamente, refletindo sobre o que cada informação representa. Reúna-os em grupos de cinco membros e peça que montem uma refeição com os alimentos coletados por cada aluno. Solicite que calculem, ao total, quantas calorias a refeição tem. Após isso, o grupo deve pesquisar qual a quantidade de calorias ideal para se ingerir durante o dia e, mediante esse conhecimento, avaliar se a refeição montada tem muitas ou poucas calorias. Por fim, solicite que cada grupo compartilhe a refeição e a quantidade de calorias que ela possui.

Sistematização
Finalize a aula, solicitando que os alunos respondam, por meio de áudio ou texto, à seguinte pergunta:
- Por que é importante observar o valor energético dos alimentos?

Convite às famílias
A família pode coletar rótulos ou embalagens de produtos alimentícios que tenham em casa e verificar, juntos, o valor energético desses alimentos. Depois, devem debater sobre:
- Será necessário modificarmos algum hábito alimentar em nossa família?

Sugestão Enviada Por: Cíntia Diógenes


Código: CIE5_07V&E02

(EF05CI08) Organizar um cardápio equilibrado com base nas características dos grupos alimentares (nutrientes e calorias) e nas necessidades individuais (atividades realizadas, idade, sexo etc.) para a manutenção da saúde do organismo.

(EF05CI09) Discutir a ocorrência de distúrbios nutricionais (como obesidade, subnutrição etc.) entre crianças e jovens a partir da análise de seus hábitos (tipos e quantidade de alimento ingerido, prática de atividade física etc.).


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Vida e Evolução do 5º ano:

MAIS AULAS DE Ciências do 5º ano:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Ciências

Encontre planos de aula para outras disciplinas