11953
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Ciências > 5º ano > Vida e Evolução

Plano de aula - Pirâmide alimentar: alimentação equilibrada e saudável

Organize um cardápio equilibrado em grupos alimentares e necessidades individuais para manutenção da saúde e discuta distúrbios nutricionais

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Juliana Portella de Freitas

Sugestão de adaptação para ensino remoto

Ferramentas sugeridas
USAR APENAS FERRAMENTAS EM PORTUGUÊS E GRATUITAS
- Essenciais: pesquisa de imagens no Google; documento compartilhado no Google Drive; assistir vídeo do Youtube; compartilhamento do link do vídeo por Whatsapp ou e-mail.

Contexto e questão disparadora
Solicite que os alunos procurem, na internet, imagens dos alimentos que mais consomem no dia a dia. Divida a turma em duplas. Cada dupla terá acesso a um documento no Google Drive (como sugestão, pode-se utilizar o Apresentações do Google Drive). As crianças devem incluir no documento as imagens coletadas anteriormente.

Mão na massa
Após as duplas agruparem as imagens, solicite que assistam ao vídeo “Pirâmide Alimentar” (disponível aqui) e conversem entre si sobre os grupos alimentares que as imagens fazem parte. Em seguida, devem produzir uma pirâmide alimentar no próprio documento do Google Drive, incluindo as imagens nos espaços corretos. Após concluírem a produção das pirâmides, as duplas devem compartilhá-las com toda a turma.

Sistematização
Após os alunos observarem todas as pirâmides produzidas pelas duplas, inicie uma discussão sobre as aprendizagens desenvolvidas com essa atividade. Não se esqueça de questionar sobre quais grupos alimentares foram mais contemplados nas imagens e se isso está de acordo com uma proposta de alimentação saudável.

Convite às famílias
A proposta é produzir uma pirâmide alimentar da família com cartolina, cola, tesoura, imagens retiradas da internet ou de panfletos de supermercado, revistas ou jornais e rótulos ou embalagens de produtos. Após produzirem juntos a pirâmide alimentar, pode haver uma reflexão sobre os hábitos alimentares e se há necessidade de fazer alguma adequação nas refeições para que sejam mais saudáveis.

Sugestão Enviada Por: Cíntia Diógenes


Código: CIE5_07V&E01

(EF05CI08) Organizar um cardápio equilibrado com base nas características dos grupos alimentares (nutrientes e calorias) e nas necessidades individuais (atividades realizadas, idade, sexo etc.) para a manutenção da saúde do organismo.


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Vida e Evolução do 5º ano:

MAIS AULAS DE Ciências do 5º ano:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Ciências

Encontre planos de aula para outras disciplinas