11950
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Ciências > 5º ano > Vida e Evolução

Plano de aula - O corpo gasta energia. Mas de onde ela vem?

Plano de Aula de ciências com atividades para 5º Ano sobre O corpo gasta energia. Mas de onde ela vem?

Plano 01 de 10 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Alexandre Tolentino de Carvalho

ESTE CONTEÚDO PODE SER USADO À DISTÂNCIA Ver Mais >
 

Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você possa se planejar.

Sobre esta aula: Nesta aula, serão abordados temas iniciais a respeito da nutrição do organismo. Pretende-se que esse seja um momento que inaugure o tema para os alunos. Portanto, o objetivo não é apresentar um aprofundamento da temática, mas sim, realizar uma aproximação do aluno aos conhecimentos que se pretende construir ao longo de algumas aulas. Para maior aprofundamento do tema desta aula, aplique, em momento posterior, a aula CIE5_07VE10.

Materiais necessários para a aula: lápis, papel, livros e revistas que tratem do tema, equipamentos eletrônicos com acesso à internet (caso haja disponível).

Título da aula select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientações: Leia o tema da aula e comente com os alunos que eles irão discutir e descobrir de onde vem a energia que utilizamos para o funcionamento do corpo humano. Para tanto, estimule-os dizendo que irão realizar uma investigação sobre esse mistério.

Contexto select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 4 minutos.

Orientações: Inicie uma discussão a respeito da forma de alimentação dos bebês. Pergunte aos alunos se eles conhecem algum bebê e se sabem como eles são alimentados. Estimule-os a comparar a alimentação do bebê com a sua própria, buscando listar o que eles comem e o que um bebê recém-nascido não pode comer. Peça para pensarem sobre a razão pela qual um bebê não se alimenta como uma criança de dez anos de idade. Peça para pensarem sobre o que há no leite materno que o torna tão especial. Solicite que eles reflitam se uma criança do quinto ano poderia sobreviver tomando somente leite materno. Por quê? Em seguida, comente que a atividade que farão a seguir poderá ajudá-los a responder a essas questões.

Questão disparadora select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos

Orientações: Este é o momento de permitir que os alunos levantem as primeiras hipóteses sobre a nutrição do corpo humano, percebendo a diferença entre a alimentação de um bebê e a alimentação de uma criança. Deixe que se expressem livremente, assegurando que as primeiras contribuições sejam ditas sem julgamentos que possam inibir a construção de hipóteses. Outras questões decorrentes desta podem surgir e ajudarão os alunos a refletir sobre o tema. Por exemplo:

  • De onde vem o leite materno?
  • O que tem no leite materno que o faz capaz de nutrir um bebê?
  • O que a mãe do bebê precisa comer para produzir um leite saudável?
  • Existem diferenças entre o leite da mãe e o leite da vaca?

Permita que troquem conjecturas com os demais colegas, observando e registrando algumas das ideias sugeridas. Comente que a atividade que farão a seguir permitirá que avaliem suas hipóteses.

Mão na massa select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 25 minutos (slides 5 e 6)

Orientações: Apresente a atividade que permitirá aos alunos construir conhecimentos científicos, partindo dos conhecimentos espontâneos elaborados em grupo. Organize os alunos em trios e explique que trabalharão em equipe. Estimule-os a pensar como médicos e a elaborar uma justificativa para a mãe do bebê sobre os motivos que permitem o leite materno ser o alimento ideal para os bebês.

Materiais necessários: lápis, papel.

Mão na massa select-down

Slide Plano Aula

Orientações: Permita que as crianças escolham dois colegas com os quais gostariam de trabalhar. Diga para elas imaginarem que formam uma equipe médica que deve responder à dúvida da mãe que acaba de ter um filho. Organize a apresentação do slide para que os alunos façam as etapas da atividade na sequência exposta. Assegure-se que irão, primeiramente, levantar suas hipóteses para, em um segundo momento, pesquisar nas fontes científicas informações que os ajudarão a julgar as conjecturas levantadas. Forneça livros, revistas, materiais impressos de sites ou permita que os alunos utilizem aparelhos, como celulares, smartphones, computadores para pesquisar na internet sobre o tema. Para a pesquisa dos alunos, você pode consultar as seguintes fontes: http://blog.saude.mg.gov.br/2017/07/31/saudeentrevista-importancia-do-leite-materno-como-fonte-de-alimento-para-o-bebe/

http://portalms.saude.gov.br/saude-para-voce/saude-da-crianca/aleitamento-materno

http://www.redeblh.fiocruz.br/media/guiaaliment.pdf (principalmente as páginas 17 à 23)

Permita que os alunos acessem a esses sites, por meio de equipamentos eletrônicos, ou imprima o conteúdo ali apresentado e entregue para os trios. Nessas fontes, você encontrará um guia de alimentação, entrevistas, reportagens e opiniões de especialistas sobre o tema. Após a pesquisa, oriente-os a retornar às hipóteses iniciais para compará-las às informações pesquisadas, julgando-as, de modo a refutá-las, aprimorá-las ou incluir ideias não pensadas. Caso todos os alunos, ou pelo menos um de cada grupo, tenham celulares, você pode pedir para que eles substituam o e-mail por mensagem de whatsapp. Assim, pode pedir com antecedência para que todos levem os celulares, criando um grupo de discussão para realizar a atividade. Desse modo, ao final, cada um pode ler a mensagem construída por todos os grupos, facilitando o processo de compartilhamento dos conhecimentos produzidos. A não disponibilidade de internet e de aparelhos eletrônicos, no entanto, de forma alguma inviabiliza a aula. Um grupo de discussão pode ser feito por meio de uma folha de papel em que cada grupo registra sua mensagem, passando para os outros grupos fazerem o mesmo. Por fim, o papel pode retornar aos grupos para que leiam as mensagens e escrevam comentários.

Materiais necessários: lápis, papel, livros, revistas, reportagens, entrevistas, guias de alimentação impressos, aparelhos eletrônicos com acesso à internet, se for possível.

Sistematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 16 minutos (slides 7, 8 e 9)

Orientações: Proponha uma roda de conversa para que os alunos possam compartilhar o que aprenderam durante a atividade. Peça que alguns trios compartilhem suas descobertas, explicitando a importância de se pesquisar informações para chegar às descobertas finais. Pergunte para os alunos:

  • O que vocês responderam para Luciana?
  • O que o leite materno tem de especial que faz com que um bebê de até os seis meses de idade não precise de outro alimento?

É importante que compreendam que o bebê, por suas condições físicas, teria dificuldades de se alimentar de outras fontes de nutrientes, uma vez que não possuem dentes e não sabem engolir alimentos sólidos. Assim, precisam descobrir que o leite é um alimento de fácil ingestão e digestão e que possui todos os nutrientes e água, necessários para fornecer energia para o bebê. Pergunte ainda:

  • O bebê precisa beber água? Por quê?
  • E uma criança de 10 anos de idade poderia se alimentar somente de leite materno? Por quê?

Os alunos precisam compreender que as necessidade energéticas e nutricionais de um organismo mudam com o passar do tempo. Desse modo, o leite é um alimento apropriado e suficiente para um bebê até os seis meses de idade. No entanto, isso não é verdade para uma criança e para um adulto que precisam de outras fontes de nutrientes.

Sistematização select-down

Slide Plano Aula

Orientações: Neste momento, o professor irá ajudar os alunos a organizarem e registrarem os conhecimentos construídos durante a aula. Organize as ações para não transformar este momento em uma atividade expositiva. Assim, permita que os alunos possam ajudar a compor um texto coletivo que possua as principais informações necessárias para responder à pergunta disparadora. É a oportunidade ideal para que os alunos possam evidenciar as descobertas e transformá-las em conhecimento. Destaque o fato de que o leite materno representa a fonte de energia de que o bebê precisa para permanecer vivo. Leve os alunos a perceber que os órgãos do corpo precisam de energia para funcionar e que essa energia vem dos alimentos que são consumidos. Deixe claro que não somente o bebê precisa de fontes de energia, mas também qualquer ser vivo, incluindo os próprios alunos. Retome o que os alunos haviam dito na apresentação da questão disparadora e ressalte o que eles aprenderam na aula. Espera-se que tenham entendido a importância da alimentação para a produção de energia. Como dito anteriormente, essa é uma aula que inicia a temática. Nas aulas seguintes, os alunos irão descobrir como o alimento é digerido e como os nutrientes se combinam com o oxigênio e a água para produzir energia para as células.

Certifique-se que não faltem informações no texto coletivo que possam levar os alunos a concluir que o leite materno é o alimento adequado para o bebê por importantes razões, como:

  • No leite materno há a quantidade de água suficiente para o bebê ser hidratado;
  • No leite materno há todos os nutrientes que o bebê precisa para sobreviver e se desenvolver com saúde;
  • É um alimento de fácil digestão. Portanto, não precisa ser mastigado e o aparelho digestório consegue facilmente transformá-lo em pedaços minúsculos, para que seja distribuído por todas as partes do corpo, gerando energia, de modo que cada órgão do bebê funcione perfeitamente.

Como qualquer ser vivo, o bebê precisa de nutrientes que serão utilizados para a produção de energia, para manter o corpo vivo e saudável. O leite materno é, para o bebê de até seis meses de vida, a única fonte de água e nutrientes que ele precisa.

Sistematização select-down

Slide Plano Aula

Orientações: Este slide é uma continuação da sistematização dos conhecimentos iniciada nos dois últimos slides anteriores. Feche a discussão sobre a importância da ingestão de nutrientes pelo organismo, comparando os conhecimentos que eles traziam antes de iniciar a seção “Mão na massa” e, agora, ao finalizar a aula.

Faça questionamentos que instiguem os alunos a concluir que, assim como o bebê, todas as pessoas, sejam crianças ou adultos, precisam de nutrientes e água que serão utilizados para a produção de energia e para manter o corpo vivo e saudável. Esses nutrientes estão nos alimentos que consumimos. No leite materno, existem nutrientes como proteínas, vitaminas, cálcio e gorduras importantes para o crescimento e funcionamento do organismo do bebê. Crianças e adultos obtêm esses nutrientes consumindo alimentos de origem animal e vegetal.

Resumo da aula

download Baixar plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você possa se planejar.

Sobre esta aula: Nesta aula, serão abordados temas iniciais a respeito da nutrição do organismo. Pretende-se que esse seja um momento que inaugure o tema para os alunos. Portanto, o objetivo não é apresentar um aprofundamento da temática, mas sim, realizar uma aproximação do aluno aos conhecimentos que se pretende construir ao longo de algumas aulas. Para maior aprofundamento do tema desta aula, aplique, em momento posterior, a aula CIE5_07VE10.

Materiais necessários para a aula: lápis, papel, livros e revistas que tratem do tema, equipamentos eletrônicos com acesso à internet (caso haja disponível).

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientações: Leia o tema da aula e comente com os alunos que eles irão discutir e descobrir de onde vem a energia que utilizamos para o funcionamento do corpo humano. Para tanto, estimule-os dizendo que irão realizar uma investigação sobre esse mistério.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 4 minutos.

Orientações: Inicie uma discussão a respeito da forma de alimentação dos bebês. Pergunte aos alunos se eles conhecem algum bebê e se sabem como eles são alimentados. Estimule-os a comparar a alimentação do bebê com a sua própria, buscando listar o que eles comem e o que um bebê recém-nascido não pode comer. Peça para pensarem sobre a razão pela qual um bebê não se alimenta como uma criança de dez anos de idade. Peça para pensarem sobre o que há no leite materno que o torna tão especial. Solicite que eles reflitam se uma criança do quinto ano poderia sobreviver tomando somente leite materno. Por quê? Em seguida, comente que a atividade que farão a seguir poderá ajudá-los a responder a essas questões.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos

Orientações: Este é o momento de permitir que os alunos levantem as primeiras hipóteses sobre a nutrição do corpo humano, percebendo a diferença entre a alimentação de um bebê e a alimentação de uma criança. Deixe que se expressem livremente, assegurando que as primeiras contribuições sejam ditas sem julgamentos que possam inibir a construção de hipóteses. Outras questões decorrentes desta podem surgir e ajudarão os alunos a refletir sobre o tema. Por exemplo:

  • De onde vem o leite materno?
  • O que tem no leite materno que o faz capaz de nutrir um bebê?
  • O que a mãe do bebê precisa comer para produzir um leite saudável?
  • Existem diferenças entre o leite da mãe e o leite da vaca?

Permita que troquem conjecturas com os demais colegas, observando e registrando algumas das ideias sugeridas. Comente que a atividade que farão a seguir permitirá que avaliem suas hipóteses.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 25 minutos (slides 5 e 6)

Orientações: Apresente a atividade que permitirá aos alunos construir conhecimentos científicos, partindo dos conhecimentos espontâneos elaborados em grupo. Organize os alunos em trios e explique que trabalharão em equipe. Estimule-os a pensar como médicos e a elaborar uma justificativa para a mãe do bebê sobre os motivos que permitem o leite materno ser o alimento ideal para os bebês.

Materiais necessários: lápis, papel.

Slide Plano Aula

Orientações: Permita que as crianças escolham dois colegas com os quais gostariam de trabalhar. Diga para elas imaginarem que formam uma equipe médica que deve responder à dúvida da mãe que acaba de ter um filho. Organize a apresentação do slide para que os alunos façam as etapas da atividade na sequência exposta. Assegure-se que irão, primeiramente, levantar suas hipóteses para, em um segundo momento, pesquisar nas fontes científicas informações que os ajudarão a julgar as conjecturas levantadas. Forneça livros, revistas, materiais impressos de sites ou permita que os alunos utilizem aparelhos, como celulares, smartphones, computadores para pesquisar na internet sobre o tema. Para a pesquisa dos alunos, você pode consultar as seguintes fontes: http://blog.saude.mg.gov.br/2017/07/31/saudeentrevista-importancia-do-leite-materno-como-fonte-de-alimento-para-o-bebe/

http://portalms.saude.gov.br/saude-para-voce/saude-da-crianca/aleitamento-materno

http://www.redeblh.fiocruz.br/media/guiaaliment.pdf (principalmente as páginas 17 à 23)

Permita que os alunos acessem a esses sites, por meio de equipamentos eletrônicos, ou imprima o conteúdo ali apresentado e entregue para os trios. Nessas fontes, você encontrará um guia de alimentação, entrevistas, reportagens e opiniões de especialistas sobre o tema. Após a pesquisa, oriente-os a retornar às hipóteses iniciais para compará-las às informações pesquisadas, julgando-as, de modo a refutá-las, aprimorá-las ou incluir ideias não pensadas. Caso todos os alunos, ou pelo menos um de cada grupo, tenham celulares, você pode pedir para que eles substituam o e-mail por mensagem de whatsapp. Assim, pode pedir com antecedência para que todos levem os celulares, criando um grupo de discussão para realizar a atividade. Desse modo, ao final, cada um pode ler a mensagem construída por todos os grupos, facilitando o processo de compartilhamento dos conhecimentos produzidos. A não disponibilidade de internet e de aparelhos eletrônicos, no entanto, de forma alguma inviabiliza a aula. Um grupo de discussão pode ser feito por meio de uma folha de papel em que cada grupo registra sua mensagem, passando para os outros grupos fazerem o mesmo. Por fim, o papel pode retornar aos grupos para que leiam as mensagens e escrevam comentários.

Materiais necessários: lápis, papel, livros, revistas, reportagens, entrevistas, guias de alimentação impressos, aparelhos eletrônicos com acesso à internet, se for possível.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 16 minutos (slides 7, 8 e 9)

Orientações: Proponha uma roda de conversa para que os alunos possam compartilhar o que aprenderam durante a atividade. Peça que alguns trios compartilhem suas descobertas, explicitando a importância de se pesquisar informações para chegar às descobertas finais. Pergunte para os alunos:

  • O que vocês responderam para Luciana?
  • O que o leite materno tem de especial que faz com que um bebê de até os seis meses de idade não precise de outro alimento?

É importante que compreendam que o bebê, por suas condições físicas, teria dificuldades de se alimentar de outras fontes de nutrientes, uma vez que não possuem dentes e não sabem engolir alimentos sólidos. Assim, precisam descobrir que o leite é um alimento de fácil ingestão e digestão e que possui todos os nutrientes e água, necessários para fornecer energia para o bebê. Pergunte ainda:

  • O bebê precisa beber água? Por quê?
  • E uma criança de 10 anos de idade poderia se alimentar somente de leite materno? Por quê?

Os alunos precisam compreender que as necessidade energéticas e nutricionais de um organismo mudam com o passar do tempo. Desse modo, o leite é um alimento apropriado e suficiente para um bebê até os seis meses de idade. No entanto, isso não é verdade para uma criança e para um adulto que precisam de outras fontes de nutrientes.

Slide Plano Aula

Orientações: Neste momento, o professor irá ajudar os alunos a organizarem e registrarem os conhecimentos construídos durante a aula. Organize as ações para não transformar este momento em uma atividade expositiva. Assim, permita que os alunos possam ajudar a compor um texto coletivo que possua as principais informações necessárias para responder à pergunta disparadora. É a oportunidade ideal para que os alunos possam evidenciar as descobertas e transformá-las em conhecimento. Destaque o fato de que o leite materno representa a fonte de energia de que o bebê precisa para permanecer vivo. Leve os alunos a perceber que os órgãos do corpo precisam de energia para funcionar e que essa energia vem dos alimentos que são consumidos. Deixe claro que não somente o bebê precisa de fontes de energia, mas também qualquer ser vivo, incluindo os próprios alunos. Retome o que os alunos haviam dito na apresentação da questão disparadora e ressalte o que eles aprenderam na aula. Espera-se que tenham entendido a importância da alimentação para a produção de energia. Como dito anteriormente, essa é uma aula que inicia a temática. Nas aulas seguintes, os alunos irão descobrir como o alimento é digerido e como os nutrientes se combinam com o oxigênio e a água para produzir energia para as células.

Certifique-se que não faltem informações no texto coletivo que possam levar os alunos a concluir que o leite materno é o alimento adequado para o bebê por importantes razões, como:

  • No leite materno há a quantidade de água suficiente para o bebê ser hidratado;
  • No leite materno há todos os nutrientes que o bebê precisa para sobreviver e se desenvolver com saúde;
  • É um alimento de fácil digestão. Portanto, não precisa ser mastigado e o aparelho digestório consegue facilmente transformá-lo em pedaços minúsculos, para que seja distribuído por todas as partes do corpo, gerando energia, de modo que cada órgão do bebê funcione perfeitamente.

Como qualquer ser vivo, o bebê precisa de nutrientes que serão utilizados para a produção de energia, para manter o corpo vivo e saudável. O leite materno é, para o bebê de até seis meses de vida, a única fonte de água e nutrientes que ele precisa.

Slide Plano Aula

Orientações: Este slide é uma continuação da sistematização dos conhecimentos iniciada nos dois últimos slides anteriores. Feche a discussão sobre a importância da ingestão de nutrientes pelo organismo, comparando os conhecimentos que eles traziam antes de iniciar a seção “Mão na massa” e, agora, ao finalizar a aula.

Faça questionamentos que instiguem os alunos a concluir que, assim como o bebê, todas as pessoas, sejam crianças ou adultos, precisam de nutrientes e água que serão utilizados para a produção de energia e para manter o corpo vivo e saudável. Esses nutrientes estão nos alimentos que consumimos. No leite materno, existem nutrientes como proteínas, vitaminas, cálcio e gorduras importantes para o crescimento e funcionamento do organismo do bebê. Crianças e adultos obtêm esses nutrientes consumindo alimentos de origem animal e vegetal.

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Vida e Evolução do 5º ano :

MAIS AULAS DE Ciências do 5º ano:

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF05CI06 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Ciências

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano