11949
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Ciências > 5º ano > Matéria e Energia

Plano de aula - Tempo de decomposição das embalagens e consumo

Plano de Aula de ciências com atividades para 5º ano do EF sobre Tempo de decomposição das embalagens e consumo

Plano 02 de 5 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Eliane Barreto Maia Santos

ESTE CONTEÚDO PODE SER USADO À DISTÂNCIA Ver Mais >
 

Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Explique se este plano é parte de uma sequência. A aula que antecede está no plano CIE5_04ME01.

Materiais necessários para a aula: Folhas para projetar o objeto a ser construído, projetor para que os estudantes vejam as possibilidades para inspirar seu projeto, caso não tenha os aparatos tecnológicos disponíveis, algumas imagens podem ser impressas e disponibilizadas.

Título da aula select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 6 minutos.

Orientações: Ao apresentar o título da aula, explique que resíduos é o termo correto ao se referir aos objetos que descartamos e que podem ser reaproveitados de alguma forma. Muitas vezes deparamos, em notícias, sites, com a palavra lixo, que representa aquele descarte que não serve para mais nada.

Pergunte se alguém sabe o que significa consumismo. Conduza a conversa para que concluam que consumir o que é preciso é diferente de adquirir tudo aquilo que tem vontade, comprar por impulso. Querer é diferente de precisar. Comente que a pergunta que devemos sempre fazer antes de comprar algo é:
Eu realmente preciso disso?

Pergunte: E qual a relação entre o consumismo e o problema dos resíduos poluindo o ambiente? Deixe que lancem sua hipóteses para chegar à relação de que a produção de resíduos e o descarte inadequado são a causa dos grandes problemas ambientais que enfrentamos atualmente.

Contexto select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 6 minutos.

Orientações: Leia para os estudantes a manchete da reportagem e pergunte quem sabe explicar a imagem ou tem alguma hipótese sobre. Pergunte: O que é um iceberg? Conduza a conversa para que percebam que a imagem se refere ao problema do plástico no ambiente. O que vemos é só uma pequena parte do todo. Caso julgue importante mostrar a reportagem completa, veja em https://bit.ly/2Gwxxer.

É importante conversar sobre a importância de mudanças em hábitos do nosso cotidiano, como o uso de sacolas plásticas que podem ser substituídas por sacolas de tecido e reutilizadas muitas vezes; comprar produtos em embalagens maiores para reduzir a quantidade de resíduos plásticos; produzir os próprios produtos de higiene pessoal e de limpeza dos ambientes, o que contribui também com a redução de resíduos plásticos e evita contato com tantos produtos químicos contidos na formulação. São pequenos hábitos que contribuem para minimizar os efeitos colaterais.

Veja também: https://bit.ly/2Gt9E7D (O plástico, a poluição e a necessidade do consumo consciente).

Questão disparadora select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 4 minutos.

Orientações: A pergunta é uma brincadeira envolvendo os resíduos no ambiente. O tempo de decomposição de um copo é o mesmo que o de 100 copos jogados ao mesmo tempo.

Relacionar com as embalagens jogadas no chão: as pessoas dizem “é só um papelzinho…” mas se pensarmos na quantidade de pessoas jogando um “papelzinho” temos o quadro atual desenhado. Já é possível encontrar ilhas de plásticos em alguns pontos dos oceanos (reportagem: https://bit.ly/2kCMrra, vídeo: https://bit.ly/2H1OJwO e https://bit.ly/2xz1Xh8).

Pergunte: De quem é a culpa? Quem deve resolver esse problema? Espera-se que a resposta/conclusão seja que não tem como definir o culpado e que a responsabilidade é de todos e de cada um de nós! Não podemos ficar esperando que alguém ou que as autoridades façam algo, devemos praticar as pequenas ações, porque juntos somos mais!

Mão na massa select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 24 minutos (slides 5 a 7).

Orientações: Apresente o cartaz com o tempo de decomposição, explorando cada item. Reserve uma atenção maior à linha onde trata dos resíduos plásticos, chame a atenção para a quantidade de produtos que consumimos atualmente, que a quantidade de embalagens feitas com plástico é maior que qualquer outro material. Isso se dá por causa da praticidade que o plástico oferece, a durabilidade é a grande vantagem e também a maior desvantagem, pois, após o descarte, esta embalagem demora muito tempo pra se decompor no ambiente. As embalagens plásticas substituíram as frágeis embalagens de vidro e de papel, mas se tornaram um problema muito sério e desafiador.

Pergunte: Então qual é a solução?

Espera-se que cheguem à conclusão de que a coleta seletiva, o reaproveitamento, a redução no consumo e a produção de resíduos e a reciclagem representam o caminho.

É importante pensar também no tempo que outros descartes levam em sua decomposição, como a fralda descartável, que demora seis centenas de anos para se decompor. Se uma criança usar fralda desde o nascimento até os 2 anos de idade, terá produzido uma imensa montanha de resíduos, estima-se que sejam 3.000 unidades.

Explique que o movimento de os fabricantes de produtos recolhê-los chama-se logística reversa. Existem muitos locais de coleta desses resíduos para que sejam encaminhados ao fabricante, que vai desmontar o produto, separar as peças, reciclar, reaproveitar o que for possível. Um exemplo de iniciativa neste sentido é o trabalho realizado pela Terra Cicle e o Programa de Reciclagem:

“A TerraCycle oferece uma série de programas de reciclagem financiados por marcas, empresas e varejistas ao redor do mundo. É tudo muito simples e toda a participação é gratuita! Basta se cadastrar nos programas que deseja participar, começar a coletar os resíduos aceitos em sua casa, escola ou escritório, solicitar sua etiqueta pré-paga, colá-la em uma caixa e enviar pelos Correios. Ainda é possível escolher uma instituição sem fins lucrativos ou escola pública para receber os valores arrecadados com a reciclagem (https://bit.ly/2Irq02i).

Para complementar a conversa, mostre posteriormente a reportagem sobre a bactéria que se alimenta de resíduos plásticos, disponível em: https://bit.ly/2k7bNxb.

Mão na massa select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 24 minutos (slides 5 a 7).

Orientações: Apresente a ideia que mostra uma possibilidade de reaproveitamento de resíduos plásticos. A primeira iniciativa é a construção da biblioteca com caixas de leite recheadas de resíduos plásticos (os tijolos). São mais de 800 caixas utilizadas e 161 quilogramas de resíduos plásticos que tiveram um bom destino. A caixa de leite é uma embalagem construída com papel revestido por plástico e papel alumínio, que leva muitos anos para se decompor e é durável, o que representa um problema para o ambiente.

https://bit.ly/2rLhPXp (Catraca Livre - Casateca) e https://bit.ly/2IKBP3N (Casateca - Nova Escola).

Veja também a reportagem que mostra a possibilidade de praticar esporte reutilizando garrafas pet na construção de pranchas de surf, disponível em https://bit.ly/2rJo6TA.

Leia com a turma para inspirar a produção a seguir.

https://bit.ly/2rJRjPd (dicas de práticas sustentáveis para o cotidiano)

Mão na massa select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 24 minutos (slides 5 a 7).

Orientações: Proponha a criação de um projeto de objeto útil que envolva o reaproveitamento de garrafas pet, cada grupo de quatro ou cinco alunos deverá elaborar um projeto. Para escolher, seria conveniente visitar o site https://bit.ly/2wNk9Dg para se inspirar um pouco mais. Oriente que a escolha deve ser de um objeto que seja realmente útil, pois, se criar coisas sem utilidade, como enfeites, contribuirá para a produção de resíduos, sem contar o desperdício de materiais como cola, fita adesiva.

O projeto deve ser descrito passo a passo na ficha e poderá ser construído posteriormente, transformando a atividade num projeto maior.

Cada equipe deve organizar a função de cada integrante do grupo: quem fará o registro, quem ficará responsável por trazer os objetos, onde e quando farão a execução, onde coletarão os materiais, conde guardarão, onde o objeto será usado.

Sistematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos.

Orientações: Peça que alguns alunos façam a leitura para fazer o fechamento das ideias a respeito deste tema. As discussões não podem se encerrar aqui, pois há muito a ser feito ainda (ver plano CIE5_04ME03).

Retomar o que foi discutido e deixar anotadas no caderno ou num cartaz as dúvidas que ainda restaram sobre o tema para pesquisas posteriores. O título pode ser “O que ainda quero saber:”.

Indicações para aprofundamento das discussões: https://bit.ly/2Jp6nYJ (Concentração de plásticos nos oceanos é maior do que se imagina). https://bit.ly/2IAf2aG (selo ‘livre de plástico’ pode ajudar consumidores a conter poluição).

Resumo da aula

download Baixar plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Explique se este plano é parte de uma sequência. A aula que antecede está no plano CIE5_04ME01.

Materiais necessários para a aula: Folhas para projetar o objeto a ser construído, projetor para que os estudantes vejam as possibilidades para inspirar seu projeto, caso não tenha os aparatos tecnológicos disponíveis, algumas imagens podem ser impressas e disponibilizadas.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 6 minutos.

Orientações: Ao apresentar o título da aula, explique que resíduos é o termo correto ao se referir aos objetos que descartamos e que podem ser reaproveitados de alguma forma. Muitas vezes deparamos, em notícias, sites, com a palavra lixo, que representa aquele descarte que não serve para mais nada.

Pergunte se alguém sabe o que significa consumismo. Conduza a conversa para que concluam que consumir o que é preciso é diferente de adquirir tudo aquilo que tem vontade, comprar por impulso. Querer é diferente de precisar. Comente que a pergunta que devemos sempre fazer antes de comprar algo é:
Eu realmente preciso disso?

Pergunte: E qual a relação entre o consumismo e o problema dos resíduos poluindo o ambiente? Deixe que lancem sua hipóteses para chegar à relação de que a produção de resíduos e o descarte inadequado são a causa dos grandes problemas ambientais que enfrentamos atualmente.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 6 minutos.

Orientações: Leia para os estudantes a manchete da reportagem e pergunte quem sabe explicar a imagem ou tem alguma hipótese sobre. Pergunte: O que é um iceberg? Conduza a conversa para que percebam que a imagem se refere ao problema do plástico no ambiente. O que vemos é só uma pequena parte do todo. Caso julgue importante mostrar a reportagem completa, veja em https://bit.ly/2Gwxxer.

É importante conversar sobre a importância de mudanças em hábitos do nosso cotidiano, como o uso de sacolas plásticas que podem ser substituídas por sacolas de tecido e reutilizadas muitas vezes; comprar produtos em embalagens maiores para reduzir a quantidade de resíduos plásticos; produzir os próprios produtos de higiene pessoal e de limpeza dos ambientes, o que contribui também com a redução de resíduos plásticos e evita contato com tantos produtos químicos contidos na formulação. São pequenos hábitos que contribuem para minimizar os efeitos colaterais.

Veja também: https://bit.ly/2Gt9E7D (O plástico, a poluição e a necessidade do consumo consciente).

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 4 minutos.

Orientações: A pergunta é uma brincadeira envolvendo os resíduos no ambiente. O tempo de decomposição de um copo é o mesmo que o de 100 copos jogados ao mesmo tempo.

Relacionar com as embalagens jogadas no chão: as pessoas dizem “é só um papelzinho…” mas se pensarmos na quantidade de pessoas jogando um “papelzinho” temos o quadro atual desenhado. Já é possível encontrar ilhas de plásticos em alguns pontos dos oceanos (reportagem: https://bit.ly/2kCMrra, vídeo: https://bit.ly/2H1OJwO e https://bit.ly/2xz1Xh8).

Pergunte: De quem é a culpa? Quem deve resolver esse problema? Espera-se que a resposta/conclusão seja que não tem como definir o culpado e que a responsabilidade é de todos e de cada um de nós! Não podemos ficar esperando que alguém ou que as autoridades façam algo, devemos praticar as pequenas ações, porque juntos somos mais!

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 24 minutos (slides 5 a 7).

Orientações: Apresente o cartaz com o tempo de decomposição, explorando cada item. Reserve uma atenção maior à linha onde trata dos resíduos plásticos, chame a atenção para a quantidade de produtos que consumimos atualmente, que a quantidade de embalagens feitas com plástico é maior que qualquer outro material. Isso se dá por causa da praticidade que o plástico oferece, a durabilidade é a grande vantagem e também a maior desvantagem, pois, após o descarte, esta embalagem demora muito tempo pra se decompor no ambiente. As embalagens plásticas substituíram as frágeis embalagens de vidro e de papel, mas se tornaram um problema muito sério e desafiador.

Pergunte: Então qual é a solução?

Espera-se que cheguem à conclusão de que a coleta seletiva, o reaproveitamento, a redução no consumo e a produção de resíduos e a reciclagem representam o caminho.

É importante pensar também no tempo que outros descartes levam em sua decomposição, como a fralda descartável, que demora seis centenas de anos para se decompor. Se uma criança usar fralda desde o nascimento até os 2 anos de idade, terá produzido uma imensa montanha de resíduos, estima-se que sejam 3.000 unidades.

Explique que o movimento de os fabricantes de produtos recolhê-los chama-se logística reversa. Existem muitos locais de coleta desses resíduos para que sejam encaminhados ao fabricante, que vai desmontar o produto, separar as peças, reciclar, reaproveitar o que for possível. Um exemplo de iniciativa neste sentido é o trabalho realizado pela Terra Cicle e o Programa de Reciclagem:

“A TerraCycle oferece uma série de programas de reciclagem financiados por marcas, empresas e varejistas ao redor do mundo. É tudo muito simples e toda a participação é gratuita! Basta se cadastrar nos programas que deseja participar, começar a coletar os resíduos aceitos em sua casa, escola ou escritório, solicitar sua etiqueta pré-paga, colá-la em uma caixa e enviar pelos Correios. Ainda é possível escolher uma instituição sem fins lucrativos ou escola pública para receber os valores arrecadados com a reciclagem (https://bit.ly/2Irq02i).

Para complementar a conversa, mostre posteriormente a reportagem sobre a bactéria que se alimenta de resíduos plásticos, disponível em: https://bit.ly/2k7bNxb.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 24 minutos (slides 5 a 7).

Orientações: Apresente a ideia que mostra uma possibilidade de reaproveitamento de resíduos plásticos. A primeira iniciativa é a construção da biblioteca com caixas de leite recheadas de resíduos plásticos (os tijolos). São mais de 800 caixas utilizadas e 161 quilogramas de resíduos plásticos que tiveram um bom destino. A caixa de leite é uma embalagem construída com papel revestido por plástico e papel alumínio, que leva muitos anos para se decompor e é durável, o que representa um problema para o ambiente.

https://bit.ly/2rLhPXp (Catraca Livre - Casateca) e https://bit.ly/2IKBP3N (Casateca - Nova Escola).

Veja também a reportagem que mostra a possibilidade de praticar esporte reutilizando garrafas pet na construção de pranchas de surf, disponível em https://bit.ly/2rJo6TA.

Leia com a turma para inspirar a produção a seguir.

https://bit.ly/2rJRjPd (dicas de práticas sustentáveis para o cotidiano)

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 24 minutos (slides 5 a 7).

Orientações: Proponha a criação de um projeto de objeto útil que envolva o reaproveitamento de garrafas pet, cada grupo de quatro ou cinco alunos deverá elaborar um projeto. Para escolher, seria conveniente visitar o site https://bit.ly/2wNk9Dg para se inspirar um pouco mais. Oriente que a escolha deve ser de um objeto que seja realmente útil, pois, se criar coisas sem utilidade, como enfeites, contribuirá para a produção de resíduos, sem contar o desperdício de materiais como cola, fita adesiva.

O projeto deve ser descrito passo a passo na ficha e poderá ser construído posteriormente, transformando a atividade num projeto maior.

Cada equipe deve organizar a função de cada integrante do grupo: quem fará o registro, quem ficará responsável por trazer os objetos, onde e quando farão a execução, onde coletarão os materiais, conde guardarão, onde o objeto será usado.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos.

Orientações: Peça que alguns alunos façam a leitura para fazer o fechamento das ideias a respeito deste tema. As discussões não podem se encerrar aqui, pois há muito a ser feito ainda (ver plano CIE5_04ME03).

Retomar o que foi discutido e deixar anotadas no caderno ou num cartaz as dúvidas que ainda restaram sobre o tema para pesquisas posteriores. O título pode ser “O que ainda quero saber:”.

Indicações para aprofundamento das discussões: https://bit.ly/2Jp6nYJ (Concentração de plásticos nos oceanos é maior do que se imagina). https://bit.ly/2IAf2aG (selo ‘livre de plástico’ pode ajudar consumidores a conter poluição).

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Matéria e Energia do 5º ano :

MAIS AULAS DE Ciências do 5º ano:

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF05CI05 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Ciências

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano