Sobre este plano
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: Este plano é parte de uma sequência.
Materiais necessários para a aula:
Peça, antecipadamente, aos alunos que tragam embalagens de produtos utilizados em casa, pode ser de alimentos, produtos de higiene e limpeza, atentando para a segurança das crianças (não pegar embalagens de produtos tóxicos, cortantes, que possam quebrar facilmente).
Precisará também de:
Papel kraft (pardo), cola, fita adesiva, tesoura, imagens impressas ou desenhadas.
Os links a seguir fornecem mais informações sobre o problema que o resíduo plástico se tornou para o planeta:
https://bit.ly/2rgvQNp (Embalagens plásticas ameaçadas de extinção)
https://bit.ly/2myWldi (Impacto das embalagens no ambiente)
Título da aula
Tempo sugerido: 4 minutos
Orientações: Peça a uma criança que leia o título da aula.
Pergunte quem sabe o que é um resíduo, ouça suas hipóteses e leve-os a concluir que resíduo é o nome correto a ser usado quando nos referimos ao que descartarmos e que ainda pode ser reutilizado. Lixo é tudo aquilo que não serve mais para nada.
Caso julgue importante, peça que façam o registro no caderno sobre os conceitos de lixo e resíduo.
Contexto
Tempo sugerido: 5 minutos
Orientações: Ouça o que as crianças contarão sobre as notícias que relatam o sofrimento dos animais pela presença de resíduos.
Mostre a imagem da reportagem, disponível no site https://bit.ly/2rlFsGU (com reportagem completa).
Observe a reação das crianças e incentive que falem sobre suas impressões e sobre o que já sabem sobre o tema.
Contexto
Tempo sugerido: 5 minutos
Orientações: Continue a mostrar imagens sobre o tema, observando a reação das crianças e incentive que falem sobre suas impressões e sobre o que já sabem a respeito do tema.
Reportagens completas disponíveis em:
Canudo em narinas da tartaruga: https://bit.ly/2jzLIXf
Enzima que se alimenta de plástico: https://glo.bo/2H9IwzC e https://bbc.in/2K0OXTr (Esta notícia pode ser lida e explorada com os estudantes posteriormente).
Campanha mares limpos: https://bit.ly/2rxiGfA.
Questão disparadora
Tempo sugerido: 5 minutos
Orientações: Após a conversa sobre as reportagens, as crianças já terão condições de propor soluções, de registrar as propostas num papel kraft ou em um cartaz. Elas serão retomdas ao final da aula.
Mão na massa
Tempo sugerido: 25 minutos
Orientações: Converse sobre as embalagens trazidas pelas crianças e sobre a quantidade dos materiais utilizados na fabricação deles.
Comente que há 30 anos, aproximadamente, o plástico passou a ser utilizado mais intensamente na produção de embalagens e sacolas. Diga que, até então, as embalagens utilizadas eram produzidas com vidro ou metal e que as pessoas levavam sacolas para a feira ou para o mercado. No entanto, as embalagens plásticas fizeram sucesso porque eram mais resistentes e duráveis, fato que se tornou um grande problema. Isso porque o tempo de decomposição do plástico é de 100 anos ou mais, dependendo do tipo.
Mão na massa
Tempo sugerido: 25 minutos
Orientações: Disponibilize as imagens dos coletores (para imprimi-las clique aqui ) para composição dos cartazes (se não puder fazer impressão colorida, peça às crianças que desenhem os círculos e os pintem).
Cada criança deve pegar uma das embalagens trazidas e prendê-la ao cartaz com o coletor correspondente. A turma deve validar cada tentativa de organização dos cartazes e discutir, caso haja dúvidas.
**Se a escola não tiver coletores como os mostrados no slide anterior, agora é um bom momento para criar e promover a campanha de coleta seletiva. Em grupos, os alunos devem encontrar embalagens descartadas (galões de água, de tinta, para transformar em coletores) e pintá-las com as cores correspondentes.
Mão na massa
Tempo sugerido: 25 minutos
Orientações: Pergunte aos alunos se eles já viram esses coletores espalhados pela cidade (locais de grande circulação: escolas, praças) e questione o motivo pelo qual eles têm cores diferentes. Oriente que confiram, no próximo slide, se relacionaram as cores dos coletores aos materiais que acomodam.
Converse sobre o quão importante é contribuir para a prática de coleta seletiva. Assim, cada tipo de resíduo é encaminhado para o destino correto.
Sistematização
Tempo sugerido: 11 minutos
Orientações: Proponha a leitura compartilhada do texto, retomando e concluindo as discussões.
Faça a leitura da reportagem no próximo slide e feche as discussões.
Sugestão para completar a aula em momento posterior: Leia com as crianças a notícia disponível em https://glo.bo/2F6uR6v, o fato é de grande impacto e provoca imensa comoção nas crianças. O material pode ajudá-las a perceber a necessidade de tomar uma postura favorável para os problemas ambientais que enfrentamos hoje e que se agravarão para as gerações futuras.
O plano CIE5_04ME02 possibilita dar sequência ao trabalho deste plano de aula.