11944
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Ciências > 4º ano > Terra e Universo

Plano de aula - Como funciona a bússola?

Plano de Aula de ciências com atividades para 4º ano do EF sobre Como funciona a bússola?

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Roberta Braga Manes da Silva

Sugestão de adaptação para ensino remoto

Ferramentas sugeridas

Essenciais:
- Videochamadas: Zoom ou Hangouts.
- Envio de mensagens e documentos: e-mail, Whatsapp ou Google Classroom.
- Documentos colaborativos Google: Apresentações ou Docs.
- Gravação de aulas: Loom ou Google meet.

Optativas:
- Ferramenta de vídeo: Youtube.

Contexto e questão disparadora
Grave um pequeno vídeo para introduzir esta aula, explicando que vocês trabalharão aspectos relativos à localização.

Contextualize a história ocorrida com a criança e apresente, por videochamada ou gravação, a “questão disparadora”. Explique aos alunos que eles deverão construir um objeto para “brincar” de caça ao tesouro.

Mão na massa
Grave um vídeo explicativo ou envie um documento orientando pais e crianças sobre como fazer a bússola. Peça aos alunos que montem, cada um, a própria bússola.

Você pode sugerir a montagem por meio destes vídeos:
Link 1.
Link 2.

Depois de montarem, oriente o teste do instrumento e peça para que as crianças façam isso prestando atenção na posição do Sol.

Marque uma videochamada curta com as crianças de posse da bússola. Faça as indagações sugeridas para que os alunos percebam o objeto e a funcionalidade dele.
Discuta os conceitos e permita que encontrem e localizem os pontos cardeais, de acordo com o nascer do Sol.

Agora, proponha um desafio: peça às crianças que coloquem a bússola para funcionar, pedindo aos pais para definirem alguns pontos.

Sistematização
Faça uma videochamada e convide as crianças a partilharem o que descobriram. Mostre seu vídeo para os alunos e peça para que comparem com o próprio experimento, para ver se fizeram a bússola funcionar corretamente. Projete um documento colaborativo, para que os alunos registrem os conhecimentos construídos na aula e respondam às questões dos slides 6 e 7.

Convite às famílias
As famílias serão convidadas a orientarem as crianças na atividade de “mão na massa”. Peça a um responsável para auxiliá-las na montagem e execução da bússola, para que, juntos, resolvam o desafio. Peça às famílias para fazerem as perguntas, auxiliando as crianças no levantamento de hipóteses.

Sugestão Enviada Por: Aline Soares Silva


Código: CIE4_07T&U02

(EF04CI09) Identificar os pontos cardeais, com base no registro de diferentes posições relativas do Sol e da sombra de uma vara (gnômon).

(EF04CI10) Comparar as indicações dos pontos cardeais resultantes da observação das sombras de uma vara (gnômon) com aquelas obtidas por meio de uma bússola.


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Terra e Universo do 4º ano:

MAIS AULAS DE Ciências do 4º ano:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Ciências

Encontre planos de aula para outras disciplinas