11943
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Ciências > 4º ano > Terra e Universo

Plano de aula - Traçando os Pontos Cardeais a partir do gnômon

Plano de Aula de ciências com atividades para 4º Ano do EF sobre Traçando os Pontos Cardeais a partir do gnômon

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Roberta Braga Manes da Silva

Sugestão de adaptação para ensino remoto

Ferramentas sugeridas
Essenciais:
- Videochamadas: Zoom ou Hangouts.
- Envio de mensagens e documentos: e-mail, Whatsapp ou Google Classroom.
- Documentos colaborativos Google: Apresentações ou Docs.
- Gravação de aulas: Loom ou Google meet.

Optativas:
- História em quadrinhos: Pixton.
- Vídeos partilhados: Flipgrid.
- Ferramenta de vídeo: Youtube.

Contexto e questão disparadora
Faça uma videochamada com a turma, ou grave a introdução desta aula, explicando que vocês trabalharão aspectos relativos à localização.

Você pode montar uma história em quadrinhos via Pixton e compartilhar com os alunos.

Contextualize a história ocorrida com a criança e apresente, por videochamada ou gravação, a questão disparadora. Envie um lista com os materiais a serem usados no “mão na massa” para os alunos.

Mão na massa
Grave um vídeo explicativo ou envie um documento orientando pais e crianças sobre como fazer o tabuleiro (relógio de Sol). Peça aos alunos que montem, cada um, o próprio tabuleiro, mas que não façam a atividade.

Você pode sugerir um relógio de Sol por meio deste vídeo (disponível aqui).

Marque uma videochamada curta com as crianças de posse do seu relógio. Faça as indagações para que os alunos percebam o objeto, espaço e como deve ser utilizado.

Peça que todos coloquem o relógio em algum lugar que tome Sol e no mesmo horário do dia. Deixe as orientações e as perguntas já programadas para que os alunos as respondam. Peça àqueles que conseguirem filmar os relógios que compartilhem os vídeos pelo Flipgrid.

Envie um documento colaborativo, tipo Docs, com o nome de cada aluno, para que façam os registros.
Ao mesmo tempo que os alunos fizeram o experimento, faça também, e deixe-o gravado.

Sistematização
Faça uma videochamada e convide as crianças a partilharem o que descobriram. Mostre seu vídeo para os alunos e peça para que comparem com o próprio experimento, para verem se, juntos, encontraram a localização do menino. Projete o documento colaborativo que construíram e peça para que contem sobre as aprendizagens.

Finalize a aula com a leitura e orientações dos slides 6 e 7

Convite às famílias
As famílias serão convidadas a orientarem as crianças na atividade de “mão na massa”. Peça a um responsável para auxiliar as crianças na montagem e execução do relógio. Peça às famílias para fazerem as perguntas, auxiliando as crianças no levantamento de hipóteses.

Sugestão Enviada Por: Aline Soares Silva


Código: CIE4_07T&U01

(EF04CI09) Identificar os pontos cardeais, com base no registro de diferentes posições relativas do Sol e da sombra de uma vara (gnômon).

(EF04CI10) Comparar as indicações dos pontos cardeais resultantes da observação das sombras de uma vara (gnômon) com aquelas obtidas por meio de uma bússola.


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Terra e Universo do 4º ano:

MAIS AULAS DE Ciências do 4º ano:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Ciências

Encontre planos de aula para outras disciplinas