Objetivo
Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Autor: Simone de Oliveira da Silva
Mentor: Maria Lydia Mello
Especialista de área: Luciana Tenuta
Habilidade da BNCC
(EF01MA03) Estimar e comparar quantidades de objetos de dois conjuntos (em torno de 20 elementos), por estimativa e/ou por correspondência (um a um, dois a dois) para indicar “tem mais”, “tem menos” ou “tem a mesma quantidade”.
Objetivos específicos
- Reforçar conhecimentos dos alunos sobre leitura e registro de quantidades;
- Realizar a contagem dos objetos da coleção, comparando e apontando a coleção que tem mais, ou menos, objetos;
- Refletir sobre as estratégias encontradas para a resolução da atividade;
- Sistematizar as aprendizagens adquiridas nesta aula;
- Avaliar o aluno buscando saber se houve aprendizagem.
Conceito-chave
Justificar números e contagem
Recursos necessários
- Tampinhas;
- Papel ou caderno;
- Lápis e borracha;
- Projetor.
Conhecimentos que a turma deve dominar
- Saber contar até 20;
- Diferenciar algarismos de outros símbolos.
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientação: Projete ou leia o objetivo para a turma.
Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.
Retomada
Tempo sugerido: 7 minutos.
Orientação: Retome com os alunos a contagem de objetos. Porém, você deverá expor para os alunos que na aula de hoje, além de contar, eles terão que justificar como que chegaram aos resultados dessa contagem.
Propósito: Informar o que será estudado na aula.
Discuta com a turma:
- O que é contar?
- Como podemos contar?
Atividade Principal
Tempo sugerido: 15 minutos.
Orientação: Organize a turma em grupos de, no máximo, 4 alunos. Diante da sala, estarão as coleções de tampinhas organizadas dentro de uma caixa, ou saquinho, como você preferir (terá um saquinho ou uma caixa para cada grupo). Cada grupo escolherá uma coleção. Cada coleção terá a mesma quantidade (20 tampinhas), porém, com cores diferentes. As tampinhas poderão ser vermelhas, laranjas ou verdes, que são, geralmente, cores de tampinhas existentes nos refrigerantes. Você poderá optar por outras cores, se achar melhor. Não fale aos alunos que todos têm a mesma quantidade, pois chegarão nessa reflexão durante a discussão de soluções. No primeiro momento, solicite aos grupos que realizem a contagem de cada cor de tampinhas da coleção que escolheram. E, depois, da coleção inteira (coleção inteira do grupo = 20 tampinhas). Para isso, os alunos poderão realizar registros para a socialização.
Enquanto os grupos realizam a contagem, circule pela sala observando as estratégias utilizadas pelos grupos na realização da contagem. É importante que você passe em cada grupo e peça que contem à você como estão realizando a contagem. Se for necessário, intervenha, solicitando que refaçam a estratégia para justificar tal resultado. Você deverá estar atento se todos os alunos do grupo estão envolvidos na atividade, e se estão compreendendo o que está acontecendo. Se alguém do grupo não estiver envolvido, direcione esta criança para a atividade, propondo-lhe um desafio. Por exemplo, solicite que conte o que está acontecendo no grupo, ou ainda, que faça a contagem das cores de cada tampinha.
Propósito: Contar a quantidade de tampinhas de cada cor da coleção escolhida.
Materiais Complementares:
Discussão da solução
Tempo sugerido: 10 minutos.
Orientação: Socialize com toda a turma as resoluções feitas pelos alunos. Chame um integrante de cada grupo para explicar como fizeram e, se for possível, registre no quadro a estratégia utilizada para que toda a turma visualize. Esse registro no quadro é importante para que todos saibam que podem existir diversas formas de se chegar a um resultado, nesse caso, outras formas de contagem. As crianças deverão perceber que todos os grupos têm a mesma quantidade.
Propósito: Conhecer as estratégias utilizadas pelos colegas na resolução da atividade.
Discuta com a turma:
- Grupo 1, qual a cor de tampinhas que tem mais? E que tem menos? Por que? Quantas tampinhas tem na sua coleção?
- Qual foi a estratégia utilizada para contar?
Encerramento
Tempo sugerido: 10 minutos
Orientação: Pergunte aos alunos: “O que fizemos na aula de hoje?”. A partir dessa pergunta, escute a resposta dos alunos, um por grupo e, em seguida, escolha uma resposta e escreva no quadro para que os alunos registrem no caderno a aprendizagem do dia. Caso a turma não consiga realizar registros no caderno, você poderá fazê-lo em um cartaz para deixar exposto na sala.
Propósito: Registrar a aprendizagem da aula do dia.
Raio X
Tempo sugerido: 8 minutos.
Orientações: Apresente a nova situação ao alunos e solicite que realizem a atividade proposta conforme descrito no slide. Essa atividade será impressa e após o término, o professor deverá pedir para cada aluno justificar o por que circulou determinada coleção. É importante que o professor anote as respostas dos alunos para identificar se houve avanços na aprendizagem.
Como as duas coleções estão posicionadas da mesma forma, o aluno poderá considerar a coleção de tesouras como sendo a maior pelo tamanho do objeto. Porém, deverão contar os objetos para se certificarem que a coleção de lápis é maior por ter dois lápis a mais que a coleção de tesouras.
Propósito: Auxiliar os alunos a perceber que todas as estratégias de resolução de problemas são válidas e o mais importante é elaborar uma estratégia consistente e conseguir justificá-la matematicamente.
Discuta com a turma:
- Depois de tudo o que vimos nesta aula, existem diferentes formas de resolver um problema?
- Os desafios que vocês comentaram realmente aparecem quando vamos resolver um problema?
- Qual seria a forma mais prática de resolver esse problema?
Materiais Complementares: