9627
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Plano de aula - Justificando Quantidades

POR: Simone de Oliveira da Silva 16/07/2018
Código: MAT1_01NUM02

1º ano / Matemática / Números

Plano de aula alinhado à BNCC:

(EF01MA01) Utilizar números naturais como indicador de quantidade ou de ordem em diferentes situações cotidianas e reconhecer situações em que os números não indicam contagem nem ordem, mas sim código de identificação.

Plano de aula de Matemática com atividades para 1º ano do Fundamental sobre

 

Objetivo select-down

Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor: Simone de Oliveira da Silva

Mentor: Maria Lydia Mello

Especialista de área: Luciana Tenuta

Habilidade da BNCC

(EF01MA03) Estimar e comparar quantidades de objetos de dois conjuntos (em torno de 20 elementos), por estimativa e/ou por correspondência (um a um, dois a dois) para indicar “tem mais”, “tem menos” ou “tem a mesma quantidade”.

Objetivos específicos

  • Reforçar conhecimentos dos alunos sobre leitura e registro de quantidades;
  • Realizar a contagem dos objetos da coleção, comparando e apontando a coleção que tem mais, ou menos, objetos;
  • Refletir sobre as estratégias encontradas para a resolução da atividade;
  • Sistematizar as aprendizagens adquiridas nesta aula;
  • Avaliar o aluno buscando saber se houve aprendizagem.

Conceito-chave

Justificar números e contagem

Recursos necessários

  • Tampinhas;
  • Papel ou caderno;
  • Lápis e borracha;
  • Projetor.



Conhecimentos que a turma deve dominar

  • Saber contar até 20;
  • Diferenciar algarismos de outros símbolos.

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientação: Projete ou leia o objetivo para a turma.

Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.

Retomada select-down

Tempo sugerido: 7 minutos.

Orientação: Retome com os alunos a contagem de objetos. Porém, você deverá expor para os alunos que na aula de hoje, além de contar, eles terão que justificar como que chegaram aos resultados dessa contagem.

Propósito: Informar o que será estudado na aula.

Discuta com a turma:

  • O que é contar?
  • Como podemos contar?

Atividade Principal select-down

Tempo sugerido: 15 minutos.

Orientação: Organize a turma em grupos de, no máximo, 4 alunos. Diante da sala, estarão as coleções de tampinhas organizadas dentro de uma caixa, ou saquinho, como você preferir (terá um saquinho ou uma caixa para cada grupo). Cada grupo escolherá uma coleção. Cada coleção terá a mesma quantidade (20 tampinhas), porém, com cores diferentes. As tampinhas poderão ser vermelhas, laranjas ou verdes, que são, geralmente, cores de tampinhas existentes nos refrigerantes. Você poderá optar por outras cores, se achar melhor. Não fale aos alunos que todos têm a mesma quantidade, pois chegarão nessa reflexão durante a discussão de soluções. No primeiro momento, solicite aos grupos que realizem a contagem de cada cor de tampinhas da coleção que escolheram. E, depois, da coleção inteira (coleção inteira do grupo = 20 tampinhas). Para isso, os alunos poderão realizar registros para a socialização.

Enquanto os grupos realizam a contagem, circule pela sala observando as estratégias utilizadas pelos grupos na realização da contagem. É importante que você passe em cada grupo e peça que contem à você como estão realizando a contagem. Se for necessário, intervenha, solicitando que refaçam a estratégia para justificar tal resultado. Você deverá estar atento se todos os alunos do grupo estão envolvidos na atividade, e se estão compreendendo o que está acontecendo. Se alguém do grupo não estiver envolvido, direcione esta criança para a atividade, propondo-lhe um desafio. Por exemplo, solicite que conte o que está acontecendo no grupo, ou ainda, que faça a contagem das cores de cada tampinha.

Propósito: Contar a quantidade de tampinhas de cada cor da coleção escolhida.

Materiais Complementares:

Resolução da Atividade Principal

Guia de intervenção

Discussão da solução select-down

Tempo sugerido: 10 minutos.

Orientação: Socialize com toda a turma as resoluções feitas pelos alunos. Chame um integrante de cada grupo para explicar como fizeram e, se for possível, registre no quadro a estratégia utilizada para que toda a turma visualize. Esse registro no quadro é importante para que todos saibam que podem existir diversas formas de se chegar a um resultado, nesse caso, outras formas de contagem. As crianças deverão perceber que todos os grupos têm a mesma quantidade.

Propósito: Conhecer as estratégias utilizadas pelos colegas na resolução da atividade.

Discuta com a turma:

  • Grupo 1, qual a cor de tampinhas que tem mais? E que tem menos? Por que? Quantas tampinhas tem na sua coleção?
  • Qual foi a estratégia utilizada para contar?

Encerramento select-down

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientação: Pergunte aos alunos: “O que fizemos na aula de hoje?”. A partir dessa pergunta, escute a resposta dos alunos, um por grupo e, em seguida, escolha uma resposta e escreva no quadro para que os alunos registrem no caderno a aprendizagem do dia. Caso a turma não consiga realizar registros no caderno, você poderá fazê-lo em um cartaz para deixar exposto na sala.

Propósito: Registrar a aprendizagem da aula do dia.

Raio X select-down

Tempo sugerido: 8 minutos.

Orientações: Apresente a nova situação ao alunos e solicite que realizem a atividade proposta conforme descrito no slide. Essa atividade será impressa e após o término, o professor deverá pedir para cada aluno justificar o por que circulou determinada coleção. É importante que o professor anote as respostas dos alunos para identificar se houve avanços na aprendizagem.

Como as duas coleções estão posicionadas da mesma forma, o aluno poderá considerar a coleção de tesouras como sendo a maior pelo tamanho do objeto. Porém, deverão contar os objetos para se certificarem que a coleção de lápis é maior por ter dois lápis a mais que a coleção de tesouras.

Propósito: Auxiliar os alunos a perceber que todas as estratégias de resolução de problemas são válidas e o mais importante é elaborar uma estratégia consistente e conseguir justificá-la matematicamente.
Discuta com a turma:

  • Depois de tudo o que vimos nesta aula, existem diferentes formas de resolver um problema?
  • Os desafios que vocês comentaram realmente aparecem quando vamos resolver um problema?
  • Qual seria a forma mais prática de resolver esse problema?

Materiais Complementares:

Raio X

Resolução do Raio X

Atividade complementar

Resolução da Atividade Complementar

Resumo da aula

download Baixar plano

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientação: Projete ou leia o objetivo para a turma.

Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.


Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor: Simone de Oliveira da Silva

Mentor: Maria Lydia Mello

Especialista de área: Luciana Tenuta

Habilidade da BNCC

(EF01MA03) Estimar e comparar quantidades de objetos de dois conjuntos (em torno de 20 elementos), por estimativa e/ou por correspondência (um a um, dois a dois) para indicar “tem mais”, “tem menos” ou “tem a mesma quantidade”.

Objetivos específicos

  • Reforçar conhecimentos dos alunos sobre leitura e registro de quantidades;
  • Realizar a contagem dos objetos da coleção, comparando e apontando a coleção que tem mais, ou menos, objetos;
  • Refletir sobre as estratégias encontradas para a resolução da atividade;
  • Sistematizar as aprendizagens adquiridas nesta aula;
  • Avaliar o aluno buscando saber se houve aprendizagem.

Conceito-chave

Justificar números e contagem

Recursos necessários

  • Tampinhas;
  • Papel ou caderno;
  • Lápis e borracha;
  • Projetor.



Conhecimentos que a turma deve dominar

  • Saber contar até 20;
  • Diferenciar algarismos de outros símbolos.

Tempo sugerido: 7 minutos.

Orientação: Retome com os alunos a contagem de objetos. Porém, você deverá expor para os alunos que na aula de hoje, além de contar, eles terão que justificar como que chegaram aos resultados dessa contagem.

Propósito: Informar o que será estudado na aula.

Discuta com a turma:

  • O que é contar?
  • Como podemos contar?

Tempo sugerido: 15 minutos.

Orientação: Organize a turma em grupos de, no máximo, 4 alunos. Diante da sala, estarão as coleções de tampinhas organizadas dentro de uma caixa, ou saquinho, como você preferir (terá um saquinho ou uma caixa para cada grupo). Cada grupo escolherá uma coleção. Cada coleção terá a mesma quantidade (20 tampinhas), porém, com cores diferentes. As tampinhas poderão ser vermelhas, laranjas ou verdes, que são, geralmente, cores de tampinhas existentes nos refrigerantes. Você poderá optar por outras cores, se achar melhor. Não fale aos alunos que todos têm a mesma quantidade, pois chegarão nessa reflexão durante a discussão de soluções. No primeiro momento, solicite aos grupos que realizem a contagem de cada cor de tampinhas da coleção que escolheram. E, depois, da coleção inteira (coleção inteira do grupo = 20 tampinhas). Para isso, os alunos poderão realizar registros para a socialização.

Enquanto os grupos realizam a contagem, circule pela sala observando as estratégias utilizadas pelos grupos na realização da contagem. É importante que você passe em cada grupo e peça que contem à você como estão realizando a contagem. Se for necessário, intervenha, solicitando que refaçam a estratégia para justificar tal resultado. Você deverá estar atento se todos os alunos do grupo estão envolvidos na atividade, e se estão compreendendo o que está acontecendo. Se alguém do grupo não estiver envolvido, direcione esta criança para a atividade, propondo-lhe um desafio. Por exemplo, solicite que conte o que está acontecendo no grupo, ou ainda, que faça a contagem das cores de cada tampinha.

Propósito: Contar a quantidade de tampinhas de cada cor da coleção escolhida.

Materiais Complementares:

Resolução da Atividade Principal

Guia de intervenção

Tempo sugerido: 10 minutos.

Orientação: Socialize com toda a turma as resoluções feitas pelos alunos. Chame um integrante de cada grupo para explicar como fizeram e, se for possível, registre no quadro a estratégia utilizada para que toda a turma visualize. Esse registro no quadro é importante para que todos saibam que podem existir diversas formas de se chegar a um resultado, nesse caso, outras formas de contagem. As crianças deverão perceber que todos os grupos têm a mesma quantidade.

Propósito: Conhecer as estratégias utilizadas pelos colegas na resolução da atividade.

Discuta com a turma:

  • Grupo 1, qual a cor de tampinhas que tem mais? E que tem menos? Por que? Quantas tampinhas tem na sua coleção?
  • Qual foi a estratégia utilizada para contar?

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientação: Pergunte aos alunos: “O que fizemos na aula de hoje?”. A partir dessa pergunta, escute a resposta dos alunos, um por grupo e, em seguida, escolha uma resposta e escreva no quadro para que os alunos registrem no caderno a aprendizagem do dia. Caso a turma não consiga realizar registros no caderno, você poderá fazê-lo em um cartaz para deixar exposto na sala.

Propósito: Registrar a aprendizagem da aula do dia.

Tempo sugerido: 8 minutos.

Orientações: Apresente a nova situação ao alunos e solicite que realizem a atividade proposta conforme descrito no slide. Essa atividade será impressa e após o término, o professor deverá pedir para cada aluno justificar o por que circulou determinada coleção. É importante que o professor anote as respostas dos alunos para identificar se houve avanços na aprendizagem.

Como as duas coleções estão posicionadas da mesma forma, o aluno poderá considerar a coleção de tesouras como sendo a maior pelo tamanho do objeto. Porém, deverão contar os objetos para se certificarem que a coleção de lápis é maior por ter dois lápis a mais que a coleção de tesouras.

Propósito: Auxiliar os alunos a perceber que todas as estratégias de resolução de problemas são válidas e o mais importante é elaborar uma estratégia consistente e conseguir justificá-la matematicamente.
Discuta com a turma:

  • Depois de tudo o que vimos nesta aula, existem diferentes formas de resolver um problema?
  • Os desafios que vocês comentaram realmente aparecem quando vamos resolver um problema?
  • Qual seria a forma mais prática de resolver esse problema?

Materiais Complementares:

Raio X

Resolução do Raio X

Atividade complementar

Resolução da Atividade Complementar

Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor: Simone de Oliveira da Silva

Mentor: Maria Lydia Mello

Especialista de área: Luciana Tenuta

Habilidade da BNCC

(EF01MA03) Estimar e comparar quantidades de objetos de dois conjuntos (em torno de 20 elementos), por estimativa e/ou por correspondência (um a um, dois a dois) para indicar “tem mais”, “tem menos” ou “tem a mesma quantidade”.

Objetivos específicos

  • Reforçar conhecimentos dos alunos sobre leitura e registro de quantidades;
  • Realizar a contagem dos objetos da coleção, comparando e apontando a coleção que tem mais, ou menos, objetos;
  • Refletir sobre as estratégias encontradas para a resolução da atividade;
  • Sistematizar as aprendizagens adquiridas nesta aula;
  • Avaliar o aluno buscando saber se houve aprendizagem.

Conceito-chave

Justificar números e contagem

Recursos necessários

  • Tampinhas;
  • Papel ou caderno;
  • Lápis e borracha;
  • Projetor.



Conhecimentos que a turma deve dominar

  • Saber contar até 20;
  • Diferenciar algarismos de outros símbolos.

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

OUTRAS AULAS DESSA UNIDADE:

AULAS DESSA DISCIPLINA:

AULAS RELACIONADAS:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Resolução de Problemas em Matemática com Esforço Produtivo

Neste curso, Kátia Smole ensina como estimular o raciocínio matemático dos alunos, por meio de sugestões de atividade, textos com dicas e a realização de uma prática de sala de aula.

Ver mais detalhes