9451
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Plano de aula - Ajudando no Mercado

Plano de aula de matemática com atividades para 1 do Fundamental sobre utilizar cédulas e moedas em situações do cotidiano, combinando grandezas na representação de valores.

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Michele Cristina Alves Bento

ESTE É UM CONTEÚDO PARA O SAEB Ver Mais >
 

Objetivo select-down

Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor: Michele Cristina Alves Bento

Mentor: Reginaldo de  O. Venâncio

Especialista de área: Fernando Barnabé



Habilidade da BNCC

(EF01MA19) Reconhecer e relacionar valores de moedas e cédulas do Sistema monetário brasileiro para resolver situações simples do cotidiano do estudante.

Objetivos específicos

Utilizar cédulas e moedas em situações do cotidiano, combinando grandezas na representação de valores.

Conceito-chave

Cédulas e moedas que compõem o Sistema Monetário Nacional.

Recursos necessários

  • Folha de papel A4 branca;
  • Atividades impressas em folhas, coladas no caderno ou não;
  • Canetinhas;
  • Montes de cédulas e moedas imitações das verdadeiras (existem materiais para recorte, geralmente nos anexos de livros didáticos consumíveis e que poderão ser previamente recortados e guardados, individualmente em envelopes, para serem utilizados em diversas aulas sobre o Sistema Monetário Brasileiro). É interessante que as moedas que representam os centavos também estejam disponíveis no envelope do aluno. As imitações das cédulas e moedas devem estar em quantidade dobrada ou triplicada, para melhor manuseio e maior possibilidade de representações;
  • Quadro numérico da centena;
  • Panfletos de mercado, ou ficha impressa, com exemplo;
  • Bloco de anotações.

Conhecimentos que a turma deve dominar

  • Ideias em construção acerca do Sistema de Numeração Decimal: números, quantificação, sequência crescente e decrescente, contagem de um em um, de dois em dois, de cinco em cinco, de dez em dez etc.
  • Ideias acerca do Campo Aditivo: quantos a mais, quantos a menos, noção de acrescentar.
  • Ideias sobre composição numérica, crescente, decrescente.

Tempo sugerido: 1 minuto

Orientação: Projete ou leia o objetivo para a turma.

Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.

Aquecimento select-down

Tempo sugerido: 7 minutos

Orientações: Resgate com seus alunos sobre quais as cédulas e moedas presentes em nosso Sistema Monetário Nacional, e quais são as situações de nosso cotidiano em que utilizamos esses recursos. De forma bastante breve, instigue e estimule à participação dos alunos.

Propósito: Obter informações sobre o que os alunos já conhecem sobre o Sistema Monetário Nacional.

Discuta com a turma:

  • Quais as cédulas e moedas do nosso Sistema Monetário Nacional?
  • Em que situações de nosso cotidiano utilizamos esses elementos?
  • Como posso utilizar o “dinheiro” no meu dia-à-dia?
  • Você já participou de situações utilizando cédulas e moedas?
  • É correto pensar que as cédulas e moedas fazem parte da nossa vida?
  • Devemos saber utilizar as cédulas e moedas?

Atividade principal select-down

Tempo sugerido: 18 minutos

Orientação: A atividade poderá ser em duplas ou trios. Os grupos poderão pesquisar, listar, representar os valores utilizando as cópias de cédulas e moedas para chegar a uma solução.

Propósito: Imaginar uma situação de compra, pesquisar itens em panfleto de mercado, cujo limite de compra é R$ 20,00.

Materiais complementares:

Atividade Principal

Resolução da Atividade Principal

Guia de intervenção

Painel de soluções select-down

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações: Organize, à partir de questionamentos produtivos, os resultados encontrados pelos grupos, solicitando que os componentes narrem sobre o percurso de escolha dos itens do panfleto.

Propósito: Apresentação das listas e exposição das escolhas e resultados obtidos pelos alunos.

Discuta com a turma:

  • Quem conseguiu escolher itens com o total do limite para compra?
  • Quem conseguiu formar a lista de compras e ter valores sobrando?
  • Algum grupo conseguiu formar uma lista que ultrapassou o valor limite?
  • Quais foram os critérios de escolhas dos grupos para escolher os produtos?
  • Quem formou listas com valores menores?
  • Quem utilizou valores maiores?
  • Qual a maior dificuldade nesta atividade?

Sistematização do conceito select-down

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientação: Retome as ideias da aula, elencando os principais pontos de forma breve e pontual.

Propósito: Retomada dos principais pontos da aula.

Encerramento select-down

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientação: Encerre a atividade retomando com os alunos sobre a importância de pensar os valores e representá-los, combinando cédulas e moedas de moedas em situações de nosso dia a dia. Retome a importância da compra responsável, daquilo que realmente necessitamos e que comprar o que não é útil gera gastos desnecessários.

Propósito: Fechamento da ideia trabalhada na aula.

Raio x select-down

Tempo sugerido: 8 minutos

Orientações: Leia a comanda em voz alta para todos os alunos, garanta que todos prestem atenção. Oriente que os alunos deverão utilizar as cópias das moedas do envelope de dinheirinho, que cada um tem para representar os valores. Circule para verificar como os alunos estão realizando seus apontamentos e se necessário resgate ideias com perguntas produtivas. O Raio X é um momento para você avaliar se todos os estudantes conseguiram avançar no conteúdo proposto, então procure identificar e anotar os comentários de cada um. No final, reserve um tempo para um debate coletivo registrando as soluções na lousa. Você pode fazer o download desta atividade para imprimir para os seus alunos aqui.

Propósito: Verificação sobre a utilização e reconhecimento das moedas e cédulas, construindo valores e estabelecendo relações do Campo Aditivo.

Discuta com a turma:

  • Uma pizza custa mais que uma bala?
  • É possível que Cauê economize um bom valor?

Materiais complementares

Raio X

Resolução do Raio X

Atividade complementar

Resolução da Atividade Complementar

Resumo da aula

download Baixar plano

Tempo sugerido: 1 minuto

Orientação: Projete ou leia o objetivo para a turma.

Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.


Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor: Michele Cristina Alves Bento

Mentor: Reginaldo de  O. Venâncio

Especialista de área: Fernando Barnabé



Habilidade da BNCC

(EF01MA19) Reconhecer e relacionar valores de moedas e cédulas do Sistema monetário brasileiro para resolver situações simples do cotidiano do estudante.

Objetivos específicos

Utilizar cédulas e moedas em situações do cotidiano, combinando grandezas na representação de valores.

Conceito-chave

Cédulas e moedas que compõem o Sistema Monetário Nacional.

Recursos necessários

  • Folha de papel A4 branca;
  • Atividades impressas em folhas, coladas no caderno ou não;
  • Canetinhas;
  • Montes de cédulas e moedas imitações das verdadeiras (existem materiais para recorte, geralmente nos anexos de livros didáticos consumíveis e que poderão ser previamente recortados e guardados, individualmente em envelopes, para serem utilizados em diversas aulas sobre o Sistema Monetário Brasileiro). É interessante que as moedas que representam os centavos também estejam disponíveis no envelope do aluno. As imitações das cédulas e moedas devem estar em quantidade dobrada ou triplicada, para melhor manuseio e maior possibilidade de representações;
  • Quadro numérico da centena;
  • Panfletos de mercado, ou ficha impressa, com exemplo;
  • Bloco de anotações.

Conhecimentos que a turma deve dominar

  • Ideias em construção acerca do Sistema de Numeração Decimal: números, quantificação, sequência crescente e decrescente, contagem de um em um, de dois em dois, de cinco em cinco, de dez em dez etc.
  • Ideias acerca do Campo Aditivo: quantos a mais, quantos a menos, noção de acrescentar.
  • Ideias sobre composição numérica, crescente, decrescente.

Tempo sugerido: 7 minutos

Orientações: Resgate com seus alunos sobre quais as cédulas e moedas presentes em nosso Sistema Monetário Nacional, e quais são as situações de nosso cotidiano em que utilizamos esses recursos. De forma bastante breve, instigue e estimule à participação dos alunos.

Propósito: Obter informações sobre o que os alunos já conhecem sobre o Sistema Monetário Nacional.

Discuta com a turma:

  • Quais as cédulas e moedas do nosso Sistema Monetário Nacional?
  • Em que situações de nosso cotidiano utilizamos esses elementos?
  • Como posso utilizar o “dinheiro” no meu dia-à-dia?
  • Você já participou de situações utilizando cédulas e moedas?
  • É correto pensar que as cédulas e moedas fazem parte da nossa vida?
  • Devemos saber utilizar as cédulas e moedas?

Tempo sugerido: 18 minutos

Orientação: A atividade poderá ser em duplas ou trios. Os grupos poderão pesquisar, listar, representar os valores utilizando as cópias de cédulas e moedas para chegar a uma solução.

Propósito: Imaginar uma situação de compra, pesquisar itens em panfleto de mercado, cujo limite de compra é R$ 20,00.

Materiais complementares:

Atividade Principal

Resolução da Atividade Principal

Guia de intervenção

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações: Organize, à partir de questionamentos produtivos, os resultados encontrados pelos grupos, solicitando que os componentes narrem sobre o percurso de escolha dos itens do panfleto.

Propósito: Apresentação das listas e exposição das escolhas e resultados obtidos pelos alunos.

Discuta com a turma:

  • Quem conseguiu escolher itens com o total do limite para compra?
  • Quem conseguiu formar a lista de compras e ter valores sobrando?
  • Algum grupo conseguiu formar uma lista que ultrapassou o valor limite?
  • Quais foram os critérios de escolhas dos grupos para escolher os produtos?
  • Quem formou listas com valores menores?
  • Quem utilizou valores maiores?
  • Qual a maior dificuldade nesta atividade?

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientação: Retome as ideias da aula, elencando os principais pontos de forma breve e pontual.

Propósito: Retomada dos principais pontos da aula.

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientação: Encerre a atividade retomando com os alunos sobre a importância de pensar os valores e representá-los, combinando cédulas e moedas de moedas em situações de nosso dia a dia. Retome a importância da compra responsável, daquilo que realmente necessitamos e que comprar o que não é útil gera gastos desnecessários.

Propósito: Fechamento da ideia trabalhada na aula.

Tempo sugerido: 8 minutos

Orientações: Leia a comanda em voz alta para todos os alunos, garanta que todos prestem atenção. Oriente que os alunos deverão utilizar as cópias das moedas do envelope de dinheirinho, que cada um tem para representar os valores. Circule para verificar como os alunos estão realizando seus apontamentos e se necessário resgate ideias com perguntas produtivas. O Raio X é um momento para você avaliar se todos os estudantes conseguiram avançar no conteúdo proposto, então procure identificar e anotar os comentários de cada um. No final, reserve um tempo para um debate coletivo registrando as soluções na lousa. Você pode fazer o download desta atividade para imprimir para os seus alunos aqui.

Propósito: Verificação sobre a utilização e reconhecimento das moedas e cédulas, construindo valores e estabelecendo relações do Campo Aditivo.

Discuta com a turma:

  • Uma pizza custa mais que uma bala?
  • É possível que Cauê economize um bom valor?

Materiais complementares

Raio X

Resolução do Raio X

Atividade complementar

Resolução da Atividade Complementar

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Grandezas e Medidas do 1º ano :

Com o plano de aula sobre grandezas e medidas, os estudantes aprendem medidas de comprimentos, massa, tempo e capacidade com unidades não padronizadas e conhecem o sistema monetário brasileiro.

MAIS AULAS DE Matemática do 1º ano:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Resolução de Problemas em Matemática com Esforço Produtivo

Neste curso, Kátia Smole ensina como estimular o raciocínio matemático dos alunos, por meio de sugestões de atividade, textos com dicas e a realização de uma prática de sala de aula.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Matemática

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano