Sugestão de adaptação para ensino remoto
Ferramentas sugeridas
Essenciais:
- Videochamadas: Zoom ou Hangouts.
- Envio de mensagens e documentos: e-mail, Whatsapp ou Google Classroom.
- Documentos colaborativos google: Apresentações ou Docs.
- Gravação de aulas: Loom ou Google meet.
- Mural virtual: Padlet.
Contexto e questão disparadora
Faça uma conferência com a turma ou grave a introdução desta aula explicando que vocês trabalharão aspectos relativos à transformação de materiais e alimentos. Se você aplicou a aula 1 dessa sequência, isso não se fará necessário.
Contextualize a história ocorrida com Lucas e os pães. Apresente, por conferência ou gravação, a questão disparadora.
Provoque a turma! Pergunte se uma situação como essa já aconteceu nas casas deles. Questione sobre o lugar onde foram deixados os pães.
Peça para que conversem com as famílias e exponham o problema levantado na aula.
Provoque os alunos, para que tragam algumas respostas na próxima aula, ou solicite que as registrem e enviem via e-mail para você.
Mão na massa
Retome as discussões da aula anterior, por videoconferência, e ouça as hipóteses dos alunos. É muito provável que, ao conversarem com as famílias, eles tragam ideias sobre a ação da umidade no pão.
Explique que a atividade a ser desenvolvida demandará tempo e registro sistemático.
Siga os passos indicado no mão na massa e provoque-os, para o desenvolvimento do experimento. Divida a turma em 2 grupos. Oriente os alunos sobre quem deve umedecer o pão e quem não deve.
Envie um comunicado online, via e-mail ou mensagem de Whatsapp, às famílias, pedindo para que acompanhem esse experimento.
Crie um Padlet para a divulgação do experimento e auxilie os alunos para o uso dessa ferramenta. Utilize o padlet por colunas e divida-o em duas partes:
Coluna 1 - Pão umedecido.
Coluna 2 - Pão seco.
Oriente as crianças a registrarem, por meio de fotos, como estão os pães, e postarem os registros no Padlet. Você pode seguir as orientações da aula ou alternar os dias. Diga que quem não conseguir fotografar pode registrar as impressões escritas.
Sistematização
Faça uma videoconferência e convide as crianças a partilharem o que descobriram. Projete o Padlet e peça aos grupos que façam as conclusões sobre como a umidade pode interferir na manutenção dos alimentos.
Convite às famílias
As famílias serão convidadas a orientarem as crianças na atividade de mão na massa, ajudando a selecionarem os pães e guardá-los no lugar mais adequado. Também poderão auxiliar nas fotografias.