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Plano de aula > Ciências > 4º ano > Matéria e Energia

Plano de aula - Transformações de materiais do dia a dia

Plano de Aula de ciências com atividades para 4º Ano do EF sobre transformações de materiais do dia a dia

Plano 02 de 10 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Fabiane de Sant'Ana Leite

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Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Nesta aula, serão abordados aspectos que fazem parte de uma das habilidades de Ciências. Você perceberá que a habilidade não será tratada em sua totalidade, mas ao longo de 10 aulas. Esta pode ser considerada sua aula inicial sobre a temática e pode ser considerada como uma atividade diagnóstica para identificar as concepções dos alunos sobre o tema, e preparatória para a compreensão de termos que serão utilizados em aulas posteriores. Para saber um pouco mais sobre essa aula, consulte o site: http://chc.cienciahoje.uol.com.br/do-pao-estragado-a-farmacia/

Materiais necessários para a aula: Pães de fôrma, água, dois recipientes para colocação dos pães, uma lente de aumento e dois sacos plásticos ou papel filme para envolver os pães dentro dos recipientes.

Título da aula select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações: Leia o título para a turma. Comente que nesta aula eles farão uma experimentação muito interessante em grupos. Seja breve na apresentação do tema para os alunos, assim não antecipará as etapas de sua aula.

Contexto select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos

Orientações: Leia a situação problema para os alunos, de forma que desperte a curiosidade sobre o que aconteceu com os pães. Pergunte aos alunos:

  • O que vocês imaginam que aconteceu com os pães?
  • Por que isso aconteceu? Quais as causas?
  • Vocês já viram isso acontecer nas casas de vocês?

Permita que seus alunos se expressem, de forma a contribuir com experiências já vividas por eles. Aproveite para comentar sobre a atividade que irão realizar: “Hoje faremos uma atividade para descobrir as mudanças que podem acontecer em alguns materiais, como os alimentos, em especial, os pães.”

Questão disparadora select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos

Orientações: Projete o slide ou escreva a questão disparadora no quadro para ser retomada no final da aula. Aproveite o momento para mencionar sobre as atividades práticas na aulas de Ciências, a importância da experimentação científica e algumas regrinhas que precisam ser estabelecidas para que as atividades sejam realizadas com total atenção e empenho dos alunos. Faça perguntas referentes ao tema, como por exemplo:

  • O que podemos fazer para ter certeza do que aconteceu aos pães?
  • É possível descobrir, aqui em nossa sala? Como?

Você fará um experimento de controle, ou seja, um teste feito sob condições controladas e previamente estabelecidas por você. Como resultado desse experimento, você verá mudanças que ocorrerão somente em um dos materiais selecionados, nesse caso, apenas um ou poucos fatores são alterados, enquanto outros são mantidos constantes. Converse com seu grupo sobre como é importante utilizar os mesmos pães, com a mesma data de validade, acomodá-los da mesma forma, nos mesmos recipientes, mudando o critério de acrescentarmos água, que será fundamental para o resultado final do nosso experimento.

Mão na massa select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos

Orientações: Oriente e questione as crianças sobre algumas possibilidades para resolução destas questões. Crie um ambiente de discussão e reflexão sobre as perguntas do slide. É importante que seus alunos tenham a oportunidade de debater e usar a criatividade para desvendar a situação problema. Peça para que os alunos exponham suas ideias para a turma. Elogie e incentive cada descoberta e sugestão de seus alunos. É possível que eles respondam que, para resolver estas questões, é preciso fazer algum tipo de experimento. Apresente, então, o próximo slide com o experimento proposto para este tema.

Mão na massa select-down

Slide Plano Aula

Orientações: Divida a turma em dois grupos para realizarem o experimento. Pegue pelo menos duas fatias do pão de fôrma e entregue ao primeiro grupo. Os alunos deverão umedecer os pães com algumas gotas de água e, em seguida, guardá-los em um recipiente fechado, a água não deverá encher todo o recipiente. Cubra o recipiente com uma sacola plástica ou plástico filme e guarde-o longe do sol, de preferência dentro do armário ou num cantinho na sala. Utilize um pequeno regador para molhar um pouco os pães se perceber que a umidade está baixa. Molhe-o uma vez ao dia. Lembre-se sempre que a quantidade de água deve ser pequena para não encharcar os pães. Utilizando uma lente de aumento, observe as mudanças colocando os pães sobre um pedaço de papel. O bolor deve, rapidamente, aparecer e possuir um cheiro forte. Esse procedimento deve durar de uma a duas semanas, portanto, as próximas etapas acontecerão no tempo determinado por você. Entregue ao segundo grupo mais duas fatias de pão. Estes ficarão guardados, mas não serão umedecidos. Fure o saquinho que envolverá o recipiente em que estão os pães e deixe no mesmo local dos outros pães. Neste caso, espera-se que os pães do segundo grupo fiquem em perfeito estado, ou sejam pouco modificados.

Materiais Necessários:

  • Pães de forma
  • Água
  • Dois recipientes
  • Lente de Aumento
  • Saco de Plástico ou plástico filme

Sistematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 17 minutos

Orientações: Crie com a turma um cartaz no mural, ou mesmo uma tabela ilustrativa, usando além dos registros escritos, desenhos para ilustrar o processo de transformação dos pães. Solicite aos alunos que preencham a tabela durante os dias de execução do experimento, possibilitando a eles, comparar o aparecimento e evolução do bolor em um dos pães. Faça perguntas do tipo:

  • O que ocorreu com o pão que foi molhado?
  • Por que isso ocorreu? O que houve com o pão seco?
  • O local, o armazenamento e a umidade podem interferir no processo de conservação dos pães?

Dessa forma, eles poderão chegar à conclusão que a umidade é a causadora deste processo que acontece naturalmente. A cada dia, estabelecido por você, os grupos observarão o experimento e registrarão suas observações. Importante: não abra o recipiente, ou deixe alguém comer o pão. Jogue-o fora da maneira correta após terminar o experimento.

Sistematização select-down

Slide Plano Aula

Orientações: Finalize a aula e, após a conclusão do experimento, explique as etapas da transformação do pão pela umidade, utilizando o registro final na tabela. Mencione que esse tipo de transformação com o pão ocorre de forma natural, porém, para fazer o experimento acontecer de maneira mais rápida, estimulamos todo o processo utilizando água para manter o pão sempre úmido. Explique que a umidade é um processo que acelera a transformação dos alimentos. Com a experiência concluída, mostre o pão mofado aos alunos e a tabela com as observações. Promova uma comparação entre o pão preservado e o mofado, mostrando que a umidade é um fator importante para a ação de fungos e bactérias decompositoras que promovem a transformação do pão. Você poderá mencionar, caso este conteúdo esteja alinhado ao seu planejamento, algumas curiosidades relacionadas a esse tipo de transformação. Dessa forma poderá enriquecer ainda mais sua aula. Algumas curiosidades:

  • Alguns tipos de mofos são fungos danosos à saúde humana, como é o caso do bolor de pão e de outros alimentos, pois eles estragam e apodrecem.
  • Ao comer um alimento (pão, fruta, legume, etc) é sempre importante verificar se o mesmo não se encontra embolorado.
  • Em caso afirmativo, o certo é jogar o alimento no lixo.

Resumo da aula

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Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Nesta aula, serão abordados aspectos que fazem parte de uma das habilidades de Ciências. Você perceberá que a habilidade não será tratada em sua totalidade, mas ao longo de 10 aulas. Esta pode ser considerada sua aula inicial sobre a temática e pode ser considerada como uma atividade diagnóstica para identificar as concepções dos alunos sobre o tema, e preparatória para a compreensão de termos que serão utilizados em aulas posteriores. Para saber um pouco mais sobre essa aula, consulte o site: http://chc.cienciahoje.uol.com.br/do-pao-estragado-a-farmacia/

Materiais necessários para a aula: Pães de fôrma, água, dois recipientes para colocação dos pães, uma lente de aumento e dois sacos plásticos ou papel filme para envolver os pães dentro dos recipientes.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações: Leia o título para a turma. Comente que nesta aula eles farão uma experimentação muito interessante em grupos. Seja breve na apresentação do tema para os alunos, assim não antecipará as etapas de sua aula.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos

Orientações: Leia a situação problema para os alunos, de forma que desperte a curiosidade sobre o que aconteceu com os pães. Pergunte aos alunos:

  • O que vocês imaginam que aconteceu com os pães?
  • Por que isso aconteceu? Quais as causas?
  • Vocês já viram isso acontecer nas casas de vocês?

Permita que seus alunos se expressem, de forma a contribuir com experiências já vividas por eles. Aproveite para comentar sobre a atividade que irão realizar: “Hoje faremos uma atividade para descobrir as mudanças que podem acontecer em alguns materiais, como os alimentos, em especial, os pães.”

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos

Orientações: Projete o slide ou escreva a questão disparadora no quadro para ser retomada no final da aula. Aproveite o momento para mencionar sobre as atividades práticas na aulas de Ciências, a importância da experimentação científica e algumas regrinhas que precisam ser estabelecidas para que as atividades sejam realizadas com total atenção e empenho dos alunos. Faça perguntas referentes ao tema, como por exemplo:

  • O que podemos fazer para ter certeza do que aconteceu aos pães?
  • É possível descobrir, aqui em nossa sala? Como?

Você fará um experimento de controle, ou seja, um teste feito sob condições controladas e previamente estabelecidas por você. Como resultado desse experimento, você verá mudanças que ocorrerão somente em um dos materiais selecionados, nesse caso, apenas um ou poucos fatores são alterados, enquanto outros são mantidos constantes. Converse com seu grupo sobre como é importante utilizar os mesmos pães, com a mesma data de validade, acomodá-los da mesma forma, nos mesmos recipientes, mudando o critério de acrescentarmos água, que será fundamental para o resultado final do nosso experimento.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos

Orientações: Oriente e questione as crianças sobre algumas possibilidades para resolução destas questões. Crie um ambiente de discussão e reflexão sobre as perguntas do slide. É importante que seus alunos tenham a oportunidade de debater e usar a criatividade para desvendar a situação problema. Peça para que os alunos exponham suas ideias para a turma. Elogie e incentive cada descoberta e sugestão de seus alunos. É possível que eles respondam que, para resolver estas questões, é preciso fazer algum tipo de experimento. Apresente, então, o próximo slide com o experimento proposto para este tema.

Slide Plano Aula

Orientações: Divida a turma em dois grupos para realizarem o experimento. Pegue pelo menos duas fatias do pão de fôrma e entregue ao primeiro grupo. Os alunos deverão umedecer os pães com algumas gotas de água e, em seguida, guardá-los em um recipiente fechado, a água não deverá encher todo o recipiente. Cubra o recipiente com uma sacola plástica ou plástico filme e guarde-o longe do sol, de preferência dentro do armário ou num cantinho na sala. Utilize um pequeno regador para molhar um pouco os pães se perceber que a umidade está baixa. Molhe-o uma vez ao dia. Lembre-se sempre que a quantidade de água deve ser pequena para não encharcar os pães. Utilizando uma lente de aumento, observe as mudanças colocando os pães sobre um pedaço de papel. O bolor deve, rapidamente, aparecer e possuir um cheiro forte. Esse procedimento deve durar de uma a duas semanas, portanto, as próximas etapas acontecerão no tempo determinado por você. Entregue ao segundo grupo mais duas fatias de pão. Estes ficarão guardados, mas não serão umedecidos. Fure o saquinho que envolverá o recipiente em que estão os pães e deixe no mesmo local dos outros pães. Neste caso, espera-se que os pães do segundo grupo fiquem em perfeito estado, ou sejam pouco modificados.

Materiais Necessários:

  • Pães de forma
  • Água
  • Dois recipientes
  • Lente de Aumento
  • Saco de Plástico ou plástico filme

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Tempo sugerido: 17 minutos

Orientações: Crie com a turma um cartaz no mural, ou mesmo uma tabela ilustrativa, usando além dos registros escritos, desenhos para ilustrar o processo de transformação dos pães. Solicite aos alunos que preencham a tabela durante os dias de execução do experimento, possibilitando a eles, comparar o aparecimento e evolução do bolor em um dos pães. Faça perguntas do tipo:

  • O que ocorreu com o pão que foi molhado?
  • Por que isso ocorreu? O que houve com o pão seco?
  • O local, o armazenamento e a umidade podem interferir no processo de conservação dos pães?

Dessa forma, eles poderão chegar à conclusão que a umidade é a causadora deste processo que acontece naturalmente. A cada dia, estabelecido por você, os grupos observarão o experimento e registrarão suas observações. Importante: não abra o recipiente, ou deixe alguém comer o pão. Jogue-o fora da maneira correta após terminar o experimento.

Slide Plano Aula

Orientações: Finalize a aula e, após a conclusão do experimento, explique as etapas da transformação do pão pela umidade, utilizando o registro final na tabela. Mencione que esse tipo de transformação com o pão ocorre de forma natural, porém, para fazer o experimento acontecer de maneira mais rápida, estimulamos todo o processo utilizando água para manter o pão sempre úmido. Explique que a umidade é um processo que acelera a transformação dos alimentos. Com a experiência concluída, mostre o pão mofado aos alunos e a tabela com as observações. Promova uma comparação entre o pão preservado e o mofado, mostrando que a umidade é um fator importante para a ação de fungos e bactérias decompositoras que promovem a transformação do pão. Você poderá mencionar, caso este conteúdo esteja alinhado ao seu planejamento, algumas curiosidades relacionadas a esse tipo de transformação. Dessa forma poderá enriquecer ainda mais sua aula. Algumas curiosidades:

  • Alguns tipos de mofos são fungos danosos à saúde humana, como é o caso do bolor de pão e de outros alimentos, pois eles estragam e apodrecem.
  • Ao comer um alimento (pão, fruta, legume, etc) é sempre importante verificar se o mesmo não se encontra embolorado.
  • Em caso afirmativo, o certo é jogar o alimento no lixo.

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