Sobre este plano
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: Nesta aula serão abordados aspectos que fazem parte de uma das habilidades de Ciências. Você perceberá que a habilidade não será tratada em sua totalidade, nesta aula, mas ao longo de 10 aulas. Esta pode ser considerada sua aula inicial sobre a temática e pode ser considerada como uma atividade diagnóstica para identificar as concepções dos alunos sobre o tema e preparatória para a compreensão de termos que serão utilizados em aulas posteriores.
Para saber um pouco mais sobre essa aula, consulte o site: https://super.abril.com.br/saude/assim-e-assado/
Materiais necessários para a aula: Cozinha com fogão, duas panelas com água, 2 ou mais cenouras, ovos e/ou outros materiais que podem apresentar aspecto diferenciado após o aquecimento. A ideia é que os alunos analisem o estado inicial dos materiais e percebam que sua características mudam após seu aquecimento. Caso a escola não possua cozinha, serão usadas as cenouras e ovos já cozidos (trazidos de casa).
Título da aula
Tempo sugerido: 2 minutos
Orientações: Leia o título para a turma. Comente que nesta aula os alunos farão uma experimentação muito interessante, em grupos. Seja breve na apresentação do tema para os alunos, assim não antecipará as etapas de sua aula.
Contexto
Tempo sugerido: 7 minutos
Orientações: Faça e leitura da situação problema de forma que desperte a curiosidade dos alunos, levantando possíveis hipóteses sobre o que aconteceu com as cenouras. Escreva as hipóteses mencionadas pelos alunos no quadro, para que, ao final da aula, as ideias sejam retomadas e comparadas com o resultado da experimentação.
Pergunte aos alunos:
Por que será que as cenouras estavam diferentes?
Será que a aparência delas é a mesma?
E o gosto?
Na sequência, comente sobre a atividade que irão realizar: Hoje vocês farão um experimento para verificar mudanças que ocorrem em materiais do nosso dia a dia, como os alimentos, por exemplo.
Questão disparadora
Tempo sugerido: 3 minutos
Orientações: Permita que seus alunos busquem ideias, numa verdadeira “tempestade”, que possa ajudar a solucionar o enigma das cenouras. Mencione que uma maneira simples e eficaz para a descoberta do mistério é a “experimentação” e diga a eles que farão um experimento para verificar o que ocorreu com as cenouras e também o que pode ocorrer com outros alimentos.
Faça perguntas do tipo:
Como faremos para descobrir?
Que tipo de experiência poderia ser feita?
O que vocês acham que faremos agora?
Mão na massa
Tempo sugerido: 25 minutos
Material necessário: Cozinha com fogão, duas panelas, duas ou mais cenouras e ovos (dependendo do número de alunos que se pretende demonstrar). Caso seja possível em sua escola, proponha também o derretimento do chocolate. Para isso será necessário ter outras panelas para fazer o banho maria.
Importante: Caso você não tenha acesso à cozinha, ou a um fogão, traga de casa um grupo de cenouras já cozidas e outro grupo de cenouras cruas, outro grupo com ovos cozidos e outro com ovos crus e explique aos alunos o processo pelo qual os alimentos passaram. É interessante que os próprios alunos façam uma distinção desses grupos, observando as características.
Orientações: Leve os alunos, em grupos de 4 ou 5 integrantes, até a cozinha da escola e proponha a atividade do cozimento das cenouras e dos ovos. Se for possível, faça o derretimento do chocolate. Antes do cozimento/derretimento, permita que os alunos manuseiem os alimentos, para que percebam a textura, a dureza, a cor etc. Quebre um ovo e peça para que os alunos verifiquem suas características enquanto cru.
Solicite aos estudantes que encham duas panelas com água e coloquem as cenouras e os ovos igualmente. Acenda o fogo de uma das panelas e deixe a outra sem aquecer. Permita que os alunos vejam o processo de aquecimento e de cozimento das cenouras e dos ovos e verifiquem também aqueles alimentos que ficaram em repouso na água fria.
Enquanto espera o cozimento, faça questionamentos sobre o tema abordado, por exemplo:
O que acontece com a água ao ser submetida ao fogo?
O que vai acontecer com os alimentos aquecidos?
O que acontecerá com o outro grupo de cenouras e ovos que não estão sendo aquecidos?
Será que todos os alimentos se comportam da mesma forma no aquecimento?
Qual será a diferença do resultado do aquecimento dos ovos e das cenouras?
Após os minutos previstos para o cozimento e para o resfriamento dos alimentos, retire as cenouras e os ovos de cada uma das panelas. Coloque os cozidos num recipiente (identifique-os como “Grupo A”) e os crus em outro (identifique-os como "Grupo B”). Peça aos alunos que experimentem, quando possível, os dois grupos.
Mão na massa
Tempo sugerido:
Orientações: Proponha um momento para que os grupos manuseiem, provem e façam comentários sobre as cenouras e os ovos cozidos. Quebre os ovos crus, para que percebam as diferenças
Faça alguns questionamentos:
As cenouras mudaram? Como?
O que mudou com as cenouras que receberam o calor do fogo?
O que mudou nos ovos?
Qual a diferença entre estes dois grupos?
O que provocou a transformação no primeiro grupo?
O que aconteceu com os alimentos do grupo B?
As mudanças foram as mesmas?
Caso tenha derretido o chocolate, explore a mudança ocorrida no alimento e compare-a com os demais.
Eles se comportam da mesma forma quando são aquecidos?
Após os questionamentos, em grupos, peça aos alunos que registrem suas observações na tabela.
Questione e oriente os alunos que ainda apresentam dúvidas.
SISTEMATIZAÇÃO
Tempo sugerido: 13 minutos.
Orientações: Envolva os alunos em uma discussão coletiva e solicite aos grupos que apresentem as impressões sobre os alimentos, de modo que cada grupo possa compartilhar suas próprias observações. Oriente sobre quaisquer dúvidas que possam surgir. É importante que os alunos percebam que ocorreram mudanças significativas nos alimentos quando eles passaram pelo processo de aquecimento e que nem todos apresentam-se da mesma forma após serem aquecidos.
Discuta com os alunos sobre as impressões coletadas no experimento vivenciado e, em seguida, registre as informações coletadas no quadro.
SISTEMATIZAÇÃO
Tempo sugerido:
Orientações: Finalize a aula com a leitura da conclusão. Projete o slide para que os alunos façam o registro, caso não seja possível, faça uma cópia ou escreva-o no quadro e solicite aos alunos que registrem o texto.
Espera-se, ao final da aula, que os alunos concluam que as transformações ocorreram porque os alimentos foram submetidos ao calor do fogo, pelo cozimento e/ou aquecimento (chocolate). E que percebam que alguns alimentos podem mudar sua forma, no caso do chocolate. Logo, assim como outros materiais, os alimentos também podem ser transformados.