11937
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Ciências > 3º ano > Vida e Evolução

Plano de aula - Critérios para classificar objetos

Plano de Aula de ciências com atividades para 3º Ano do EF sobre critérios para classificar objetos

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Marluci Turquiai Goulart

Sugestão de adaptação para ensino remoto

Ferramentas sugeridas

Essenciais:
- Videochamadas: Zoom ou Google meet.
- Envio de mensagens e documentos: e-mail, Whatsapp ou Google Classroom.
- Apresentações Google para projeção.
- Apresentações Google como documento colaborativo.

Optativas:
- Museu virtual: (disponível aqui).

Contexto e questão disparadora

Apresente o contexto da aula através de uma videochamada pelo Zoom ou Google meet, e siga as orientações presentes no slide 3 para questionar os alunos. Faça uma apresentação de slides e partilhe sua tela, mostrando a imagem com os livros desordenados para ilustrar o contexto à turma e instigá-la a partilhar sugestões de organização. Projete a questão disparadora em seguida, e peça para a turma se preparar para resolvê-la. Como sugerido no slide 4, conteste os alunos quando for o caso, e deixe claro o significado da palavra “critério” antes de projetar a questão disparadora.

Mão na massa

Em sua apresentação de slides, reserve um espaço com 10 a 15 imagens que contenham objetos distintos (use a sugestão de objetos presente no slide 5 ou adapte, se preferir). Explique aos alunos que eles deverão criar critérios de classificação para agrupar as imagens que estão projetadas. Envie para todos (use o Whatsapp, Classroom ou e-mail) a apresentação de slides, de forma que as crianças possam editar, preencher e encaminhar de volta o trabalho concluído. Organize a turma em grupos ou duplas para a realização do trabalho, e oriente-os a enviarem o material pronto antes do próximo encontro virtual da turma.

Sistematização

Faça uma videochamada e convide as crianças a partilharem os critérios que criaram. Disponibilize na tela os slides que você recebeu e incentive a discussão entre os grupos. Siga as orientações do slide 7 e faça um tour com a turma por um museu com visita virtual (Sugestão: Museu Nacional da UFRJ), para avaliar os critérios usados para organizar as coleções científicas, artísticas etc.

Convite às famílias

As famílias serão convidadas a ajudarem as crianças durante o “mão na massa”, auxiliando o envio da atividade em grupo e na organização do horário de encontro das crianças.

Sugestão Enviada Por: Aline Soares Silva


Código: CIE3_06V&E01

(EF03CI06) Comparar alguns animais e organizar grupos com base em características externas comuns (presença de penas, pelos, escamas, bico, garras, antenas, patas etc.).


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Vida e Evolução do 3º ano:

MAIS AULAS DE Ciências do 3º ano:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Ciências

Encontre planos de aula para outras disciplinas