11937
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias
Associação Nova Escola
Fale conosco

Assine

  • Nova Escola Box
  • Planos de Aula
  • Cursos
  • Notícias
  • BNCC na Prática
  • Bem-estar
  • Revista Digital
  • Gestão Escolar

Fale Conosco

Faltam para  

Plano de aula > Ciências > 3º ano > Vida e Evolução

Plano de aula - Critérios para classificar objetos

Plano de Aula de ciências com atividades para 3º Ano do EF sobre critérios para classificar objetos

Plano 01 de 10 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Marluci Turquiai Goulart

  • Atividade
  • Materiais e Atividades
  • Sobre o plano
 
1. Sobre este plano 2. Título da aula 3. Contexto 4. Questão disparadora 5. Mão na massa 6. Sistematização Materiais e Atividades
download Baixar plano

Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Esta aula não contempla em sua totalidade a habilidade prevista, porém servirá como apoio para as aulas subsequentes à temática: classificação dos seres vivos. Nesta aula, serão utilizados objetos conhecidos pelos alunos, como tampinhas ou botões, previamente organizados pelo professor (esses materiais devem ser solicitados pelo professor aos alunos uma aula antes da aplicação deste plano).

Materiais necessários para a aula: Objetos de diferentes formatos e cores, botões variados ou diferentes tipos de macarrão.

Título da aula select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações: Leia com os alunos o tema e comente que nesta aula vocês discutirão sobre a importância de se utilizar critérios de classificação em diferentes situações do cotidiano.

Contexto select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientações: Mostre a imagem aos alunos e proponha questionamentos como: você encontraria rapidamente um livro nessa estante? O que você faria para melhorar a organização dos livros? (espera-se que os alunos proponham organizar os livros por cor, por tamanho, pela primeira letra do título, etc.); Você já foi a uma biblioteca? Como os livros estão classificados? Durante a fala dos alunos, você deve ir anotando as respostas no quadro, elas serão retomadas no final desta aula.

Sugestão: Se na sua escola não houver recursos tecnológicos para projetar essa imagem, você pode imprimí-la ou recortar uma imagem semelhante retirada de um livro ou revista.

Questão disparadora select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientações: Questione seus alunos sobre as respostas dadas por eles para as questões anteriores e acrescente outras perguntas como: “Se os livros estivessem organizados por tamanho, seria fácil encontrar um título específico?”, “E se os livros estivessem organizados por cor?”, “Qual seria o melhor critério para organizar os livros nessa estante? Por quê?”.

Nesse momento da aula, pode ser que surjam dúvidas quanto ao significado da palavra “critério”, o sentido da palavra começa a ser construído no próximo slide, se os alunos perguntarem sobre o significado, anote no quadro e, ao final desta aula, retome com eles construindo coletivamente uma frase para melhor compreensão do sentido da palavra. Se ainda restarem dúvidas, pode ser feita uma atividade complementar com o uso do dicionário.

Tais questionamentos devem levar seus alunos a refletir sobre a importância da escolha do critério adequado. Lembre-se, classificar seguindo um critério não é apenas separar em grupos aleatórios. Complemente as discussões e questionamentos com situações presentes no dia a dia deles, como: “Você tem que organizar suas coisas em casa?”, “O que?”, “Como fazem isso?”, “Seu guarda-roupa tem algum critério de organização?”, “E suas gavetas?”.

Mão na massa select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos

Orientações: Antes do início da aula, prepare conjuntos de objetos, estes serão entregues às duplas de alunos. Você pode organizar esses conjuntos em sacos plásticos ou em pequenas caixas. Cada conjunto deve conter de 10 a 12 objetos variados, conforme sugestão. Assim, os alunos conseguirão organizá-los seguindo critérios como cor, tamanho, formato e material de fabricação. Ao montar os kits para classificação, tenha o cuidado de colocar 2 ou mais objetos com características semelhantes para que seja possível o agrupamento.

SUGESTÃO DE OBJETOS: tampinhas, botões, lápis, conchas, peças de lego, peças de quebra cabeça, macarrão, etc. (lembre-se de variar tamanho, forma, cor e outras características que permitam o agrupamento).

Nesse momento, os alunos devem ser separados em duplas e receberão os conjuntos de objetos disponibilizados pelo professor. Leia as orientações para os alunos e estipule um tempo máximo para a realização desta atividade (15 minutos). No decorrer da atividade, ande pela sala observando o trabalho dos alunos. Lembre-se: não dê sugestões de como organizar os itens.

Organização da prática: entregue os conjuntos de objetos aos alunos, peça a eles que observem bem as semelhanças e as diferenças e os organize em diferentes grupos, devem ser formados no mínimo 4 agrupamentos diferentes.

Mão na massa select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações: Faça esses questionamentos aos seus alunos, nesse momento é muito importante que você atue como mediador e organize os alunos para as discussões. Enquanto os alunos estão sugerindo as trocas, faça anotações no quadro e permita que façam as mudanças apontadas, se acharem necessário.

Para finalizar, pergunte aos alunos se as mudanças foram adequadas e se houve melhoria na relação entre os itens agrupados e os critérios de cada grupo.

É importante que todas as informações sejam anotadas para fechamento da aula.

Sugestão: pode ser que os alunos não saibam o significado da palavra coerente, faça uma rápida definição com eles com o auxílio do dicionário, se achar necessário.

Sistematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 13 minutos.

Orientações: Projete ou leia a pergunta “Qual a importância de utilizar critérios de classificação para os objetos”. Retome ao que os alunos haviam respondido no início da aula e solicite que complementem ou que refaçam as respostas que foram dadas a essa pergunta. A sugestão é que os alunos registrem a nova resposta no caderno, solicite que alguns apresentem suas conclusões e finalize a aula apresentando as informações contidas no texto deste slide.

Sugestão: O trabalho com essa temática pode ser complementado com a visita a uma biblioteca, preparando uma simples entrevista sobre como os livros estão classificados nesse ambiente. Essa ação pode enriquecer e fixar melhor o conceito de classificação por critérios. Se preferir, essa atividade complementar pode ser feita nas próprias residências dos alunos, observando e relatando os tipos de classificação que utilizamos em casa, como separação dos talheres por uso, separação de roupas por cor, separação de produtos de limpeza dos produtos alimentícios, entre outros aspectos significativos no dia a dia deles.

Resumo da aula

download Baixar plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Esta aula não contempla em sua totalidade a habilidade prevista, porém servirá como apoio para as aulas subsequentes à temática: classificação dos seres vivos. Nesta aula, serão utilizados objetos conhecidos pelos alunos, como tampinhas ou botões, previamente organizados pelo professor (esses materiais devem ser solicitados pelo professor aos alunos uma aula antes da aplicação deste plano).

Materiais necessários para a aula: Objetos de diferentes formatos e cores, botões variados ou diferentes tipos de macarrão.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações: Leia com os alunos o tema e comente que nesta aula vocês discutirão sobre a importância de se utilizar critérios de classificação em diferentes situações do cotidiano.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientações: Mostre a imagem aos alunos e proponha questionamentos como: você encontraria rapidamente um livro nessa estante? O que você faria para melhorar a organização dos livros? (espera-se que os alunos proponham organizar os livros por cor, por tamanho, pela primeira letra do título, etc.); Você já foi a uma biblioteca? Como os livros estão classificados? Durante a fala dos alunos, você deve ir anotando as respostas no quadro, elas serão retomadas no final desta aula.

Sugestão: Se na sua escola não houver recursos tecnológicos para projetar essa imagem, você pode imprimí-la ou recortar uma imagem semelhante retirada de um livro ou revista.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientações: Questione seus alunos sobre as respostas dadas por eles para as questões anteriores e acrescente outras perguntas como: “Se os livros estivessem organizados por tamanho, seria fácil encontrar um título específico?”, “E se os livros estivessem organizados por cor?”, “Qual seria o melhor critério para organizar os livros nessa estante? Por quê?”.

Nesse momento da aula, pode ser que surjam dúvidas quanto ao significado da palavra “critério”, o sentido da palavra começa a ser construído no próximo slide, se os alunos perguntarem sobre o significado, anote no quadro e, ao final desta aula, retome com eles construindo coletivamente uma frase para melhor compreensão do sentido da palavra. Se ainda restarem dúvidas, pode ser feita uma atividade complementar com o uso do dicionário.

Tais questionamentos devem levar seus alunos a refletir sobre a importância da escolha do critério adequado. Lembre-se, classificar seguindo um critério não é apenas separar em grupos aleatórios. Complemente as discussões e questionamentos com situações presentes no dia a dia deles, como: “Você tem que organizar suas coisas em casa?”, “O que?”, “Como fazem isso?”, “Seu guarda-roupa tem algum critério de organização?”, “E suas gavetas?”.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos

Orientações: Antes do início da aula, prepare conjuntos de objetos, estes serão entregues às duplas de alunos. Você pode organizar esses conjuntos em sacos plásticos ou em pequenas caixas. Cada conjunto deve conter de 10 a 12 objetos variados, conforme sugestão. Assim, os alunos conseguirão organizá-los seguindo critérios como cor, tamanho, formato e material de fabricação. Ao montar os kits para classificação, tenha o cuidado de colocar 2 ou mais objetos com características semelhantes para que seja possível o agrupamento.

SUGESTÃO DE OBJETOS: tampinhas, botões, lápis, conchas, peças de lego, peças de quebra cabeça, macarrão, etc. (lembre-se de variar tamanho, forma, cor e outras características que permitam o agrupamento).

Nesse momento, os alunos devem ser separados em duplas e receberão os conjuntos de objetos disponibilizados pelo professor. Leia as orientações para os alunos e estipule um tempo máximo para a realização desta atividade (15 minutos). No decorrer da atividade, ande pela sala observando o trabalho dos alunos. Lembre-se: não dê sugestões de como organizar os itens.

Organização da prática: entregue os conjuntos de objetos aos alunos, peça a eles que observem bem as semelhanças e as diferenças e os organize em diferentes grupos, devem ser formados no mínimo 4 agrupamentos diferentes.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações: Faça esses questionamentos aos seus alunos, nesse momento é muito importante que você atue como mediador e organize os alunos para as discussões. Enquanto os alunos estão sugerindo as trocas, faça anotações no quadro e permita que façam as mudanças apontadas, se acharem necessário.

Para finalizar, pergunte aos alunos se as mudanças foram adequadas e se houve melhoria na relação entre os itens agrupados e os critérios de cada grupo.

É importante que todas as informações sejam anotadas para fechamento da aula.

Sugestão: pode ser que os alunos não saibam o significado da palavra coerente, faça uma rápida definição com eles com o auxílio do dicionário, se achar necessário.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 13 minutos.

Orientações: Projete ou leia a pergunta “Qual a importância de utilizar critérios de classificação para os objetos”. Retome ao que os alunos haviam respondido no início da aula e solicite que complementem ou que refaçam as respostas que foram dadas a essa pergunta. A sugestão é que os alunos registrem a nova resposta no caderno, solicite que alguns apresentem suas conclusões e finalize a aula apresentando as informações contidas no texto deste slide.

Sugestão: O trabalho com essa temática pode ser complementado com a visita a uma biblioteca, preparando uma simples entrevista sobre como os livros estão classificados nesse ambiente. Essa ação pode enriquecer e fixar melhor o conceito de classificação por critérios. Se preferir, essa atividade complementar pode ser feita nas próprias residências dos alunos, observando e relatando os tipos de classificação que utilizamos em casa, como separação dos talheres por uso, separação de roupas por cor, separação de produtos de limpeza dos produtos alimentícios, entre outros aspectos significativos no dia a dia deles.

Slide Plano Aula

Sobre o plano select-down

Compartilhe este conteúdo:

facebook-color pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULA 02

Os animais e suas características

AULA 03

Classificação dos animais

AULA 04

Investigando um ambiente

AULA 05

Para o que serve o esqueleto?

AULA 06

Quem são os artrópodes?

AULA 07

Os insetos e seus diferentes aparelhos bucais

AULA 08

Os vertebrados e as suas adaptações

AULA 09

Como eram os seres do passado?

AULA 10

As características dos animais mamíferos

AULAS DE Vida e Evolução do 3º ano :

3º ano / Ciências / Vida e Evolução

Plano Aula Relacionado por Eixo Critérios para classificar objetos

3º ano / Ciências / Vida e Evolução

Plano Aula Relacionado por Eixo Classificação dos animais

3º ano / Ciências / Vida e Evolução

Plano Aula Relacionado por Eixo Bicho pra todo lado: conhecendo os animais da minha região

3º ano / Ciências / Vida e Evolução

Plano Aula Relacionado por Eixo As características dos animais

3º ano / Ciências / Vida e Evolução

Plano Aula Relacionado por Eixo Os animais e suas características

3º ano / Ciências / Vida e Evolução

Plano Aula Relacionado por Eixo Vamos sacudir o esqueleto? Conhecendo as formas de sustentar o corpo

3º ano / Ciências / Vida e Evolução

Plano Aula Relacionado por Eixo “A dona aranha subiu pela parede...”: A locomoção dos animais na superfície terrestre

3º ano / Ciências / Vida e Evolução

Plano Aula Relacionado por Eixo Investigando um ambiente

3º ano / Ciências / Vida e Evolução

Plano Aula Relacionado por Eixo Para o que serve o esqueleto?

3º ano / Ciências / Vida e Evolução

Plano Aula Relacionado por Eixo Pata aqui, pata acolá: como os animais se locomovem

3º ano / Ciências / Vida e Evolução

Plano Aula Relacionado por Eixo Quem são os artrópodes?

3º ano / Ciências / Vida e Evolução

Plano Aula Relacionado por Eixo É hora de comer: como se alimentam os animais?

3º ano / Ciências / Vida e Evolução

Plano Aula Relacionado por Eixo Como é coberto o corpo dos animais?

3º ano / Ciências / Vida e Evolução

Plano Aula Relacionado por Eixo As formas de reprodução dos animais

3º ano / Ciências / Vida e Evolução

Plano Aula Relacionado por Eixo Os insetos e seus diferentes aparelhos bucais

3º ano / Ciências / Vida e Evolução

Plano Aula Relacionado por Eixo Como eram os seres do passado?

3º ano / Ciências / Vida e Evolução

Plano Aula Relacionado por Eixo Etapas da Vida

3º ano / Ciências / Vida e Evolução

Plano Aula Relacionado por Eixo O ciclo de vida e a metamorfose

3º ano / Ciências / Vida e Evolução

Plano Aula Relacionado por Eixo Os vertebrados e as suas adaptações

3º ano / Ciências / Vida e Evolução

Plano Aula Relacionado por Eixo As características dos animais mamíferos

3º ano / Ciências / Vida e Evolução

Plano Aula Relacionado por Eixo Os tipos de ovos dos animais

3º ano / Ciências / Vida e Evolução

Plano Aula Relacionado por Eixo O tempo de gestação dos animais

3º ano / Ciências / Vida e Evolução

Plano Aula Relacionado por Eixo As etapas do desenvolvimento humano

3º ano / Ciências / Vida e Evolução

Plano Aula Relacionado por Eixo Formas de respiração dos animais

3º ano / Ciências / Vida e Evolução

Plano Aula Relacionado por Eixo De quem é esse filhote? Quais formas os animais assumem ao se desenvolver

MAIS AULAS DE Ciências do 3º ano:

3º ano / Ciências / Matéria e Energia

Fatores que atrapalham a propagação do som

3º ano / Ciências / Matéria e Energia

O som em diferentes materiais

3º ano / Ciências / Matéria e Energia

Meios de Propagação

3º ano / Ciências / Matéria e Energia

Conceituando poluição

3º ano / Ciências / Matéria e Energia

Poluição Sonora

3º ano / Ciências / Vida e Evolução

Critérios para classificar objetos

3º ano / Ciências / Matéria e Energia

Reflexão da luz

3º ano / Ciências / Matéria e Energia

Poluição visual e ambientes visualmente saudáveis

3º ano / Ciências / Vida e Evolução

Classificação dos animais

3º ano / Ciências / Terra e Universo

O solo na agricultura e na pecuária

3º ano / Ciências / Matéria e Energia

Feixe de luz

3º ano / Ciências / Vida e Evolução

Bicho pra todo lado: conhecendo os animais da minha região

3º ano / Ciências / Vida e Evolução

As características dos animais

3º ano / Ciências / Vida e Evolução

Os animais e suas características

3º ano / Ciências / Terra e Universo

Do que é formado o solo

3º ano / Ciências / Terra e Universo

Componentes que tornam um solo mais adequado para o plantio

3º ano / Ciências / Matéria e Energia

Orquestrando o som - O som nos instrumentos musicais

3º ano / Ciências / Matéria e Energia

Refração da luz

3º ano / Ciências / Matéria e Energia

Poluição sonora e saúde

3º ano / Ciências / Vida e Evolução

Vamos sacudir o esqueleto? Conhecendo as formas de sustentar o corpo

3º ano / Ciências / Vida e Evolução

“A dona aranha subiu pela parede...”: A locomoção dos animais na superfície terrestre

3º ano / Ciências / Vida e Evolução

Investigando um ambiente

3º ano / Ciências / Vida e Evolução

Para o que serve o esqueleto?

3º ano / Ciências / Terra e Universo

Materiais extraídos do solo

3º ano / Ciências / Terra e Universo

O solo na construção de moradias

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF03CI06 da BNCC

3º ano / Ciências / Vida e Evolução

Critérios para classificar objetos

2º ano / Ciências / Vida e Evolução

Animais aquáticos

3º ano / Ciências / Vida e Evolução

Classificação dos animais

3º ano / Ciências / Vida e Evolução

Os animais e suas características

2º ano / Ciências / Vida e Evolução

O Mundo Animal nas Alturas: Animais Voadores

3º ano / Ciências / Vida e Evolução

Investigando um ambiente

3º ano / Ciências / Vida e Evolução

Para o que serve o esqueleto?

3º ano / Ciências / Vida e Evolução

Quem são os artrópodes?

3º ano / Ciências / Vida e Evolução

Os insetos e seus diferentes aparelhos bucais

3º ano / Ciências / Vida e Evolução

Como eram os seres do passado?

3º ano / Ciências / Vida e Evolução

Os vertebrados e as suas adaptações

3º ano / Ciências / Vida e Evolução

As características dos animais mamíferos

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Ciências

Ciências 1º ANO Ciências 2º ANO Ciências 3º ANO Ciências 4º ANO Ciências 5º ANO Ciências 6º ANO Ciências 7º ANO Ciências 8º ANO Ciências 9º ANO

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Educação Infantil Matemática Língua Portuguesa Ciências História Geografia Inglês
Baixar plano
Associação Nova Escola
Fale Conosco

    Produtos

  • Nova Escola Box
  • Planos de Aula
  • Cursos Online
  • Bem-estar
  • Notícias
  • Revista Digital
  • Gestão Escolar
  • BNCC na prática
  • Vagas e Oportunidades
  • Formação

    Institucional

  • Fale Conosco
  • Quem Somos
  • Seja Parceiro
  • Trabalhe Conosco
  • Termos de uso

Newsletter

Quero receber novidades!

Redes Sociais

  • Facebook Nova Escola Twitter Nova Escola Instagram Nova Escola Linkedin Nova Escola Youtube Nova Escola

Associação Nova Escola © 2019 - Todos os direitos reservados.

Mantenedora

Fundação Lemann