Sugestão de adaptação para ensino remoto
Ferramentas sugeridas
Essenciais:
- Videochamadas: Zoom ou Hangouts.
- Envio de mensagens e documentos: e-mail, Whatsapp ou Google Classroom.
- Documentos colaborativos google: Apresentações.
- Ferramenta de vídeo: Youtube.
- Questionário Google forms.
Optativas:
- Envio de mensagens e documentos: Telegram.
Contexto e questão disparadora
Envie, via e-mail, classroom ou Whatsapp, um documento com algumas orientações para seu grupo.
Assista ao desenho da aula (disponível aqui). Responda a pergunta do contexto pelo Google formulários. Para dinamizar, você pode fechar os itens do questionário, assim, terá gráficos para apresentar aos alunos.
Na sequência, apresente a questão disparadora e peça para que os alunos tragam algumas respostas para aula síncrona.
Mão na massa
Oriente previamente o grupo e peça para eles providenciarem um número de contato de celular. Envie uma lista com todos os contatos em uma ordem e diga para seguirem essa ordem.
Faça uma videochamada, por Loom ou Hangouts, com o grupo e explique que eles farão um experimento para responder a questão disparadora, mas, para que dê certo, precisam colaborar muito.
Provoque-os com as questões do slide 5 e explique o experimento. Comece a brincadeira passando uma pequena mensagem de áudio, pode ser via Whatsapp, para um dos alunos. Diga que ele deve repassá-la conforme a ordem da lista que você enviou.
Voltem a chamada e discutam qual foi o resultado. Repita as outras rodadas exemplificando a altura do som. Diga que as crianças precisam enviar os áudios aos colegas, gravados próximos a um rádio ou TV. Marque cerca de 5 minutos para que cada tarefa seja cumprida e voltem às discussões.
Sistematização
Ainda na videochamada, discuta as questões colocadas na “sistematização” e faça com que os alunos percebam como a poluição sonora pode ser prejudicial. Para sistematizar ainda mais, peça para que os alunos avaliem a atividade e o que aprenderam.
Convite às famílias
As famílias podem auxiliar as crianças na disponibilização da mensagem para os colegas e nas gravações com a altura do som externo.