11936
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Ciências > 3º ano > Matéria e Energia

Plano de aula - Poluição Sonora

Plano de Aula de Ciências com atividades para 3º Ano do EF sobre Poluição Sonora.

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Bruna Albieri Cruz da Silva

Sugestão de adaptação para ensino remoto

Ferramentas sugeridas

Essenciais:
- Videochamadas: Zoom ou Hangouts.
- Envio de mensagens e documentos: e-mail, Whatsapp ou Google Classroom.
- Documentos colaborativos google: Apresentações.
- Ferramenta de vídeo: Youtube.
- Questionário Google forms.

Optativas:
- Envio de mensagens e documentos: Telegram.

Contexto e questão disparadora

Envie, via e-mail, classroom ou Whatsapp, um documento com algumas orientações para seu grupo.

Assista ao desenho da aula (disponível aqui). Responda a pergunta do contexto pelo Google formulários. Para dinamizar, você pode fechar os itens do questionário, assim, terá gráficos para apresentar aos alunos.

Na sequência, apresente a questão disparadora e peça para que os alunos tragam algumas respostas para aula síncrona.

Mão na massa

Oriente previamente o grupo e peça para eles providenciarem um número de contato de celular. Envie uma lista com todos os contatos em uma ordem e diga para seguirem essa ordem.

Faça uma videochamada, por Loom ou Hangouts, com o grupo e explique que eles farão um experimento para responder a questão disparadora, mas, para que dê certo, precisam colaborar muito.

Provoque-os com as questões do slide 5 e explique o experimento. Comece a brincadeira passando uma pequena mensagem de áudio, pode ser via Whatsapp, para um dos alunos. Diga que ele deve repassá-la conforme a ordem da lista que você enviou.

Voltem a chamada e discutam qual foi o resultado. Repita as outras rodadas exemplificando a altura do som. Diga que as crianças precisam enviar os áudios aos colegas, gravados próximos a um rádio ou TV. Marque cerca de 5 minutos para que cada tarefa seja cumprida e voltem às discussões.

Sistematização

Ainda na videochamada, discuta as questões colocadas na “sistematização” e faça com que os alunos percebam como a poluição sonora pode ser prejudicial. Para sistematizar ainda mais, peça para que os alunos avaliem a atividade e o que aprenderam.

Convite às famílias

As famílias podem auxiliar as crianças na disponibilização da mensagem para os colegas e nas gravações com a altura do som externo.

Sugestão Enviada Por: Aline Soares Silva


Código: CIE3_03M&E02

(EF03CI03) Discutir hábitos necessários para a manutenção da saúde auditiva e visual considerando as condições do ambiente em termos de som e luz.


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Matéria e Energia do 3º ano:

MAIS AULAS DE Ciências do 3º ano:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Ciências

Encontre planos de aula para outras disciplinas