11932
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Ciências > 3º ano > Matéria e Energia

Plano de aula - Fatores que atrapalham a propagação do som

Plano de Aula de Ciências com atividades para 3º Ano do EF sobre Fatores que atrapalham a propagação do som

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Thais Teixeira da Costa Portes Brusdzenski

Sugestão de adaptação para ensino remoto

Ferramentas sugeridas
Essenciais:
- Videochamadas: Zoom ou Hangouts.
- Envio de mensagens e documentos: e-mail, WhatsApp ou Google Classroom.
- Documentos colaborativos Google: Docs.
- Gravação de aulas: Loom ou Google meet.

Optativos:
- Compartilhamento de vídeos: Flipgrid.

Contexto e questão disparadora
Grave o “contexto” da aula e envie para a turma o link de um vídeo por Whatsapp, Classroom ou e-mail. Peça ajuda a alguém para simular a situação do slide 3.

Ao final do vídeo, insira a questão disparadora.

Mão na massa
Contacte as famílias antes da aula, por e-mail ou Whatsapp, e envie uma lista com os materiais para execução do “mão na massa”. Sugira materiais que podem ser substituídos, de modo que todas as crianças possam participar.

Marque uma videochamada com a turma, por Zoom ou Hangouts, e explique como os “telefones” devem ser construídos. Faça um passo a passo com os alunos, criando o seu telefone.

Na sequência, projete um slide com o passo a passo do experimento, conforme slides 5 e 6. Faça uma apresentação de slides para essa parte da aula.

Explique aos alunos que agora eles farão o experimento com a ajuda de um familiar. Se possível, oriente-os a pedir a alguém para filmar e, em seguida, compartilhar com a turma pelo Flipgrid. Para isso, crie um código e partilhe com o grupo.

Finalize a chamada de vídeo e organize um tempo para execução da atividade.

Sistematização
Em outra videochamada, convide as crianças a partilharem o que descobriram, respondendo sobre o caminho do som e os obstáculos encontrados no experimento.

Volte às questões do slide 6 para verificar a aprendizagem dos alunos.

Compartilhe um documento colaborativo, via Google Docs, onde cada aluno deve preencher com as percepções sobre o caminho do som. Você pode fazer uma tabela e nela inserir algumas colunas que remetam às questões do slide 6.

Finalize a aula com as orientações do slide 8.

Convite às famílias
As famílias serão convidadas a orientarem as crianças na atividade de “mão na massa”. Deverão auxiliar na organização dos materiais, montagem dos telefones e experimentação.

Sugestão Enviada Por: Aline Soares Silva


Código: CIE3_01M&E01

(EF03CI01) Produzir diferentes sons a partir da vibração de variados objetos e identificar variáveis que influem nesse fenômeno.


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Matéria e Energia do 3º ano:

MAIS AULAS DE Ciências do 3º ano:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Ciências

Encontre planos de aula para outras disciplinas